Construtora conquista certificação ambiental ISO 14001
Empreendimento Solo, em Ribeirão Preto

Bild Desenvolvimento Imobiliário foi a primeira construtora e incorporadora do interior do Estado de São Paulo a receber a certificação ambiental. Avaliação aconteceu na matriz, em Ribeirão Preto, e na obra do edifício Solo, localizado na zona sul da cidade

Ribeirão Preto (SP), 16 de setembro de 2021 – A Bild Desenvolvimento Imobiliário, com 14 anos de atuação em cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais e 60 empreendimentos lançados, acaba de ser certificada com o selo ambiental ISO 14001:2015, da Bureau Veritas Certification, tornando-se a primeira construtora e incorporadora do interior paulista a receber a certificação. A matriz da empresa e a obra do edifício Solo, localizado no bairro Quinta da Primavera, em Ribeirão Preto, foram avaliados no processo.

A norma internacional ISO 14001:2015 especifica requisitos para implementação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. É editada pela ISO (International Organization for Standardization) e tem como finalidade equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades sociais e econômicas.

Além de ser uma ferramenta para o sistema de gestão ambiental, a norma é utilizada para comprovar a preocupação das empresas com o meio ambiente e sua preservação, estimulando a redução do consumo dos recursos e evitando assim desperdícios durante a operação, como de resíduos e gastos de água e energia. “A construtora já cumpria anteriormente todas estas normas. Precisamos apenas alterar o registro de monitoramento e instalar um novo software para controlar a legislação ambiental da empresa”, explica Mirela Máximo, coordenadora de Qualidade da Bild.

Segundo ela, a norma garante que todos os aspectos e possíveis impactos no meio ambiente sejam mapeados antecipadamente e controlados. “Isso garante para a sociedade, e para a empresa, que se ocorrer algum impacto ele vai ser menor do que uma empresa que não o tenha. E a probabilidade de isso acontecer é baixa”, alerta.

Mirela Máximo revele que muitos requisitos para a certificação já vinham sendo cumpridos pela construtora e que a adequação foi focada em documentos e registros das ações ambientais da empresa. “Iniciamos no ano passado a implementação na obra. Passamos pela primeira auditoria em dezembro e já obtivemos sucesso. Fomos certificados nesse ano, pois todas as premissas já eram adotadas pela construtora”, explica.

Meta cumprida

Dennys Gomez, gerente de sustentabilidade da Bild, explica que a certificação vem para selar o trabalho socioambiental da construtora, já que boa parte dos requisitos exigidos pelos avaliadores já estavam sendo realizados. “Somos uma empresa preocupada com o futuro, estamos atentos a essas mudanças ambientais e, de alguma maneira, estamos trabalhando para garantir um ambiente melhor no futuro”, diz.

Ações ambientais

Visando a manutenção dos recursos naturais, a construtora desenvolve diversas ações de incentivo à conservação ambiental e ao bem-estar social - pautas presentes no dia a dia da empresa.

A principal busca da construtora é preparar as gerações futuras e demonstrar que, através de várias ações, é possível preservar e ter uma melhor qualidade socioambiental. Entre as ações que desenvolve, estão as vendas de sucatas geradas na obra - uma alternativa revertida para um olhar educativo para colaboradores e empreiteiros que não são alfabetizados. Desenvolve também projetos internos que comprovam a sustentabilidade dos produtos, gerando assim os menores impactos possíveis com a garantia de que as atividades são todas controladas através de uma equipe multidisciplinar. Plantios socioambientais, hortas comunitárias nos canteiros, tapumes interativos com coleta seletiva para a sociedade, utilização de energia fotovoltaicas, reutilização de água de chuva nos canteiros e nos empreendimentos, reuso de águas cinzas (efluentes), pisos drenantes, caixas sanitárias dual flush, torneiras de pressurização são algumas das ações da empresa que busca a melhoria contínua sustentável.

Sobre a Bild

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. A empresa vem operando de forma inovadora nas 12 cidades onde atua. A história, que começou em Ribeirão Preto com o sonho de três sócios empreendedores, se entrelaça aos propósitos dos mais de mil colaboradores que a transformaram em uma organização atenta aos novos comportamentos da cultura de inovação e à qualidade dos seus produtos e atendimento aos mais de 6.500 clientes. Nestes 14 anos, a construtora expandiu fronteiras e abriu novas regionais: além de Ribeirão Preto está presente em Franca, Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Piracicaba, Marília, Campinas, Sorocaba, São Paulo, Uberlândia e Uberaba (MG) e, em breve, estará em São Carlos, Limeira, Americana e Londrina. No portfólio são 60 empreendimentos – 26 somente em Ribeirão Preto, totalizando mais de 9.500 unidades lançadas.

Reconhecimento - O histórico da Bild tem registros que a posicionam como uma empresa que cresceu de forma acelerada e com sustentabilidade, tornando-se um case no setor imobiliário regional. Desde 2015 figura no ranking “100 Maiores Construtoras do Brasil”, eleita pelo ITC (Inteligência Empresarial da Construção). Já foi indicada pela Revista PME (Pequenas e Médias Empresas/Exame) como a 1ª empresa do ramo da construção civil que mais cresceu no interior de São Paulo. Foi destaque setorial em atendimento ao Cliente pelo Guia Exame/IBRC, considerada como a melhor empresa em atendimento ao cliente do Brasil no seu setor. E, pelo sétimo ano consecutivo, a Bild obteve a renovação das certificações ISO9001 e PBQP-h nível A, que garantem a qualidade da empresa e de seus produtos, de acordo com padrões de exigência nacionais e internacionais, solicitados pelos órgãos competentes de certificação de qualidade. É certificada também pela norma ISO 14001:2015, que garante os padrões ambientais. Também faz parte da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), entidade que representa nacionalmente as empresas de incorporação imobiliária, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e de suas cidades.

Atendimento: Bild Desenvolvimento Imobiliário
Verbo Nostro Comunicação Planejada
Tel. (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andréa Berzotti, Luciana Grili e Valter Jossi Wagner