Empoderamento é um dos temas das “20h de Literatura” nesta quinta-feira (17)
Cesar Nunes

Para comemorar os 20 anos da FIL – Feira Internacional do Livro, que neste ano não pôde ser realizada em função da pandemia do novo Coronavírus, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com o SESC SP e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, realiza o evento “20 Horas de Literatura”. O evento teve início na segunda-feira (14/9) e vai até a próxima sexta-feira (18), das 18 às 22h. Durante toda esta semana, o ciclo de palestras reúne autores, educadores, jornalistas e intelectuais do cenário brasileiro para um encontro totalmente online com discussões e debates sobre 20 palavras que foram destaques nas últimas duas décadas. Nesta quinta-feira (17/9), penúltimo dia, o evento traz nomes importantes no cenário ativista, entre eles, a escritora Amara Moira, que estará no palco do Theatro Pedro II falando sobre empoderamento. A transmissão é online pelo novo canal da entidade: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

A programação do dia começa às 18h com o tema “Empoderamento”, com Amara Moira, escritora, professora de literatura, travesti e feminista. Ela foi a primeira mulher trans a obter o título de doutora com o seu nome social pela Universidade Estadual de Campinas, em 2018. Já participou de palestras no famoso TED Talks e de programas como Café Filosófico, da TV Cultura. Também já lançou dois livros: “E se eu fosse puta”, de 2016, e “Vidas trans: a coragem de existir”, de 2017, em co-autoria com João Nery, Márcia Rocha e T. Brant, prefaciado por Laerte Coutinho e Jaqueline Gomes de Jesus. No ano passado, Amaira Moira participou de um Salão de Ideias na 19ª Feira do Livro de Ribeirão Preto e foi sucesso de público. A conversa terá mediação do animador cultural do SESC Ribeirão Preto, Renato Alves.

Às 19h, o tema abordado será “Resiliência”, com Marlene Trivellato Ferreira, psicóloga e professora titular e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá e membro do IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais. Além de sua experiência como coordenadora de escolas de educação Infantil e fundamental, Marlene tem experiência em Docência, na área da Psicologia Educacional e Escolar, Psicologia do Desenvolvimento, Tratamento e Prevenção Psicológica. A mediação será com a cantora e jornalista Fernanda Marx.

Mais uma vez no palco do Theatro Pedro II, César Nunes estará às 20h para falar sobre “Humanização”, junto com a jornalista e escritora Daniela Penha, que fará a mediação. Atualmente, César Nunes é um dos mais destacados palestrantes e conferencistas em educação no Brasil, doutor em educação pela Unicamp, filósofo, historiador e pedagogo. Atua como professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação, coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA e professor de honra da Univida.

Para encerrar a programação desta quinta-feira, Adriana Silva, curadora do evento e da FIL falará sobre “Disruptura”, às 21h. Adriana Silva é jornalista, educadora, escritora e atuou na Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto por 11 anos – quatro deles como secretária. Hoje também atua como vice-presidente no Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e curadora da FIL. A palestra será mediada por Laura Abbad, pedagoga e mestra em Educação.

O evento é aberto, gratuito e conta com profissionais especializados em tradução e interpretação em Libras.

Música para todos os sentidos

Entre uma palestra e outra, também são transmitidos 20 vídeos, de 2 a 7 minutos, produzidos pelo grupo ALMA - Academia Livre de Música e Artes, sob direção de José Maurício Cagno. São produções artísticas que envolvem música, cinema e teatro e ajudam a dar sentido às 20 palavras selecionadas pela instituição, que movimentaram as últimas duas décadas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DIA 17/9

Debate sobre o termo “Empoderamento”, às 18h
Palestrante: Amara Moira, escritora
Mediação: Renato Alves, animador cultural do Sesc Ribeirão Preto

Debate sobre o termo “Resiliência”, às 19h
Palestrante: Marlene Trivellato Ferreira, psicóloga
Mediação: Fernanda Marx, cantora e jornalista

Debate sobre o termo “Humanização”, às 20h
Palestrante: César Nunes, professor titular de Filosofia e Educação UNICAMP
Mediação: Daniela Penha, jornalista e escritora

Debate sobre o termo “Disruptura”, às 21h
Palestrante: Adriana Silva, escritora
Mediação: Laura Abbad, mestra em Educação e Pedagoga

20 palavras para ressignificar 20 anos

As palestras de 20 autores convidados para falar sobre 20 palavras impactantes para o Brasil e o mundo nas últimas duas décadas têm transmissão ao vivo pela plataforma de conteúdo da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e por suas redes sociais, como Facebook e YouTube. Toda a agenda conta com profissionais especializados em tradução e interpretação em Libras. A programação conta com cinco dias de evento, de 14 a 18 de setembro, com carga horária de quatro horas por dia, sempre das 18 às 22 horas.

Os interessados em participar podem se inscrever pela nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura e após a finalização do evento terão direito a certificados online para impressão pessoal. Para conferir a programação completa do evento, basta acessar os endereços eletrônicos:
Nova plataforma de conteúdo: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Patrocinadores e parceiros

O Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Sesc SP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam 20 horas de Literatura. O evento tem Patrocínio Ouro das empresas: Alta Mogiana, GasBrasiliano, Gs Inima Ambient, São Francisco; Patrocínio Prata: Savegnago Supermercado; Patrocínio Bronze: Passalacqua. Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e RiberFoods; Patrocínio: ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, São Martinho e Tanger. Tem como Instituição Cultural o SESC SP – Serviço Social do Comércio e apoio cultural da ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Coderp, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Sicoob Cooperac, Stecar, Grupo Utam e Grupo Via Brasil. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Brasil – Governo Federal.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Ligia de Castro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia