|
... |
Banca funciona ininterruptamente no Quarteirão Paulista, ponto turístico referenciado no interior do estado de São Paulo
Ribeirão Preto, 3 de outubro de 2024 - A Livraria Espírita Verdade e Luz, provavelmente a mais antiga com atividade ininterrupta em Ribeirão Preto, completou 65 anos neste dia 3 de outubro, data que também marca os 220 anos de Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) – codificador do Espiritismo. Difusora de obras e de eventos espíritas na cidade, a livraria está associada à trajetória da Flerp – Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto, ambas coordenadas pela USE Ribeirão Preto - órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.
A origem da livraria está associada à década de 50 e a Sebastião Martins de Moura, que ficou conhecido como o “Tiãozinho da Banca” e também como “Tiãozinho da Betânia” – já que foi um dos fundadores da Casas de Betânia (creche espírita localizada na Rua General Câmara, 830). Ele iniciou a venda dos livros com o intuito de propagar a doutrina espírita na cidade e, na ocasião, residia nos fundos do Centro Espírita Batuíra. “A partir de 1956, Sebastião ia pessoalmente buscar os livros na Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro. Como também era diretor do Sanatório Espírita Vicente de Paulo, vendia os livros nestas duas sociedades”, conta Mario Gonçalves, coordenador da Flerp e do Departamento do Livro da USE.
Segundo Mario, Sebastião teve conhecimento de que em Santos havia uma banca de livros espíritas, o que o inspirou a montar um ponto de vendas dos livros em praça pública na cidade. “Sebastião e outros diretores do Sanatório, com destaque para os senhores João Engrácia de Oliveira e Gil Vicente da Silva Parisi, foram motivados por esta ideia e deu certo. Eles conseguiram permissão do prefeito Costábile Romano para instalarem uma banca na Praça Carlos Gomes, que juntamente com a Praça XV formam coração da cidade”, destaca Gonçalves.
Com a autorização da Prefeitura em mãos, o grupo procurou pelo serralheiro e confrade Aldelmio Castaldelli, também diretor do Sanatório Espírita Vicente de Paulo, que foi responsável pela montagem da banca. Assim que a estrutura ficou pronta, a inauguração aconteceu em 3 de outubro de 1959 e, mais tarde, o espaço foi denominado como Livraria Espírita Verdade e Luz.
Em 1960, como a banca estava economicamente deficitária, a diretoria do Sanatório desvinculou-a de sua administração. “Na época, a União Municipal Espírita também não podia assumir a administração. Sendo assim, o companheiro Sebastião foi indicado, pelas duas entidades, para assumir o trabalho. Foi o que ele, corajosamente, fez”, relembra Gonçalves.
Além de Sebastião, a livraria recebeu apoio do casal José e Nair Cunha, diretores da Sociedade Espírita União e Caridade e de Theodoro José Papa, presidente da Unificação Kardecista, que na época encerrou as atividades de sua livraria, transferindo o estoque para a recém-banca criada. “Essa união de ideais em prol da divulgação da produção literária espírita consolidou o funcionamento da livraria. Outro apoio semelhante ocorreu por parte de Lidio Valada, que também transferiu o estoque de livros espíritas da Livraria Valada para a banca do livro”, narra Gonçalves.
Em 1988, Sebastião Martins de Moura transferiu a administração da banca para a UNIME – União Intermunicipal Espírita, atualmente USE – União das Sociedades Espíritas - Intermunicipal de Ribeirão Preto. Na época, o presidente do órgão de unificação era o colaborador da entidade, Abel dos Santos, que junto com os confrades que compunham a diretoria dinamizaram o movimento espírita, criando em 1986 o jornal Verdade e Luz e o programa de rádio Verdade e Luz, ambos ainda em plena atividade.
Outra personagem associada à história da livraria é Elídia de Jesus Rodrigues, que há 36 anos atua na banca, prestando atendimento ao público. A colaboradora recebe neste ano uma homenagem especial da direção da USE.
“A Livraria Verdade e Luz é muito mais que um ponto comercial. É um ponto de convergência do movimento espírita ribeirão-pretano. Se comparada a uma subestação de um sistema de energia elétrica, é um canal de distribuição do conhecimento espírita. É ainda um pronto socorro que há 65 anos atende, esclarece e consola mentes e corações que buscam a Boa Nova de Jesus, à luz dos princípios espíritas”, reflete Mario Gonçalves.
Ação promocional de aniversário
Em decorrência das comemorações de 65 anos da Livraria Espírita em Ribeirão Preto, acontece até o próximo sábado, 5 de outubro, uma promoção de todo acervo da livraria, com descontos de até 60%. A livraria, que atualmente é climatizada, funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h. O ponto comercial literário fica na Praça Carlos em frente à Rua General Osório, 658. WhatsApp para contatos: 16 92000 3870.