E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




40tena Cultural abre agenda de maio com bate-papo sobre literatura e HQs
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Fido Nesti, Ariovaldo Alves e Rodrigo Rosa
Fido Nesti, Ariovaldo Alves e Rodrigo Rosa

Nesta terça-feira (4/5), os ilustradores Fido Nesti e Rodrigo Rosa conversam em live da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canais da instituição

Ribeirão Preto (SP), 03 de maio de 2021 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove nesta terça-feira (4/5) o bate-papo “Literatura e HQs”, com os ilustradores Fido Nesti e Rodrigo Rosa e mediação de Ariovaldo Alves, bibliotecário do SESC Ribeirão Preto. A transmissão (ao vivo) acontecerá pelo Instagram, Youtube e plataforma digital da Fundação http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/.

Filho de publicitário, Fido Nesti conta que sempre ganhou materiais para desenhar durante a infância e tornou-se fã, desde pequeno, de histórias em quadrinhos como “As Aventuras de Tintim”, “Asterix e Obelix” e outras. “Eu ganhava revistas estrangeiras, com referências europeias, que na época eram difíceis de se encontrar nas bancas. Desde muito cedo, eu já desenhava e fazia minhas próprias histórias em quadrinhos”, revela o ilustrador que trabalha com ilustração e quadrinhos há mais de 30 anos. Seus desenhos podem ser vistos no jornal Folha de S. Paulo e na revista New Yorker, assim como em capas e livros de várias editoras, incluindo a Companhia das Letras. Ilustrou “Os Lusíadas em Quadrinhos” (Peirópolis, 2006), “A Máquina de Goldberg” (Quadrinhos na Cia., 2012) e “1984” (Quadrinhos na Cia., 2020).

Fido afirma que muitas pessoas não consideram as revistas de HQ como uma categoria de literatura. Mas para ele, essas histórias têm características únicas e elementos tanto da literatura como de outras expressões culturais, como por exemplo, o cinema e artes plásticas. “Fico na dúvida em afirmar fielmente se é literatura, já que há muitos quadrinhos com mais textos do que figuras, que podem ser chamados de livros ilustrados. Mas, cada linguagem tem suas características próprias”, explica.

Outra polêmica acerca dos quadrinhos comentada pelo ilustrador é a ideia de que as histórias de HQ são ingênuas, destinadas apenas ao público infantil. Ele considera que este tipo de pensamento no Brasil não deveria acontecer mais, já que o gênero está consolidado para todos os públicos. “São nichos que foram se consolidando, com histórias autorais, adultas e, agora, existem para todos os gostos. Quem ainda tem esse preconceito é que ainda está bem desinformado”, afirma Fido. O ilustrador aponta como referência os quadrinhos da França, que se tornaram tradicionais na Europa e têm respeito do público.

O outro debatedor do encontro, Rodrigo Rosa, é cartunista, ilustrador, quadrinista e jornalista formado pela PUC/RS. Também começou cedo na profissão, a partir dos 14 anos, com tiras no jornal “Oi! Menino Deus I”. Ex-integrante da Editoria de Arte do jornal Zero Hora, é também ilustrador de livros infantis, cartunista e chargista colaborador de jornais e revistas nacionais. Possui mais de 20 prêmios em salões de humor no Brasil e no exterior. É conselheiro da SIB (Sociedade Ilustradores do Brasil) desde 2004; quadrinista, autor das adaptações “Os Sertões, a Luta” (de Euclides da Cunha, com roteiro de Carlos Ferreira); “Dom Casmurro” (de Machado de Assis, com roteiro de Ivan Jaf); “O Cortiço” (de Aluísio Azevedo, com roteiro de Ivan Jaf), “Grande Sertão: Veredas” (roteiro de Guazzelli, entre outros e de Kardec (roteiro de Carlos Ferreira). Desde 2016, ao lado de sua esposa, a editora Ivette Giraldo, fundou a Figura Editora. Esse trabalho vem se destacando na publicação de quadrinhos e livros ilustrados no Brasil.

Rodrigo Rosa também teve contato com o mundo da ilustração ainda menino e acredita que o desenho é a primeira forma de comunicação da criança com o mundo, antes mesmo dos aprendizados da escrita e da fala. A sua experiência vem de um processo, que ele considera muito natural, com a demonstração inicial de seu dom para desenhar, mas que com o tempo, foi aprimorado por meio
de estudos e da relação com pessoas que contribuíram para sua carreira.

“Na minha família tive muita influência do meu pai que foi por muito tempo artista publicitário e trabalhou em diversas agências. Eu o via trabalhando em casa e foi ele quem me deu as primeiras lições e técnicas de desenho”, conta. Foi seu pai também que o propiciou a conhecer muitas pessoas do meio, como publicitários, cartunistas e artistas de referência.

Rodrigo afirma que começou a ler muito em função dos quadrinhos. “O interesse pela leitura veio pelo fascínio da imagem junto com o texto”. Ele se lembra de grandes autores e clássicos que conheceu através de histórias de quadrinhos, tal como Jorge Luís Borges, já que o quadrinista Hugo Prate fazia histórias inspiradas no autor. O cartunista diz que, no seu caso, os quadrinhos os levaram até a literatura, mas acredita que o interesse pelas duas expressões artísticas pode acontecer também de formas independentes.

SERVIÇO
Bate-papo “Literatura e HQs”
Com os ilustradores Fido Nesti e Rodrigo Rosa, e mediação de Ariovaldo Alves.
Data: 4 de maio (terça-feira)
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram, plataforma digital e Youtube (@fundacaolivrorp, http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 100 atividades e interagiu com mais de 35 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro, Nadine Barros Ramalho.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.