Terceiro episódio de websérie musical de Marinho Lima será apresentado nesta sexta (16)
...

O cantor e compositor Marinho Lima, com trajetória artística na cena de Brasília (DF), trouxe uma novidade para o meio digital: a turnê “Circulação Marinho Lima” - websérie de seis vídeos que teve lançamento em 2 de julho, pelo canal oficial do músico no YouTube. Integralmente gravada no palco do Teatro da Aliança Francesa de Brasília, a novidade musical terá próximos episódios formatados em pockets shows nos dias 16, 23 de julho e 6 de agosto, sempre às 19h.

Os VTs são fragmentos do show completo do músico que seria apresentado de forma presencial neste ano, mas com a pandemia foi adaptado numa versão on-line. O projeto conta com a coordenação do músico Nelson Latif e participação do Trio Baru, que há 15 anos tem representatividade na música nacional e internacional. É formado por três músicos brasileiros: Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves – todos com carreiras consolidadas. Participam de alguns dos VTs da circulação os músicos Dada Nunes (acordeon) e Dennes Souza (contrabaixista) – também expressões na música brasiliense.

As produções audiovisuais têm como apelo um repertório bem variado e com as principais influências de Marinho Lima. São releituras de grandes compositores da MPB e algumas de suas canções autorais. “Em palco, somos praticamente um quarteto e fizemos uma nova roupagem para grandes sucessos da música brasileira que estão no meus CDs e DVDs, bem como no meu repertório ao longo da carreira. Quanto às minhas composições fizemos uma seleção criteriosa e escolhemos seis delas”.

O músico diz que o projeto foi a saída encontrada para driblar a falta de shows e de espaços para as apresentações presenciais. Ele acredita que a pandemia vai permanecer por algum tempo e tem apostado nos meios digitais para propagar o seu trabalho e estar mais próximo do público. “Sabe-se lá quando nós artistas teremos condições de realizar um show seguro. Por isso, estamos adaptando nossos projetos para podermos realizá-los de forma segura. Não vou me sentir à vontade de fazer um show com pessoas aglomeradas tão cedo”, comenta.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Veia nordestina no compasso brasiliense

Cantor, compositor, músico violonista e produtor cultural, Marinho Lima reúne uma vasta experiência com quase 30 anos de atividade profissional e há 35 anos em contato com a música. O artista é piauiense de origem, mas vive em Brasília desde os 10 anos e por isso garante que toda efervescência cultural da capital do país está na sua identidade musical.

A herança da música está na raiz familiar. Foi seu pai, também músico, quem trouxe os primeiros estímulos para ele na infância, quando passou a estudar violão, aos 11 anos de idade. Um contato preliminar que ele define como de “brincadeira”. Mas com o tempo, a tendência musical como expressão profissional foi tomando forma e abrindo oportunidades. O primeiro contato que o trouxe a certeza de seguir esse caminho foi um festival de música, no ano de 1984. “Amo festivais e participei de muitos. Foram eles que me inseriram inicialmente na música e depois passei a atuar na noite, nos bares e festas”, conta.

Marinho revela que suas influências musicais têm apelos regionais, do xote ao rock, com passagem pelo samba e pagode. Nomes como Fagner, Oswaldo Montenegro, Djavan, Geraldo Azevedo foram essenciais na sua formação artística. Atualmente, ele garante que é bastante eclético, tem descoberto novas tendências musicais e se rendido à música baiana, mas procura fugir das produções muito comerciais.

Na sua discografia constam 2 CDs e 2 DVDs gravados, todos autorais: (CD Olhos de Lelís | 1999/2000), (CD Balé das Flores | 2011), (DVD Seu Francisco | 2012) e (DVD Marinho Lima 25 anos | 2015/16), além de várias produções musicais. Para ele, todo músico tem que fazer, pelo menos uma vez na vida, a produção do seu CD. “É essencial ao músico conhecer o que um estúdio pode oferecer à sua música. É um processo muito gratificante”.

Trio Baru

O grupo celebra o encontro de três músicos que dedicaram toda a carreira à música instrumental brasileira. Os violonistas Nelson Latif e Bosco Oliveira atuaram em palcos bem distantes nas duas últimas décadas. Bosco no Brasil e Latif na Europa, mas cada um seguindo uma trajetória. Latif encontrou no Choro sua principal referência; Bosco, na música flamenca. Ambos têm formação acadêmica em violão erudito. Já o percussionista carioca, Sandro Alves, é conhecido por unir ritmos tradicionais brasileiros com influências modernas.

Os três fazem parte da boa safra de instrumentistas brasileiros desde a década de 80 e podem ser vistos com mais frequência em palcos de Brasília, cidade de Bosco. O paulistano Nelson Latif, no trio desde 2002, nos últimos anos tem-se dividido entre a Europa e o Brasil.

Em 2011, o trio gravou o CD Alma Brasileira. Nos concertos de lançamento do álbum, os músicos prestaram um tributo aos grandes compositores brasileiros, performance que se manteve em várias turnês, projetos e parcerias como essa com o músico Marinho Lima.

O que: Websérie musical de Marinho Lima com participação de Trio Baru

Quando: próximos episódios - 16, 23 de julho e 6 de agosto, sempre às 19h

Transmissão: pelo canal do YouTube do artista:

Links dos episódios já disponibilizados:

Episódio 1:

Episódio 2: