Unimed Ribeirão Preto chega aos 50 anos se lançando ao futuro
Diretoria atual -  Moysés de Oliveira Lima Filho (vice-presidente), Gustavo Ribeiro de Oliveira (presidente), Juvélcio Peixoto (diretor financeiro) e Julio Paim (CEO - diretor geral da Unimed
Diretoria atual - Moysés de Oliveira Lima Filho (vice-presidente), Gustavo Ribeiro de Oliveira (presidente), Juvélcio Peixoto (diretor financeiro) e Julio Paim (CEO - diretor geral da Unimed

Oitava unidade a ser criada em todo o País, no ano de 1971, cooperativa médica reafirma compromissos com a ética, a transparência e a responsabilidade, e projeta consolidação do crescimento para as próximas décadas

Ribeirão Preto (SP) - Maio de 2021 - “A paixão de cuidar da vida das pessoas com respeito, acolhimento e amor”. Essa é hoje a tônica da missão da Unimed Ribeirão Preto, cooperativa médica do interior de São Paulo que foi fundada em 1971 e completou 50 anos no dia 30 de abril. Um marco histórico, de excelência em prestação de serviços em saúde e de participação ativa nas comunidades onde a entidade está inserida.

A instituição foi criada durante reunião realizada no Centro Médico, então localizado na região central da cidade, na rua Tibiriçá, 481. Formada inicialmente por 162 médicos, é a Unimed de número 8 no Brasil, criada apenas quatro anos após a primeira cooperativa da marca, implantada em Santos. Neste meio século de vida, construiu Em Ribeirão Preto e região uma história pautada por valores como ética, transparência e responsabilidade. Hoje, reúne um corpo clínico de excelência composto por 941 médicos que prestam atendimento a mais de 150 mil clientes. A cooperativa conta também com 1.200 colaboradores. São técnicos, enfermeiros, corpo administrativo e profissionais especializados de áreas multidisciplinares que ajudam a escrever, dia após dia, essa história.

Alta performance
Para o atual presidente, Gustavo Ribeiro de Oliveira, o principal diferencial que o sistema Unimed Ribeirão Preto adquiriu ao longo de seus 50 anos é a qualidade de sua prestação de serviços, que por sua vez está conectada aos atributos de excelência e expertise do corpo clínico. “Concentramos um grupo de médicos de alto nível, isso gera uma assistência de qualidade, que acabou sendo o grande referencial da nossa marca”.

Para o CEO – diretor geral, Julio Paim, o respeito pelas pessoas sempre foi um dos grandes pilares da história da Unimed Ribeirão Preto, a começar pelos médicos. “Foi permitir ao médico o exercício digno e ético da medicina, sem exploração econômica. Quando você respeita o sócio, você já tem meio caminho andado. E esse respeito transborda, ele vai ao colaborador e vai ao cliente também”, avalia Paim.

Gustavo Ribeiro avalia o número de clientes da cooperativa como representativo dentro da população das cidades que comporta. Na ótica do atual presidente, esse volume de atendimentos acaba aliviando a assistência do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nós absorvemos uma parte destes clientes e proporcionamos uma medicina de alto nível, chegando a estabelecer exemplos para o mercado”.
Segundo ele, o maior desafio que a cooperativa aprendeu a driblar nestas cinco décadas é entregar uma medicina de boa qualidade com o custo controlado. “Como concorremos com outros convênios, o ajuste assertivo do custo é fundamental para mantermos nossa competitividade. Essa é uma instigante meta da cooperativa”, explica. Para isso, a instituição tem investido nos últimos anos em uma rede própria, visando aumentar a sua eficiência e capacidade de atendimento e não abre mão de promover a qualificação dos seus profissionais. O objetivo é a busca contínua pela excelência e aprimoramento do atendimento.

Investimentos consolidados

Outro avanço da Unimed Ribeirão Preto foi ter construído o próprio hospital, no ano de 2016, que se tornou referência na área de saúde brasileira. Trata-se de uma das mais modernas e completas estruturas hospitalares do Brasil. O Hospital Unimed Ribeirão Preto se destaca não só pela estrutura moderna, mas principalmente por oferecer ao município e à região um novo conceito em hotelaria hospitalar de alta complexidade, que proporciona aos clientes os mais modernos e avançados recursos tecnológicos para diversas áreas. E, acima de tudo, por contar com uma equipe de médicos das mais variadas especialidades, altamente capacitados e reconhecidos por sua experiência, bem como os profissionais de enfermagem, técnicos e administrativo qualificados.
No início de março deste ano, já como diretriz estratégica dos 50 anos, a diretoria executou parte de seu plano de expansão e deu início às obras para implantação da segunda torre do hospital. Quando esta etapa estiver totalmente concluída - a previsão é de 30 meses para as obras -, o hospital terá condições de duplicar sua capacidade de atendimento e de oferecer novos serviços com ampliação de UTI adulto e implantação de UTI infantil e neonatal.

