Regional Experience: Bild e Vitta reúnem intraempreendedores em evento on-line
Regional Experience: Bild e Vitta reúnem intraempreendedores em evento on-line
...

Com presença de 172 colaboradores do grupo que engloba as construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, aconteceu no dia 21 de julho, o Regional Experience, evento corporativo para troca de experiências, desafios e aprendizados entre os sócios em atuação e aqueles em processo de desenvolvimento O encontro, realizado de forma virtual, integra o Programa de Formação de Sócios (PFS), ação de responsabilidade da Diretoria de Inovação, Expansão e TI, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de líderes para criação de novas regionais do grupo.

Com 14 anos de atuação no mercado imobiliário, o grupo que engloba as empresas Bild e Vitta possui atualmente 34 sócios regionais. Inovação e empreendedorismo são fortes pilares da cultura das duas empresas e o Programa de Formação de Sócios, responsável pelo Regional Experience, foi implantado há quase quatro anos. Nesse período, 76% dos novos sócios regionais passaram pelas atividades propostas no programa.
A gerente de expansão da empresa, Francine Mendonça, abriu o evento destacando a importância dos sócios regionais para o crescimento harmônico das construtoras Bild e Vitta, e das competências comportamentais para quem deseja ocupar esse lugar. “Sócio regional tem que ser bom de gente”, disse Francine.

Com mediação de Caio Tarifa Valente, o Regional Experience teve participação de cinco sócios: João Paulo Penteado (São José do Rio Preto); Marlon Vitorino Gonzales (Campinas); Mauri Leite (Bauru e metropolitana); Rodrigo Guimarães Morando (São Paulo) e Thiago Faraco (Ribeirão Preto e metropolitana).

Diversas questões que compõem o trabalho do sócio regional, desde a implantação da empresa até o acompanhamento pós entrega do empreendimento, foram abordadas pelos participantes.

Desafios e incentivos
Na primeira parte do evento, cada sócio falou de sua experiência, apontando desafios e domínios que o empreendedor Bild e Vitta precisa saber lidar. “O primeiro impacto que tive quando me tornei sócio regional foi a imersão em vendas, área nova para mim, que atuava com campanha de lançamento. Precisei aprender a direcionar as ações para um ritmo com o qual eu não estava acostumado. Essa virada de chave marcou minha carreira”, entregou Thiago Faraco, da regional de Ribeirão Preto.

Marlon Vitorino Gonzales, também pontuou seus desafios quando deixou a regional de Araraquara e abraçou o desafio de abrir a regional de Campinas, que não estava no planejamento da empresa naquele momento. “Em Araraquara, aprendi fazendo. E isso me deu um pouco mais de fôlego quando cheguei em Campinas, porque eu sabia os caminhos que teria que percorrer”, lembra.

Experiência semelhante foi vivenciada por Rodrigo Guimarães Morando quando deixou o cargo de executivo comercial da regional de Ribeirão Preto para abrir as regionais de São Paulo – unidades entre as novas bases das duas construtoras que ainda serão lançadas, conforme plano de expansão do grupo. “Migrar de diretor executivo para sócio regional foi uma virada de chave muito forte. Mas, para mim, foi tranquilo porque eu desejava muito essa mudança”, avalia.

Para João Paulo Penteado, aprender e absorver ao máximo tudo o que deu certo em outras operações para fazer o negócio acontecer com sucesso, é fundamental para quem deseja se tornar sócio regional da Bild ou da Vitta. “Ouvir conselhos, conhecer o mercado da cidade e considerar assumir riscos são pontos que precisam ser considerados. Tudo o que vamos fazer de novo exige um aprendizado e é preciso muita dedicação. Empreender é a chance que a gente tem de fazer algo novo acontecer. Nosso negócio não é simples, há muita competitividade, mas a fórmula que usamos tem dado muito certo”, pontuou Penteado, que comanda a regional de São José do Rio Preto.

Na regional de Bauru - que também responde pela atuação nas cidades de Jaú e Botucatu - o sócio Mauri Leite disse que “é muito importante não perder o foco do alinhamento cultural da empresa para um caminho bem produtivo e de boas soluções para atuar de forma bem personalizada”. Além de Bauru, Mauri também está à frente de expansões para cidades como Marília, junto com outros sócios.

Expansão
A segunda parte do Regional Experience foi dedicada às perguntas dos participantes do programa, em processo de formação como sócios regionais, e dos colaboradores da empresa. Uma das questões colocadas foi em relação às diferenças de negócio entre cidades maiores e menores. “Os diferentes portes das cidades guardam suas dificuldades e suas oportunidades”, respondeu Marlon Gonzales., lembrando que fazer previsões e planejamento é sempre um desafio à parte no início do negócio, em função de vetores que podem mudar no percurso. “Antes da pandemia, as pesquisas apontavam uma tendência de as pessoas se mudarem muito de casa e, por isso, estarem desinteressadas em imóveis próprios. Com a pandemia, está ocorrendo exatamente o contrário e é importante estar sempre muito atento às possíveis necessidades de alteração de foco e de ação”, ensina.
Para Mauri Leite, o diferencial em uma cidade nova é fazer um primeiro negócio muito bom. E na opinião de Rodrigo Morando, a forma de se apresentar na cidade, mostrando um seguro conhecimento do negócio, também vale muito. Thiago Faraco adiantou uma novidade: “sobre potencial para cidades menores, do porte de Sertãozinho e Jaboticabal - que já entraram na rota de crescimento - estamos a caminho”. Sinergia entre a matriz e os sócios regionais e possibilidades de integração de ações entre Bild e Vitta também foram temas abordados pelos participantes do Regional Experience.

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário
Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. Possui uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, totalizando 9.500 unidades lançadas e 6.500 clientes: são 59 empreendimentos lançados, destes 28 já foram entregues (incluindo três hotéis). É uma empresa com 14 anos de atuação presente em 1 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais (Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Marília, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba, Uberlândia, Uberaba

Sobre a Vitta Residencial
A construtora atua no mercado regional do Estado de São Paulo, Minas Geraistornou-se referência no setor imobiliário, com mais de 22 mil imóveis lançados nas cidades de Araraquara, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Jaboticabal, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Serrana, Sertãozinho, Sorocaba, Uberaba e Uberlândia

Com 15 unidades em funcionamento (sendo duas em Ribeirão Preto, sua cidade de origem), ao todo reúne 75 empreendimentos em seu portfólio – todos atrelados ao programa Casa Verde e Amarela, com facilidades e benefícios em financiamentos. Criada há 10 anos, a Vitta Residencial já entregou mais de 12 mil unidades. Hoje vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo País.

Editorias: Construção e Arquitetura  Feminina  Masculino  Mídia  Negócios
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada