E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Programação da 40tena Cultural terá debate sobre educação como objeto de transformação
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Vinícius Santana
Vinícius Santana

Atividades são transmitidas ao vivo e remotamente nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 13 de julho de 2021 – Neste mês de julho, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto irá debater, durante as atividades da 40tena Cultural, o tema Educação para Todos. A programação da semana inclui conversas sobre educação como objeto de transformação (14/7), o quadro fixo ‘Defenda seu Best’ (15/7), com a obra de Byung-Chul “Sociedade do Cansaço”, e contação de histórias no sábado (17/7).

A programação começa nesta quarta-feira (14/7), às 20h, com o bate-papo “Educação como transformação”, com Vinícius Santana, o Vinaum (ou Vinão), que é graduando em Filosofia pela Unicamp, pesquisador a nível de IC em História da Filosofia Antiga Ocidental (Ética a Nicômaco, de Aristóteles) e um dos apresentadores do podcast “Quebrada Cult”. O debate será mediado pela graduada em Letras e professora de Língua Portuguesa, Letícia Caroni.

Defenda Seu Best

Já na quinta-feira (15/7), às 20h, acontece o tradicional quadro fixo “Defenda seu Best”. Para o debate deste mês, a obra escolhida foi “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han. Para saber o motivo da obra ser tão relevante e aclamada, estarão juntos neste encontro on-line o professor e youtuber, Audino Vilão, que é também estudante de História e amante de Filosofia; e Matheus Arcaro, mestre em Filosofia contemporânea, professor, artista plástico, palestrante e escritor.

Publicado em 2010, o livro do sul-coreano Byung-Chul Han demonstra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX, descrita por Michel Foucault, perdeu espaço para uma nova organização coercitiva: a violência neuronal. Segundo a obra, são as pessoas que se cobram cada vez mais para apresentar resultados, tornando-se mais vigilantes e carrascas das próprias ações. Tudo isso em uma época, segundo o autor da obra, em que seria possível trabalhar menos e ganhar mais. O livro aborda a onda do ‘eu consigo’ e do ‘yes, we can’ que tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e Burnout.

“Durante a leitura do livro, me senti como em uma consulta no médico, identificando sintomas e refletindo sobre tudo que eu sinto e penso. A exposição das ideias sobre o excesso de positividade é, sem dúvidas, uma teoria que caiu como uma luva dando um tapa na minha cara. Isso, de certo modo, me abriu uma nova visão sobre o mundo que estou vivendo”, destaca Audino Vilão. Para ele, a obra de Byung-Chul Han é uma de suas preferidas por ser atual e recente, publicado em 2010. A análise que o autor faz se torna condizente com o atual momento. “A forma como se faz educação diz muito sobre o momento em que se vive, principalmente ao que se refere a sociedade do cansaço estar presente na forma de se educar. O excesso de cobrança de genialidade por parte dos meios de educação é o primeiro ‘ronco do motor’ que levará ao indivíduo estar exausto de ser positivo”, completa Audino Vilão.

Contação de histórias reagendada

No sábado (17/7), às 16h, acontece a contação de histórias “Da Renovação da Vida”, com Thayame Porto. A atividade foi reagendada devido a problemas técnicos. A história foi inspirada na obra de Cidinha da Silva, autora participante do projeto Combinando palavras durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece em agosto deste ano.

SERVIÇO

Bate-papo “Educação como transformação”
Com Vinícius Santana (Vinaum) e Letícia Caroni
Data: 14 de julho, quarta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Defenda seu Best, com a obra: “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han
Com Audino Vilão e Matheus Arcaro
Data: 15 de julho, quinta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Contação de História “Da renovação da vida – Inspirada em Cidinha da Silva”
Com Thayame Porto, contadora de histórias
Data: 17 de julho, sábado
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 120 atividades e interagiu com mais de 40 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (http://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.