2º Módulo do Curso “Benzer e Bendizer” acontece neste domingo (27)
2º Módulo do Curso “Benzer e Bendizer” acontece neste domingo (27)
...

Lançado neste ano, sob a coordenação do arquiteto e escritor Carlos Solano, o encontro reúne convidados como benzedeiras e pessoas envolvidas com os ritos e práticas de bênçãos populares de diversas regiões do país. Neste segundo módulo, será dado um destaque para a visão dos povos originários

Belo Horizonte (MG), 23 de maio de 2021 – A prática de “Benzer e bendizer”, tradição na cultura popular brasileira transmitida através das diversas gerações e credos, é tema de novo curso promovido pelo arquiteto Carlos Solano. O segundo módulo da capacitação será oferecido no próximo domingo, 27 de junho, das 17 às 19 horas, pelo canal do Youtube e conta com convidados especiais.

Nesta edição, além do idealizador do curso, Carlos Solano, os participantes terão contato com o arquiteto e litopuntor, Welton Santos de São Paulo, SP (a litopuntura é um sistema de acupuntura da terra que, mediante a inserção de grandes pedras em pontos especiais do terreno, efetua um tratamento de paisagens e casas); os raizeiros Neide da Silva e Ilton da Silva da Casa de Ervas, Pirenópolis, GO; a arquiteta e artesã Débora Dalsasso, de Florianópolis (SC), que pesquisa a cultura indígena, e Sonia Café, escritora formada em Letras pela UFBA. Dentre seus livros, \"Meditando com os Anjos I e II\", \"O Livro das Atitudes\", \"Transformando Dragões\", há bestsellers nacionais que já foram publicados em espanhol, inglês e alemão. Também participarão representantes de tribos indígenas como Adriana (Korã) do povo Karirí-Sapuyá de Jequié-BA; Cirino Hi\'a\'u Urébété e Márcio Wabuwa da Aldeia A\'uwẽ Xavante São Brás, Terra Indígena São Marcos/MT e (Fátima Moreira) Taqua Poty\'y e (Augustinho) Werá Tukumbó da Aldeia Guarani Yynn Moroti Wherá (Águas Belas que Brilham) de Biguaçu, Santa Catarina.

Para Carlos Solano, idealizador do curso, benzer é arte do cuidar, um hábito enraizado nas diferentes localidades do Brasil que permanece vivo. “É a voz das nossas avós, é o saber ancestral do nosso povo, uma joia da nossa cultura popular”, destaca. Nesta edição, o arquiteto procurou apresentar diferentes manifestações desta arte milenar, reunindo saberes populares com novas vertentes de estudos e práticas e o saber do povo indígena, que valoriza a natureza e os ensinamentos através das gerações. A proposta do curso é revelar um pouco da benzeção no cotidiano. “Todos podem benzer e bendizer”, afirma o arquiteto.

Carlos Solano desenvolve estudos e vivências para resgatar práticas, hábitos e heranças de povoados distintos e, em sua trajetória profissional, estreitou uma conexão definitiva com a cultura popular. Esse trabalho o aproximou de pessoas que vivem em vilarejos, comunidades afastadas do ambiente urbano e o fez descobrir a sabedoria de pessoas de mais idade que ainda moram distantes dos grandes centros. O arquiteto é profundo conhecedor e propagador dos tradicionais cuidados com a casa, as proteções, os cantos, receitas e as bênçãos.

Terceiro módulo
O curso continua no mês de julho e acontecerá no dia 25/7, das 17h às 19h e neste encontro, o ato de benzer vai trazer as bênçãos para situações específicas, como as costuras, os “cortes”, os grãos, os anéis, entre outros.

Cada participante do curso receberá pelo correio um exemplar do último livro do arquiteto Carlos Solano “Os Conselhos de dona Francisca” – 40 cartas que ajudam nos altos e baixos da vida, uma espécie de oráculo das avós.

Sobre Carlos Solano
É natural de Bela Vista (MS), mas vive desde criança em Minas Gerais. É autor dos livros Casa Natural (Edição do Autor/2014), que partilha receitas de cuidados com a casa do ponto de vista da cultura popular (volume I) e terapias ambientais (volume II); Casa Nossa De Cada Dia (Editora Laszlo/2016), no qual mostra seus projetos de arquitetura e os aprendizados de cada um, acessíveis ao público em geral. Ainda publicou o livro FengShui / KanYu – Arquitetura Ambiental Chinesa (Editora Pensamento/2000) e, em parceria com a paisagista Sandra Siciliano, o livro Nossas Árvores – O Resgate Do Sagrado, em 2015. Ele também foi colunista da revista Bons Fluídos (Editora Abril/Caras) por 10 anos.

É idealizador e coordenador do Seminário Internacional de Feng Shui, do encontro online “Prosas da Casa” e de outros projetos.
Mais informações pelos canais do arquiteto nas redes sociais:
Facebook (facebook.com/arquitetocarlossolano/)
Instagram (@carlos.solano.arquiteto)

O que: Curso Online “Benzer e bendizer”
Datas: 27/6/2021 - domingo
Horário: 17h às 19h
Contato para inscrições: andreiaruizterapiasdacasa@gmail ou pelo WhatsApp (16) 98100 2479
OBS. O curso será transmitido ao vivo pelo canal YouTube.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada