E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




7ª edição da Caravana da Criança acontece no DF em setembro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
foto de  Thiago Berinjela
foto de Thiago Berinjela

Projeto promove troca de saberes entre artistas do Coletivo Educação pela Arte e as comunidades escolares atendidas nesta temporada. Grupo promove espetáculo musical com apelo teatral e circense, oferecendo oficinas artísticas a estudantes da rede pública

Brasília (DF), 6 de setembro de 2024 – O Coletivo Educação pela Arte inicia a 7ª temporada da Caravana da Criança e fará, durante o mês de setembro, oito imersões em escolas do Distrito Federal. O projeto multidisciplinar tem como fio condutor a música integrada às artes cênicas, ao circo, contação de história, literatura de cordel, Mamulengo e traz uma novidade nesta edição: a dança. A Caravana faz estreia no próximo dia 12 de setembro (quinta-feira), na EC 22, Ceilândia. No dia 13, estará nas escolas EC10, Taguatinga e EC 05 Guará; EC Vila do Boa, São Sebastião (17/9); CED Gesner Teixeira Gam (18/9); Escola de Deficientes Visuais Plano Piloto e na EC Santa Helena - Sobradinho (19/9) e no dia 20 na EC 1 do Paranoá (ver programação completa no serviço abaixo).

Buscando revelar aos estudantes o conceito da arte plural, além de facetas e raízes da brasilidade, o projeto é direcionado a escolas públicas e a instituições culturais e educacionais. A cada edição, o grupo formado por arte-educadores desenvolve uma proposta que prioriza apresentações do espetáculo central atreladas à vivência prática por meio de oficinas: música (percussão), contação de história, literatura de cordel e dança. Bella Rocha, responsável pela oficina de dança, diz que a atividade com o corpo é sempre um convite muito poderoso para as pessoas se conhecerem melhor. “Entendo que a Caravana da Criança tem essa proposta de, através do nosso corpo, do nosso fazer - tocando, dançando, falando, conversando – desenvolvermos nosso potencial artístico. A dança chega para complementar o projeto com essa possibilidade de experienciar os movimentos e as expressões corporais”, explica.

Outro atrativo desta edição é o Mamulengo, fantoche típico do Nordeste brasileiro, manipulado pelo artista conhecido como O Desconhecido Davi, que utiliza personagens emblemáticos para dialogar com o imaginário das crianças, através do número Homem-Palco – uma caixa ambulante que é cenário para a magia do Teatro de Bonecos Popular. Durante o espetáculo, quatro bonecos entram em cena e chamam a atenção por serem personagens que se identificam com a realidade dos estudantes. “É a segunda vez que participo e, nesta edição, teremos uma inserção maior dos bonecos que darão o tom das brincadeiras de uma forma bem animada”, acrescenta.

Davi conta que as crianças que participam da Caravana da Criança expressam alegria e gratidão ao coletivo. “A gente sente uma nutrição no comportamento deles. Eu penso que essa é a palavra que resume o que sentem. Toda a escola entra um pouco neste ritmo, o que, na nossa percepção, traz uma mudança energética – tanto para as crianças como para os educadores”. O artista complementa que a Caravana vem cumprir um buraco que existe na sociedade em relação ao processo de desenvolvimento humano, “mas que vem diminuindo com o passar do tempo”, destaca.


Espetáculo interativo
A Caravana da Criança é direcionada a alunos na faixa etária de seis e 14 anos. Em todos os encontros, o ponto máximo do projeto é o espetáculo musical com apelo teatral e circense, sempre realizado após o término das oficinas, dando oportunidade para que os alunos e professores também sejam protagonistas da apresentação, num processo de interação com os artistas. “Levamos aos estudantes nossos conhecimentos sobre a cultura brasileira utilizando variados gêneros artísticos, mas buscamos estimular o lado criativo das crianças, para que essa experiência seja prazerosa e crie um registro emocional significativo, possibilitando transformações futuras em suas trajetórias individuais”, comenta o sociólogo e músico Nelson Latif, idealizador do projeto junto com o educador e músico Ismael Rattis.

Reflexão
O tema que permeia o roteiro do espetáculo desta edição é o uso das telas de smartphones na atualidade, o que na opinião dos artistas da trupe, rouba o tempo das crianças que, antes, era destinado para as brincadeiras de infância. “Estamos buscando problematizar a questão das telas, sem dar uma conotação negativa ao uso das tecnologias, mas fazendo uma reconexão crítica a partir deste novo comportamento infantil. Para isso, enfatizamos as brincadeiras e procuramos gerar uma reflexão sobre a importância do ato de brincar no desenvolvimento das crianças”, explica Ismael Rattis. Ele comenta ainda que as brincadeiras populares brasileiras também serão reforçadas nas oficinas. “Até o repertório do espetáculo está voltado para essa mesma temática, também chamada de brincadeiras de rua. E ao final da nossa apresentação, vamos convidar toda a escola para brincar com a gente”, destaca Rattis.

A Caravana da Criança, projeto do Coletivo Educação pela Arte, já atendeu a cerca de 20 mil estudantes em suas primeiras seis edições. A expectativa para essa nova temporada é interagir com aproximadamente 3 mil estudantes. O projeto conta com fomento da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Sobre os artistas do projeto

Bella Rocha
A artista atua em projetos corporativos, artísticos, educativos e culturais. Já transitou pelas esferas administrativas em saneamento, telefonia, mercado de energias renováveis e sustentabilidade/ESG. Hoje, trabalha de modo independente e com projetos simultâneos, com clientes destes mercados, produzindo eventos (espetáculos de dança, música, teatro, oficinas, treinamentos e dinâmicas).

Erika Mesquita
A acrobata e palhaça Erika Mesquita integra a Cia. Circo Rebote ao lado de Atawallpa Coello. Criada há 20 anos, a companhia reúne circo, teatro e espetáculos de rua, associados a pesquisas de variadas linguagens artísticas. O Circo Rebote participa de festivais em diversas cidades do Brasil e em outros países como Peru, México, Chile, Alemanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda e Porto Rico, Índia, Áustria e Peru, sempre conquistando grande êxito junto ao público.

Isabella Rovo
A artista atua com música, literatura de cordel, produção cultural e arte-educação, sempre atrelada a movimentos coletivos. É coordenadora do Ponto de Cultura COEPi e faz parte do Coletivo Educação Pela Arte e do Dandô - Circuito de Música Dércio Marques. É cantora e produtora dos grupos Camerata Caipira, Choro na Calçada e Zabumba de Chita, entre diversos projetos culturais.

Ismael Rattis
Formado em Música pela UnB (Universidade de Brasília), o músico e educador reúne experiências com a Funqquestra, Trem Caipira, Trio Baru e Carlinhos Veiga & Banda. Além das aulas no Instituto Batucada Organizada, Rattis ministra oficinas de percussão em projetos culturais variados como “Eu Faço Cultura”, “Caravana da Criança”, entre outros.

Nelson Latif
O violonista, cavaquinista e sociólogo, de São Paulo (capital), tem formação erudita e encontrou no Choro a sua principal referência. Representante da boa safra de músicos paulistanos da década de 1980, Latif possui formação musical em Jazz e Choro e atua nos principais palcos brasileiros e europeus. É também integrante do Trio Baru e da Camerata Caipira, além de diversos projetos que têm a arte-educação como base do seu trabalho.

O Desconhecido Davi
De Aracruz, Espírito Santo, Davi pesquisou a cultura popular por sete anos a bordo da Djanira, a casa móvel do coletivo OsViajero, percorrendo mais de 50mil km, 20 estados brasileiros e o Peru - com o seu irmão gêmeo, para juntos realizarem projetos sociais e apresentações artísticas nas ruas. Com a experiência itinerante, Davi escreveu três livros, criou jogos e, principalmente, concebeu o Homem-palco, estrutura ambulante que dá vida aos seus espetáculos de bonecos Brasil afora.

Sandro Alves
Unindo teoria e prática, Sandro Alves é percussionista e atua projetos no Brasil e no exterior e também com oficinas educativas de percussão. O músico integra o Trio Baru, é conhecido por trabalhar com ritmos tradicionais brasileiros e influências modernas. É pesquisador da cultura folclórica brasileira, o que fundamentou sua musicalidade nos instrumentos de percussão.

Victor Batista
De Belo Horizonte, o compositor, violeiro, cantor, pesquisador, produtor musical e contador de histórias, Victor Batista, é formado em Letras pela UNI-BH e em Canto Lírico pela UEMG. Trabalha com arte-educação, em especial na iniciação musical de crianças e jovens. Destaca-se por seus álbuns autorais: “Além da Serra do Curral” e “Manchete do Tico-Tico”.

Para saber mais sobre o Caravana da Criança, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=gUqS9stcKRY
http://www.instagram.com/educacao.pela.arte/
http://www.facebook.com/Coletivo-Educação-pela-Arte-248285562499346

Serviço
Evento: 7ª edição da Caravana da Criança | DF
Agenda
12/9
EC 22 CEILÂNDIA (Fundamental I) – turno vespertino
Endereço: Quadra EQNN 6/8, Ceilândia Sul Ceilândia, Brasília, DF | Telefone: 61 3901-6819.

13/9
EC 10 TAGUATINGA (Fundamental I) – turno matutino
Endereço: St. D Sul QSD 18 AE 23 - Taguatinga, Brasília – DF |
Telefone: (61) 3901-6781

EC 05 GUARÁ (Fundamental I) - turno vespertino
Endereço: Quadra QE 20 Área Especial, K, Guará 1, Brasília, DF | Telefone: 61 3901 3700.

17/9
EC Vila do Boa, São Sebastião (Fundamental I) – turno vespertino
Endereço: Vila do Boa sem Número São Sebastião - São Sebastião, Brasília – DF | Telefone: (61) 3901-7714

18/9
CED Gesner Teixeira GAMA (Fundamental II) – turno matutino
Endereço: Rua Das Dálias Lt 2 A 6 - Gama, DF | Telefone: (61) 3901-4564

19/9
Escola de Deficientes Visuais – Plano Piloto – turno matutino
Endereço: SGAS II Quadra 612 Sul - Asa Sul, Brasília – DF | Telefone: (61) 3901-7607

EC Santa Helena Sobradinho (Fundamental I) – turno vespertino
Endereço: Núcleo Rural Sobradinho I - Granja Sta Helena, Brasília – DF Telefone: (61) 3487-1492


20/9
EC 1 do Paranoá (Fundamental I) – turno matutino
Endereço: Q 26 Cj G Ae 01 - Paranoá, Brasília – DF | Telefone: (61) 3901-7762

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.