|
... |
Programação de fechamento de período terá ainda apresentações nos cinco locais de funcionamento das atividades do projeto. Todas apresentações gratuitas são voltadas a familiares e a convidados dos participantes e à comunidade em geral
Ribeirão Preto/SP, 5 de novembro de 2024 - O Teatro Bassano Vaccarini da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) recebe no dia 14 de novembro (quinta-feira), a primeira apresentação que integra as festividades de encerramento do ano letivo do projeto Angá, iniciativa voltada a levar oficinas artísticas gratuitas à população em situação de vulnerabilidade social em Ribeirão Preto. O evento será às 19h30, com entrada gratuita e aberta à toda comunidade. Os espaços onde foram realizadas as oficinas do Angá ao longo do ano também receberão apresentações em novembro e dezembro (datas e horários em fase de definição).
Nesta segunda edição, iniciada em outubro de 2022 com término previsto para janeiro de 2025, o Angá envolveu mais de 100 participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, para oficinas de circo, artes cênicas, música e contação de história. As atividades foram realizadas no Centro Cultural CEU das Artes, no Jardim Florestan Fernandes; Centro Cultural Vila Tecnológica, no Jardim Alexandre Balbo; Centro Cultural Palace e Biblioteca Sinhá Junqueira, no Centro; e no Centro Cultural Campos Elíseos. De acordo com Bárbara Scatena, coordenadora do projeto, a oficina de circo foi a que registrou o maior número de participantes.
Para Bárbara, este momento de preparação para a apresentação do trabalho realizado ao longo do ano é o mais marcante para todos os envolvidos. “É nossa primeira apresentação oficial e os alunos estão muito animados e ansiosos para essa experiência”, comenta a coordenadora, destacando também a presença do projeto na 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), realizada no início de agosto. “Foi muito especial estarmos no estande da Prefeitura e colocarmos nossa proposta em contato direto com o público da feira”, afirma a coordenadora. As trocas entre os participantes e especialistas da área de Contação de Histórias são outros momentos emocionantes e potentes destacados por Bárbara na retrospectiva do projeto no decorrer deste ano.
Criado em 2019, o projeto Angá é centrado na valorização da arte e da cultura nas dimensões social e educativa, com a proposta de funcionar como agente de inclusão social para população de classes sociais menos favorecidas. Cada ciclo do programa tem duração de dois anos. “Definimos esse período para garantir melhor imersão dos participantes em cada linguagem e para privilegiarmos a manutenção do público no projeto por mais tempo”, explica Bárbara Scatena.
Perfil
Cada oficina do projeto Angá é definida a partir de um programa básico a ser cumprido. A Música - coordenada pelo professor Alex Fabiano Coelho -, é focada em percussão afrobrasileira, levando aos alunos um pouco da história, da cultura e da musicalidade dos ritmos de matriz africana. A Contação de Histórias - ministrada pela arte-educadora e contadora Monalisa Machado - busca desenvolver essa arte a partir da característica do brincar e do improviso. Nas aulas de Circo, os professores Daniella Brasileiro e Fábio Brasileiro ensinam técnicas básicas desta modalidade artística, como malabares e equilibrismo, entre outras. Em Artes Cênicas, o professor Leandro Doregon trabalha com desenvolvimento da expressividade em diferentes abordagens.
“Com a realização deste projeto oferecemos experiências artístico-culturais às crianças, adolescentes, jovens e adultos do nosso município e contribuímos com eles na construção de novas possibilidades individuais e coletivas por meio da arte”, ressalta Bárbara Scatena. O projeto Angá conta com produção executiva da Origem Produções e viabilização pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias do Governo do Estado de São Paulo), além de patrocínio da Rodonoves. Para mais informações: projetoanga@gmail.com.
Sobre a Origem Produções
Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.
Serviço: Apresentação de encerramento do ano letivo do projeto Angá
Data e horário: 14 de novembro (quinta-feira) | 19h30
Local: Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp) - avenida Costábile Romano, 2201
Acesso: gratuito