E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto ganha novo formato
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Biblioteca da Fundação
Biblioteca da Fundação

Manutenção e modernização do local foram viabilizadas através de edital (ProAC Editais 17/2020) que visa a adequação do espaço cultural da entidade

Ribeirão Preto (SP), 19 de maio de 2021 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, terá um novo espaço multicultural para a realização de eventos culturais. A remodelação e modernização do anfiteatro e da Biblioteca das Artes, presentes no espaço, serão viabilizadas através do Edital ProAC Nº 17/2020 e devem ser concluídas até o final do ano. Através de obras de manutenção e reformulação dos dois ambientes, a entidade poderá, em breve (e assim que atividades presenciais forem autorizadas), sediar os tradicionais encontros culturais e também atividades como cursos, oficinas, lançamentos de livros, entre outros.

A instituição, que realiza diversas atividades culturais, entre elas a FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão), criou em 2015 um espaço voltado para a realização de encontros culturais que concretiza os objetivos da entidade em incentivar a formação de novos leitores, através de ações permanentes com projetos que formam leitores em diferentes linguagens e expressões. “Encontros como os tradicionais Clube do Livro, Núcleo de Contadores de História, Encontro Literário dos Médicos Escritores, Salão de Ideais com autores convidados, entre outros, sempre foram realizados na sede da entidade”, recorda a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.

Desde março do ano passado, com as novas medidas de distanciamento e isolamento social, os encontros estão sendo realizados via plataforma Zoom (sala virtual) e também pela plataforma virtual da entidade e suas redes sociais. Com isso, a programação mensal promovida pelo projeto 40tena Cultural e de outros projetos neste período começou a atrair participantes de outros estados do Brasil e até de outros países.

“A modernização do espaço tem por objetivo possibilitar que a entidade volte a atender presencialmente o público, após o controle da pandemia causada pelo Coronavírus. Enquanto isso, seguiremos o trabalho cultural transmitido pelo meio online e manteremos os protocolos de saúde que garantem a segurança do público e equipe”, explica Dulce Neves.

Mudanças

A Biblioteca das Artes, montada em 2017 com acervos doados, em especial livros de autores da cidade de Ribeirão e região, será adaptada e ganhará um novo layout, nova pintura e aquisição de estantes e comunicação visual adequadas. O espaço abriga atualmente cerca de 5 mil títulos e mantém seu projeto de doação de livros. “A entidade efetuará ainda a compra de livros para compor um acervo com títulos importantes da literatura brasileira e internacional, principalmente para o público infantil e infantojuvenil”, destaca a presidente da Fundação.

A equipe da Fundação do Livro e Leitura se prepara para a futura liberação das atividades presenciais através dos decretos municipais. A entidade informa que a partir do momento que a agenda cultural for permitida, manterá um rígido controle na manutenção dos serviços básicos do protocolo de saúde, como a disponibilização de materiais para higiene pessoal, álcool em gel e líquido para limpeza, locais para descarte de lixos com tampa e pedal, placas informativas na parte interna e externa com orientações como o uso de máscaras, distanciamento necessário e limite de pessoas por espaço, além da contratação de agentes de limpeza para higienização dos locais antes e após as atividades culturais apresentadas.

O espaço multicultural da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto fica na Rua Professor Mariano Siqueira, nº 81, no bairro Jardim América, em Ribeirão Preto. Todas as atividades que realiza são gratuitas e abertas à população.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada

(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Jurídica  Política  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.