E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Utopia é o centro das discussões durante Mesas de Debates da 20ª FIL
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Aline Valek, escritora e ilustradora
Aline Valek, escritora e ilustradora

Assuntos como crítica feminista, estudos de gênero, queer, fim da fome, cultura pop e literatura estarão no centro dos debates durante a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 20 a 29 de agosto

Ribeirão Preto (SP), 27 de julho de 2021 – Para falar sobre o tema que norteará as discussões da 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, “Velhas e Novas Utopias”, nomes importantes do cenário cultural e educacional participam das atividades Mesa de Debates durante toda a programação. O evento, que neste ano acontece de forma virtual, entre os dias 20 e 29 de agosto, será transmitido pela plataforma oficial e redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora da feira literária. Serão mais de 60 atividades culturais gratuitas, em um total de 110 horas de programação. No total, serão quatro mesas de debates, sempre no período da tarde.

Para abrir a sessão, a escritora e professora Cláudia Fusco é a convidada da FIL, e estará ao vivo, no dia 21 de agosto (sábado), às 15h. Com o tema “Utopias na literatura”, Claudia - que é mestre em Estudos de Ficção Científica pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e ministra cursos e palestras sobre gênero, cultura pop e literatura fantástica, debaterá o assunto ao lado da jornalista e Youtuber Míriam Castro. Mikannn, como é conhecida na web, é criadora de conteúdo e possui seu canal com mais de 400 mil inscritos no YouTube, produzindo vídeos sobre assuntos variados, como séries, games, animes e reflexões da vida.

Para falar sobre o fim da fome no Brasil, estarão presentes, também ao vivo, no dia 24 de agosto (terça-feira), às 16h30, Danilo Santos de Miranda, diretor Regional no Estado de São Paulo do Sesc (Serviço Social do Comércio); Rodrigo Afonso, empresário e defensor do ecossistema de startup e inovação no Brasil; e Preto Zezé, que tem uma história de vida interessante: é ex-lavador de carros nas ruas de Fortaleza, presidente nacional da CUFA - Central Única das Favelas, ativista, empresário, produtor cultural, repórter e autor dos livros “A Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada” e “Das Quadras Para o Mundo (2019)”. O tema do encontro é o “Fim da fome no Brasil: uma utopia?”.

O livro “Utopias Sonhadas, Distopias Anunciadas”, que retrata o feminismo, gênero e cultura queer na literatura, será tema da Mesa de Debates no dia 28 de agosto (sábado), às 14h30. Participará do encontro, Ildney Cavalcanti, que é professora e pesquisadora do PPGLL, Faculdade de Letras (Ufal), na linha de Estudos Literários. Coordena o grupo Literatura & Utopia, atuando nas áreas de crítica feminista, estudos de gênero e estudos queer, com ênfase nos utopismos e distopismos da cultura. Irá compor a mesa, ao lado da professora, Fabiana Gomes de Assis, que é mestra e doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, realizando pesquisas especialmente no que diz respeito às interfaces entre literatura, cinema, cultura, estudos críticos da utopia, estudos de gênero e queer. As pesquisadoras debaterão sobre a ficcionalização dos corpos utópicos e distópicos.

Encerrando o ciclo de debates, no domingo (29), último dia da FIL, às 13h, o assunto da Mesa de Debates será “Distopias na literatura”, com o consultor criativo Daniel Lameira e a escritora e ilustradora Aline Valek. Lameira, que é cofundador e publisher da editora Antofágica e editor da Aleph, teve diversas vivências na área cultural e passou por algumas empresas como Intrínseca, LeYa, Novo Século, FNAC e Livraria da Vila. Atualmente, também é consultor para marcas como TAG, Boutique Filmes e Contexto. Aline Valek é autora e ilustradora de \"Cidades afundam em dias normais\", \"As águas-vivas não sabem de si\", \"Bobagens imperdíveis para atravessar o isolamento\", \"Bobagens imperdíveis para ler numa manhã de sábado\", \"Pequenas Tiranias\", entre outros, todos publicados de forma independente. Escreve na internet desde o início do milênio e vive de escrita desde 2009. Já trabalhou como redatora publicitária, redatora de conteúdo, colunista, editora e escritora.

Sobre a FIL

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto chega com uma edição histórica com participações internacionais. A programação completa do evento será exibida virtualmente pela plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e nas redes sociais da instituição. “Estamos felizes com a ampliação da possibilidade de participação na FIL de internautas do todo o Brasil e do mundo, por meio do acesso on-line e gratuito”, festeja Dulce Neves, presidente da Fundação. Com 21 anos de história e 19 edições realizadas, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas, com 6 milhões de leitores visitantes. Em 2021, o evento terá cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.

SERVIÇO | MESAS DE DEBATES FIL

DIA 21 DE AGOSTO (sábado)
Cláudia Fusco e Mikannn
Horário: 15h
Tema: “Utopias na literatura”

DIA 24 DE AGOSTO (terça-feira)
Danilo Santos de Miranda, Rodrigo Afonso e Preto Zezé
Horário: 16h30
Tema: “Fim da fome no Brasil: uma utopia?”

DIA 28 DE AGOSTO (sábado)
Fabiana Gomes de Assis e Ildiney Cavalcanti
Horário: 14h30
Tema: “Livro ‘Utopias Sonhadas, Distopias Anunciadas’: A ficcionalização dos corpos utópicos e distópicos”

DIA 29 DE AGOSTO (domingo)
Daniel Lameira e Aline Valek
Horário:13h
Tema: “Distopias na literatura”

20ª FIL – FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO

A 20ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada integralmente no formato on-line, entre os dias 21 e 29 de agosto, com cerimônia de abertura no dia 20. No ano passado, o evento foi adiado em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país, mas foi anunciado com abrangência internacional a partir da sua 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova nomenclatura e teve identidade visual reformulada.

Para 2021, diante da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégica da organização do evento convergiu para realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da Fundação: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e YouTube da instituição: http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao.

A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL contará com cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Para acompanhar, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (http://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Angelo Davanço

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.