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Intitulado “Largando o vício do cover no interior”, episódio piloto exalta a riqueza da cena independente em todo Estado de São Paulo
Ribeirão Preto (SP), 12 de agosto de 2024 - “Por que estamos acostumados a ir sempre nos mesmos lugares e a ouvir sempre as mesmas músicas? De que forma podemos interromper esse ciclo vicioso e resgatar o interesse pelo novo e pelo inédito? Qual é a função da música autoral na vida do cidadão e como ela se comporta num mercado que exige tanto para o fazedor de arte?”. Essas são algumas questões levantadas no episódio de estreia do FestMAO Podcast, que foi transmitido de forma inédita pelo Spotify no dia 12 de agosto, às 12h.
Desenvolvido especialmente para a terceira edição do FestMAO, que acontece dos dias 16 a 19 de outubro de 2024, em Ribeirão Preto, o programa foi realizado pela Casa Grafite Comunicação & Cultura e propõe um debate para pensar soluções criativas sobre um mercado que fica cada vez mais independente do mainstream e da lógica fonográfica de ressarcimento dos artistas. Apresentado pelos fundadores da Casa Grafite, Gali Garófalo e Idris Bahia, o piloto apresenta um debate com os idealizadores do FestMAO, Allê Trajan (diretor artístico e curador) e Carol Capacle (produtora executiva).
“Enquanto a riqueza da cena autoral é tema principal deste episódio piloto, a discussão se aprofunda na aderência da música cover como parte de um comportamento resultante de um sistema que impõe condições e dificulta a cadeia produtiva de toda a indústria fonográfica da música independente”, diz Garófalo, coordenador de comunicação do FestMAO e cofundador da Casa Grafite.
Trechos do Podcast
O primeiro episódio do Podcast sinaliza que o vício no cover é o medo do novo. “É você ter que sair de um lugar que você já conhece e ir pra outro lugar que você nem sabe o que vai descobrir. É difícil mudar. É difícil assistir um show que você não conhece só pelo prazer da contemplação”, explica Gali Garófalo, coordenador de comunicação do FestMAO e cofundador da Casa Grafite.
Para o diretor artístico e curador do FestMAO, Allê Trajan, esse ciclo vicioso vem até mesmo dos artistas, do dono da casa noturna, da pessoa que está produzindo o festival, entre outras. “Temos que chutar as portas e quebrar essas regras, juntar com outras bandas. Tem que haver esse movimento, se não fica muito cômodo”. Reforça Trajan.
Carol Capacle, produtora executiva do FestMAO diz que há muita música boa sendo feita atualmente. E recomenda: “Se dê a oportunidade de experimentar e degustar porque daqui a pouco você vai estar cantando junto. Porque em algum momento alguém lá atrás começou a cantar junto para que hoje ela estivesse na boca do povo”, analisa.
“O FestMAO é tão importante para a cena cultural de Ribeirão Preto, justamente para furar essa bolha e criar novos espaços para que as pessoas se interessem cada vez mais por música autoral”, conclui Idris Bahia, redatora e social media do FestMAO e co fundadora da Casa Grafite.
Para ouvir o podcast na íntegra, basta acessar o link abaixo:
Largando o vício do cover no interior de FestMAO PodCast (spotify.com)
FestMAO é autoral
Desde sua primeira edição em 2021, o FestMAO levanta a bandeira da música autoral, promovendo um edital de bandas a cada edição. Em 2023, a segunda edição do festival teve abrangência nacional. Para 2024, a curadoria volta-se para o Estado de São Paulo e foca na música autoral feita no interior, litoral e grande São Paulo (exceto capital).
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto busca justamente descentralizar a cena musical, oferecendo oportunidade a artistas de regiões que geralmente não têm o mesmo acesso à infraestrutura e aos espaços de apresentação que a capital proporciona.
Diversos nomes da cena autoral do Estado de São Paulo, que já passaram pelo FestMAO, foram citados no podcast, como Ekena, Verônica Ferriani, Lucy Bananas, Jasper e a Gana, Chic Hernandez, Dresden, Ananda, Eduardo Machado, Gui Silveiras, Davi Lima, Jacque Falcheti, AllêCarol, Senhorita, Regis Martins & Cia Fantasma, entre outros.
Quem são os integrantes do 1ºFestMao Podcast?
Allê Trajan é violonista, cantor, compositor e produtor musical. Natural de Espírito Santo do Pinhal/SP, começou a tocar violão aos seis anos de idade. Estudou regência no Conservatório de Tatuí e canto popular com Madalena Bernardes em São Paulo. De 2013 a 2018 realizou sete turnês pela Europa passando por diversos países. Em 2018, criou com sua parceira Carol Capacle o projeto “AllêCarol”, de música brasileira autoral e a companhia “Renda de Lenda”, voltada ao público infantil. De 2020 até os dias de hoje idealizou e produziu vários projetos contemplados em editais do ProAC, APAA, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. É idealizador e diretor artístico do FestMAO e também assina a curadoria da mostra autoral desde a 1ª edição.
Carol Capacle é atriz, cantora e produtora cultural, natural de Ribeirão Preto/SP. Formou-se em Artes Cênicas na Unicamp em 2006. Morou por 11 anos em São Paulo, onde pôde atuar em diversos projetos de teatro, música, cinema, TV e rádio. Em 2018, criou com seu parceiro Allê Trajan o projeto “AllêCarol”, de música brasileira autoral, e a companhia “Renda de Lenda”, voltada ao público infantil. Em 2020, fez o Curso de Produção Cultural do Observatório Itaú Cultural e a partir de 2021 foi consultora e produtora de vários projetos contemplados em editais do ProACs, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. É idealizadora e assina a produção executiva do FestMAO.
Gali Garófalo é comunicador, pós graduado pela FAAP em Storytelling. Também é idealizador de diversos projetos em música como a SÊLA, selo para mulheres na música e o Fivela Fest, primeiro festival Queernejo do Brasil, além de ter feito cobertura jornalística de dezenas de festivais pelo país. Como artista, teve seu disco “Gali Galó” eleito entre os melhores álbuns de 2023 pela Folha de São Paulo. Em 2024, após ter sido curador do Spotify Brasil e ter vencido o Prêmio Profissionais da Música, assina a coordenação de comunicação do FestMAO, festival de música e arte de Ribeirão Preto, pela Casa Grafite.
Idris Bahia é formada em dança pela UFRJ, com Qualificação em Projetos Socioculturais pela PUC-Rio. Foi presidenta da Associação Escambo Cultural (RJ), atuando na gestão do Ponto de Cultura de 2020 a 2023. Em 10 anos de carreira, trabalhou em diversos projetos culturais como artista, coordenadora de produção, curadora, análise de prestação de contas e editais. É idealizadora do Festival Art In Process, projeto contemplado no Prêmio Fomento a Todas as Artes, e no edital Retomada Cultural 2, ambos pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC). Na política pública atuou como articuladora local do Edital de Ações Locais Edição Paulo Gustavo, pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
O que: Lançamento do FestMAO Podcast
Canal para acesso: Largando o vício do cover no interior de FestMAO PodCast (spotify.com)