E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Homenagem ao geógrafo Milton Santos e a utopia da paz são destaques da FIL nesta segunda-feira (23)
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Homenagem ao geógrafo Milton Santos e a utopia da paz são destaques da FIL nesta segunda-feira (23)
...

A agenda da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto nesta segunda-feira (23/8) começa cedo, com mais uma participação do escritor moçambicano Mia Couto. Desta vez, ele estará ao vivo no encontro virtual com alunos envolvidos no encontro do projeto Recortando Palavras, das 8h30 às 10h. A atividade, voltada aos estudantes das redes pública e particular de Ribeirão Preto e região, do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, teve exercício prévio de conhecimento conceitual, desenvolvimento e produção de fanzines a partir da obra de Couto. A mediação será feita pelos oficineiros e coordenadores do projeto Arnaldo Neto, João Francisco Aguiar e Angelo Davanço.

Em seguida, às 10h será exibido o vídeo da contação de histórias “Entre Contos, um encontro”, com a atriz Gracyela Gitirana e a flautista Nadine Morais. A história é baseada na obra de Semíramis Paterno, autora infantojuvenil homenageada pela 20ª FIL. Às 12h20, será exibida a contação de história “O Incrível Menino Devorador de Livros”, com a atriz, produtora cultural e contadora de histórias Monalisa Machado.

Um dos destaques do dia é a Conferência sobre a vida e a obra de Milton Santos, às 19h, mediada por Renan Inquérito, que contará com a presença virtual dos convidados: Billy Malachias, Maria Adélia, Cristiano Nunes e Nina Santos. A importância da figura e do trabalho de Santos junto à educação brasileira é destacada por Adriana Silva, curadora do evento, como obra necessária. “Milton Santos trabalhou a questão da geografia, da cidade e da urbanidade com a visão dupla do que é real e do que deveria ser real. Assim, ter esse mestre como um dos homenageados da Feira neste ano faz muito sentido”, explica.

Considerado o maior nome da Geografia brasileira, Milton Santos era doutor em Geografia, bacharel em Direito, jornalista e professor universitário com carreira acadêmica internacional na França, Canadá e Venezuela. Seus livros contam a história de uma geografia mais humana e que luta contra as desigualdades. A Conferência terá mediação do rapper, cantor e compositor Renan Inquérito, também mestre em Geografia. Antes da conversa com o público, Inquérito faz a apresentação artística “A existência e a resistência dos lugares: a razão e a emoção do geógrafo na voz do poeta”, em que estabelece uma relação entre o trabalho de Milton Santos e a poesia que dá voz às ruas, aos muros, às esquinas e lares.

Projeto Utopias

Também nesta segunda-feira começam os debates do projeto Utopias. O primeiro tema abordado será a Paz, a partir da consideração da literatura como ferramenta potente no processo de reabilitação do sistema prisional. Participam, com suas experiências, o professor e magistrado Luís Carlos Valois, defensor do direito de defesa e dos direitos humanos; o poeta Carlos César Domingos, que já esteve em condição de privação de liberdade, e o bibliotecário e doutor em Ciência da Informação, Ciro Monteiro, que há mais de 15 anos atua em projetos literários em penitenciárias da região de Ribeirão Preto. A artista plástica Cristiane Cordeiro assume a mediação da atividade.

Combinando Palavras

De caráter socioeducativo e voltado a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das redes pública e privada, o projeto Combinando Palavras terá três sessões na FIL no dia 23/8. O escritor Raphael Montes, conhecido por suas histórias de suspense, crime e terror, encontra o público da Feira às 10h30 e 14h30. Também advogado, Montes é responsável pela criação, roteiro e produção executiva da série “Bom dia, Verônica”, para a Netflix. Seus livros “Dias Perfeitos”, “Jantar Secreto” e “Uma Mulher no Escuro” agradaram crítica e leitores.

Às 16h30, o Combinando Palavras será com o escritor Sérgio Vaz, co-fundador do Sarau da Cooperifa, movimento literário que transformou um bar na periferia da cidade de São Paulo em centro cultural. Sérgio Vaz também é um dos precursores do movimento Literatura Periférica, também na cidade de São Paulo. “É uma honra e um grande prazer fazer parte desse projeto que pratica literatura, aproximando-a da educação. O Combinando Palavras proporciona isso aos jovens, de forma simples e objetiva, e eu espero que seja um encontro agradável”, diz Sérgio Vaz. Esta é a segunda vez que autor de oito livros participa do projeto.

Este ano, em função da pandemia do novo Coronavírus, os encontros presenciais para o desenvolvimento deste projeto com os professores foram suspensos. No lugar, foram realizadas oficinas on-line por meio da plataforma Livro Vivo (http://www.livrovivorp.com/), que disponibilizou vídeos, textos, entrevistas, jogos e videoaulas aos estudantes participantes, além de área exclusiva aos professores, o Baú de Ideias, com propostas pedagógicas para o Combinando Palavras

Autores locais e Live

Os escritores Waldomiro Waldevino Peixoto, representando a ARL, Daniela Penha, Regis Barbosa e Gilda Montans, de Ribeirão Preto, contam um pouco de suas trajetórias literárias, o amor pelos livros e os processos criativos de suas obras, por meio de vídeos previamente gravados para a FIL. Waldomiro Waldevino Peixoto fala às 10h15, Daniela Penha, às 12h30, Regis Barbosa, às 14h20 e Gilda Montans, às 18h10.

A história do ator, diretor e produtor, Sérgio Mamberti encerra a agenda de segunda-feira numa conversa ao vivo com Dirceu Alves Junior e Valmir Santos que falam sobre o livro biográfico “Sérgio Mamberti - Senhor do meu tempo”. A obra celebra as oito décadas de vida do ator, recontando em textos e imagens sua trajetória profissional de sucesso, as lutas em defesa da Democracia e da liberdade de expressão artística e seus novos projetos, traçando um panorama de como a política e arte caminham juntas. Dono de uma das carreiras mais celebradas do teatro brasileiro, Sérgio Mamberti segue, aos 82 anos, um incansável em seu ofício. O encontro terá participação especial de Sérgio Mamberti.

SERVIÇO: FIL 23/08

8h30: Recortando Palavras, com Mia Couto

10h: Contação de histórias “Entre Contos, um encontro”, com Gracyela Gitirana e Nadine Morais

10h15: Entrevista com Waldomiro Waldevino Peixoto, Presidente da ARL

10h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Raphael Montes

12h: Concerto de cordas com ALMA

12h20: Contação de História “O Incrível Menino Devorador de Livros” com Monalisa Machado

12h30: Entrevista com autora local Daniela Penha

13h: Projeto Utopias: “Paz”, com Ciro Monteiro, Luís Carlos Valois e Carlos César Domingos

14h20: Entrevista com autor local Regis Barbosa

16h: Apresentação musical “Corcovado’, com Coral Unaerp

16h05: Apresentação artística “Fiato.doc” com ALMA

16h30: Combinando Palavras com Sérgio Vaz

18h: Contação de história “A Cor da Vida”, com Míriam Fontana

18h10: Entrevista com Gilda Montans, Presidente ALARP

18h30: Documentário “Pioneira Luta”, de Leo Otero

19h: Apresentação artística “A existência e a resistência dos lugares: a razão e a emoção do geógrafo na voz do poeta”, com Renan Inquérito e Conferência “A Vida e Obra de Milton Santos”, com Renan Inquérito e convidados Billy Malachias, Maria Adélia, Cristiano Nunes e Nina Santos

20h30: Live – Bate-papo com Dirceu Alves Jr. e Valmir Santos e participação especial de Sérgio Mamberti

Sobre a FIL

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 2021 chega com uma edição histórica com essas participações internacionais.

Com 21 anos de história e 19 edições realizadas, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas, com 6 milhões de leitores visitantes. Em 2021, o evento terá cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.

Como em todas as edições, a FIL elencou nomes da literatura para homenagear durante o evento. Mia Couto é escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homenageada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Semíramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton Santos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do Youtube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (http://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Patrocínios: a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida. Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.