Além de impulsionar um salto durante os 50 anos de atuação da Unimed em Ribeirão Preto, a ampliação ocorreu três anos antes do previsto originalmente. Com a nova torre, o hospital passará de 138 para 270 leitos. Nessa nova edificação funcionará a Unidade Materno Infantil.
Além disso, a Unimed investiu recentemente em estrutura própria com a inauguração de seu Laboratório de Análises Clínicas e, logo no início da pandemia do novo Coronavírus, no ano passado, estruturou o CAC – Centro de Atendimento Coronavírus 24 Horas para realizar o atendimento dos clientes adultos com sinais de sintomas relacionados ao Covid-19. Ambos serviços foram instalados na avenida Nove de Julho, no Higienópolis, em posição geograficamente estratégica da cidade.

Com investimentos em todo esse aparato de estrutura, a cooperativa médica também injetou aportes em recursos de inovação e tecnologia. A atual diretoria anuncia que este é um dos focos prioritários de sua administração para os próximos anos.

Projeções para o futuro
Crescimento é a palavra chave do ano em que a Unimed completa bodas de ouro de atuação. A meta da cooperativa médica é avançar no mercado de forma sistêmica, como tem desempenhado nos últimos 20 anos, ou seja, o desenvolvimento foi traçado pensando no todo. “A nossa estrutura inteira cresceu: em números de cooperados, colaboradores e expandimos muito as estruturas físicas. Tivemos um desenvolvimento inicial nos primeiros 30 anos, que foi projetado numa curva ascendente. Já os últimos 20 anos apontaram uma estabilidade, que foi quebrada há três anos, quando voltamos a crescer em ritmo acelerado”.

A previsão da empresa é continuar tendo um crescimento exponencial. “A população tem um limite de pessoas que aderem a plano de saúde, então a nossa previsão é de chegar em 200 mil clientes talvez nos próximos anos, o que pode ocorrer brevemente. Esse avanço vai impactar nas nossas estruturas físicas, equipamentos e nos recursos humanos”, apresenta o presidente.

Segundo o CEO – diretor geral da Unimed Ribeirão Preto, Julio Cesar Paim Julio Paim, as ações estratégicas dos 50 anos serão marcadas por acontecimentos marcantes. O primeiro deles são as obras já iniciadas de um Edifício Garagem no Hospital da Unimed Ribeirão Preto, que terá três andares de estacionamento e mais dois para transferência de todo seu corpo administrativo. A previsão é que as obras sejam concluídas ao final de seis meses.

Quanto às obras da segunda torre do hospital, o cronograma estratégico está respeitando todas as suas fases de conclusão. A remodelação e ampliação da UTI do hospital é também uma das prioridades, ainda para 2020.

Além disso, as obras do Centro de Atenção à Saúde Unimed em Sertãozinho seguem seu cronograma e deverão ser concluídas no prédio da antiga Faculdade Semar em breve. O novo espaço vai incrementar a oferta de serviços de urgência e emergência 24 horas na cidade, ambulatório, consultórios médicos, além de centro de diagnóstico de imagem e laboratório de análises clínicas.
A cooperativa também oficializa a criação de um novo Centro de Reabilitação Adulto e Infantil, no Boulevard. O espaço vai possibilitar uma média de 2.800 atendimentos por mês, dobrando sua capacidade atual.

“Os avanços que nós tivemos nos últimos cinco anos vêm para coroar a resiliência e a força da cooperativa, além de nos preparar para as próximas décadas. Hoje, estamos estrategicamente posicionados sem ter perdido a nossa missão do cuidado e da ética, de ser uma empresa que tem o calor humano na sua essência. Conseguimos prosperar sem fazer da medicina uma mercadoria, mas com muita responsabilidade de administração. Assim, estamos pavimentando um caminho brilhante para as próximas décadas, sem dúvida alguma”, projeta o CEO Julio Paim.

Editorias: Feminina  Internet  Masculino  Saúde
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada