Programação da 40tena Cultural terá debate sobre educação como objeto de transformação
Vinícius Santana

Atividades são transmitidas ao vivo e remotamente nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 13 de julho de 2021 – Neste mês de julho, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto irá debater, durante as atividades da 40tena Cultural, o tema Educação para Todos. A programação da semana inclui conversas sobre educação como objeto de transformação (14/7), o quadro fixo ‘Defenda seu Best’ (15/7), com a obra de Byung-Chul “Sociedade do Cansaço”, e contação de histórias no sábado (17/7).

A programação começa nesta quarta-feira (14/7), às 20h, com o bate-papo “Educação como transformação”, com Vinícius Santana, o Vinaum (ou Vinão), que é graduando em Filosofia pela Unicamp, pesquisador a nível de IC em História da Filosofia Antiga Ocidental (Ética a Nicômaco, de Aristóteles) e um dos apresentadores do podcast “Quebrada Cult”. O debate será mediado pela graduada em Letras e professora de Língua Portuguesa, Letícia Caroni.

Defenda Seu Best

Já na quinta-feira (15/7), às 20h, acontece o tradicional quadro fixo “Defenda seu Best”. Para o debate deste mês, a obra escolhida foi “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han. Para saber o motivo da obra ser tão relevante e aclamada, estarão juntos neste encontro on-line o professor e youtuber, Audino Vilão, que é também estudante de História e amante de Filosofia; e Matheus Arcaro, mestre em Filosofia contemporânea, professor, artista plástico, palestrante e escritor.

Publicado em 2010, o livro do sul-coreano Byung-Chul Han demonstra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX, descrita por Michel Foucault, perdeu espaço para uma nova organização coercitiva: a violência neuronal. Segundo a obra, são as pessoas que se cobram cada vez mais para apresentar resultados, tornando-se mais vigilantes e carrascas das próprias ações. Tudo isso em uma época, segundo o autor da obra, em que seria possível trabalhar menos e ganhar mais. O livro aborda a onda do ‘eu consigo’ e do ‘yes, we can’ que tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e Burnout.

“Durante a leitura do livro, me senti como em uma consulta no médico, identificando sintomas e refletindo sobre tudo que eu sinto e penso. A exposição das ideias sobre o excesso de positividade é, sem dúvidas, uma teoria que caiu como uma luva dando um tapa na minha cara. Isso, de certo modo, me abriu uma nova visão sobre o mundo que estou vivendo”, destaca Audino Vilão. Para ele, a obra de Byung-Chul Han é uma de suas preferidas por ser atual e recente, publicado em 2010. A análise que o autor faz se torna condizente com o atual momento. “A forma como se faz educação diz muito sobre o momento em que se vive, principalmente ao que se refere a sociedade do cansaço estar presente na forma de se educar. O excesso de cobrança de genialidade por parte dos meios de educação é o primeiro ‘ronco do motor’ que levará ao indivíduo estar exausto de ser positivo”, completa Audino Vilão.

Contação de histórias reagendada

No sábado (17/7), às 16h, acontece a contação de histórias “Da Renovação da Vida”, com Thayame Porto. A atividade foi reagendada devido a problemas técnicos. A história foi inspirada na obra de Cidinha da Silva, autora participante do projeto Combinando palavras durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece em agosto deste ano.

Bate-papo “Educação como transformação”
Com Vinícius Santana (Vinaum) e Letícia Caroni
Data: 14 de julho, quarta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Defenda seu Best, com a obra: “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han
Com Audino Vilão e Matheus Arcaro
Data: 15 de julho, quinta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Contação de História “Da renovação da vida – Inspirada em Cidinha da Silva”
Com Thayame Porto, contadora de histórias
Data: 17 de julho, sábado
Horário: 16h

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 120 atividades e interagiu com mais de 40 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (http://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade