E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




FIL tem Loyola Brandão e Mia Couto na agenda do final de semana
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
FIL tem Loyola Brandão e Mia Couto na agenda do final de semana
...

O primeiro final de semana da 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) - realizada em ambiente 100% online em função da pandemia do novo coronavírus - apresenta uma programação que contempla as linguagens artísticas da dança, do teatro e da contação de histórias, além de conversas interativas sobre diferentes facetas do tema central do evento: “Velhas e Novas Utopias”. Tudo com transmissão gratuita pela plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora da Feira (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com). O evento acontece até 29 de agosto.

No sábado (21), as atividades começam às 13 horas, com a participação do escritor Ignácio de Loyola Brandão, embaixador da 20ª FIL, durante o Salão de Ideias sobre as contemporaneidades do livro “Não Verás País Nenhum”, que completa 40 anos de sua primeira publicação. A mediação será da atriz e pedagoga Laura Abbad. Em seguida, às 14h, o patrono desta edição da Feira, Paulo Roberto Oliveira, fala sobre o tema “A Utopia da Água Potável”, num painel que terá especialistas e lideranças do setor de água para abordar os desafios e soluções, em âmbito mundial, nacional e local, para o uso sustentável desse que é o maior bem natural da humanidade. Os limites de mananciais como o Aquífero Guarani será um dos pontos em debate. Engenheiro e diretor presidente do grupo GS Inima Brasil, Paulo Roberto Oliveira atua há 25 anos com desenvolvimento e estruturação de projetos de concessão na área de saneamento básico em todo o país. Participam também do debate Carlos Eduardo Alencastre e Ricardo Medeiro de Andrade. A mediação será de Roberto Muniz.

O dia segue com a Mesa de Debate “Utopias na Literatura”, às 15h, com a jornalista e youtuber Míriam Castro, conhecida nas redes sociais como Mikannn; e Cláudia Fusco, mestre em Estudos de Ficção Científica e palestrante sobre gênero, cultura pop e literatura fantástica. Logo após essa atividade, o Coletivo Teatral Mulheres de Utopia, de São Paulo, apresenta o espetáculo criado exclusivamente para a FIL, “Ato Poético-Utópico-Performático-Livresco”, um experimento de linguagem híbrida, concebido a partir das experiências do fazer teatral e das pesquisas individuais e coletivas realizadas pelas atrizes que compõem o grupo.

No início da noite, às 18h, a FIL recebe no Salão de Ideias: “Utopia, de Thomas More”, Carlos Berriel, professor de Teoria Literária na Unicamp, editor da revista Morus - Utopia e renascimento, e coordenador do Centro de Estudos sobre Utopia da Unicamp. A mediação será de Evanir Pavloski e, juntos, eles conversam com o público sobre vida, obra e pensamentos do inglês Thomas More, um dos grandes humanistas do renascimento e autor do clássico livro “Utopia”.

O primeiro sábado da Feira Internacional do Livro de Ribeirão termina com dança. Às 19h30, a Cia. Sansacroma, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Estado Antológico: tem gente com fome”. Neste vídeo-performance retrata a obra do poeta negro Solano Trindade, com uma narrativa coreográfica da obra deste autor, a partir de cinco de seus poemas: “Tem Gente com Fome”, “Gravata Colorida”, “F da P”, “Eu Canto aos Palmares” e “Sou Negro”. Esta atividade é realizada em parceria com o Sesc Ribeirão Preto.

“Estamos vivendo um ano de sobreviventes e este momento é ideal para uma reflexão de erros e acertos para trilharmos caminhos novos. Na esteira dessa reflexão fundamental, a FIL chega pronta para entregar um conteúdo expressivo, reflexivo, artístico e muito contemporâneo”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura. Para Adriana Silva, curadora da Feira, “a temática escolhida para esta edição não poderia ser outra diante das transformações que o Brasil e o mundo experimentam em diversas áreas”.

Mia Couto, contação de histórias e educação

Duas grandes Conferências movimentam agenda da FIL no domingo (22). A primeira, às 16h30, traz o autor homenageado desta edição, o moçambicano Mia Couto. Um dos mais reverenciados escritores mundiais e ganhador de diversos prêmios em seu país e fora dele, Couto tem mais de 30 títulos publicados entre poesia, contos, crônicas, romances e literatura infantil. Experiente também como jornalista e professor universitário na área da Biologia, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras desde 1988. Para mediar essa conversa, Fernando Anitelli, artista múltiplo, idealizador do grupo O Teatro Mágico. Inclusive, antes da Conferência, Anitelli homenageia Mia Couto com a apresentação da performance “Visitação ao Impossível”.

A segunda Conferência do domingo, às 19h, coloca em pauta o tema “O papel da educação para viabilizar as utopias humanas - Estudos de Humberto Maturana”, com participação dos chilenos Claudio Yusta e Sebastián Gaggero. Sócio fundador da Salamandra Consultoria, Yusta é licenciado em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, pós-graduado em Recursos Humanos pela Universidade Diego Portales (Chile), e tem formação em Psicanálise pela Sociedade Paulista de psicanálise. Gaggero é sociólogo, professor de Biologia-cultural, diretor da Matríztica - empresa de geração e facilitação de espaços de bem-estar - e aprendiz do neurobiólogo chileno Humberto Maturana desde 2000. A curadora da Feira, Adriana Silva, faz a mediação da atividade.

O domingo, às 13h, também terá encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, com os contadores Ademir Apparício Jr. e Fabiana Martins Massi explorando os impactos e reflexos da literatura no cotidiano e na cultura através das gerações.

Para crianças de todas as idades, a Cia. do Acaso apresenta o espetáculo “Nós”, às 15h, com adivinhas, danças, brincadeira e recursos tecnológicos num espetáculo interativo que explora gírias do universo hi-tech ao mesmo tempo em que propõe importantes reflexões para o público infantil e adulto. Essa atividade é realizada em parceria com o Sesc Ribeirão Preto.

A atriz e pesquisadora de linguagem narrativa para o ator, Tânia Alonso, traz para este primeiro domingo da Feira, uma sessão especial de contação de histórias, às 16h10. O trabalho, batizado de “A caminho da felicidade”, inspirado na obra de Semíramis Paterno, autora infantojuvenil homenageada. No Salão de Ideias do domingo, às 18h, o ator, humorista, roteirista e escritor Gregorio Duvivier é o convidado e o tema da conversa é “Entre uma poesia e outra, muitas utopias”. Conhecido pelo grande público nacional por seu trabalho no cinema e no teatro, Duvivier é uma das mentes criativas das esquetes do canal Porta dos Fundos, no YouTube. A mediação é de João Augusto.

“Logo de cara, o primeiro final de semana da FIL apresenta uma programação atrativa, instigante e divertida, convidando o público nacional e internacional a pensar, debater e refletir junto com nossos convidados sobre diferentes questões e assuntos que permeiam a nossa vida de alguma forma”, ressalta Viviane Mendonça, superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Autores locais

Como é tradição, a FIL reserva espaço especial para os autores locais e entidades que incentivam a literatura em Ribeirão Preto e região. Seguindo as restrições da pandemia do Coronavírus, esses escritores participam desta edição por meio de entrevistas de vídeo, compartilhando seu amor pelo livro, literatura e escrita, e falando sobre seus trabalhos. Cinco deles estarão presentes no sábado: Luís Cláudio S. Pereira, André Luiz da Silva (UEI), Nilcéia Dedemo, Rita Mourão e Tanyse Galon.

Luís Cláudio S. Pereira faz lançamento de sua obra e do movimento “América Latina 2051”. “Maria, Marias” é o título da obra que Rita Mourão apresenta; e Tanyse Galon lança “O corpo no Meio”. No domingo, participam Odete Silva Dias, lançando a obra “Identidade: o tempo como senhor da história 2 - os emigrados”; Cezar Augusto Batista, apresentando “A Herança”, seu 14º livro; e Fábio Itasiki, com o lançamento de “Oficina de Redação - Foco ENEM”.

“A presença dos autores locais é importantíssima e temos certeza de que cada um deles deixará boas histórias para o público”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

SERVIÇO
FIL 21/08 (sábado)

13h - Salão de Ideias com Ignácio de Loyola Brandão e mediação de Laura Abbad
13h50 – Sessão com entidades e autores locais: Luís Cláudio S. Pereira
14h - Salão de Ideias com Paulo Roberto Oliveira, Carlos Eduardo Alencastre e Ricardo Medeiro de Andrade. Mediação de Roberto Muniz
15h - Sessão com entidades e autores locais: André Luiz da Silva (UEI)
15h - Mesa de Debate com Mikannn e Cláudia Fusco
16h25 - Sessão com entidades e autores locais: Nilcéia Dedemo
16h30 - Apresentação artística: Ato Poético-Utópico-Performático-Livresco com Coletivo Teatral Mulheres de Utopia
17h40 - Sessão com entidades e autores locais: Rita Mourão
18h - Salão de Ideias com Carlos Berriel e Evanir Pavloski
19h20 - Participação autores locais: Tanyse Galon
19h30 - Espetáculo Sesc: \"Estado Antológico: Tem Gente com
Fome\", com Cia Sansacroma\"

FIL 22/08 (domingo)

13h - Núcleo de Contadores de Histórias, com Ademir Apparício Jr. e Fabiana Martins Massi
14h35 - Sessão com entidades e autores locais: Odete Silva Dias
15h - Espetáculo Sesc: Nós, com Cia. do Acaso
16h - Sessão com entidades e autores locais: Cezar Augusto Batista
16h10 - Contação de História com Tânia Alonso
16h30 - Homenagem: Visitação ao impossível com Fernando Anitelli e Conferência com Mia Couto e mediação de Fernando Anitelli
18h - Salão de Ideias com Gregorio Duvivier e mediação de João Augusto
19h - Sessão com entidades e autores locais: Fábio Itasiki
19h - Conferência Internacional com Claudio Yusta E Sebastián Gaggero (Estudos de Humberto Maturana) e mediação de Adriana Silva

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

20ª FIL

A 20ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada integralmente no formato on-line, entre os dias 21 e 29 de agosto, com cerimônia de abertura no dia 20. No ano passado, o evento foi adiado em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país, mas foi anunciado com abrangência internacional a partir da sua 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova nomenclatura e teve identidade visual reformulada.

Para 2021, diante da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégica da organização do evento convergiu para realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da Fundação: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e YouTube da instituição http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao.

A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL contará com cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.
Realização

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam:

A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida. Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.