Programação da 40tena Cultural comemora os 164 anos de Ribeirão Preto
Programação da 40tena Cultural comemora os 164 anos de Ribeirão Preto
...

Ribeirão Preto (SP), 15 de junho de 2020 - No próximo dia 19 de junho, a cidade de Ribeirão Preto comemora 164 anos e como forma de celebrar o aniversário, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto preparou uma programação especial para a agenda semanal do projeto 40tena Cultural que vai desta terça (16) a sábado (20). Todas as atividades são gratuitas e serão oferecidas pela internet, respeitando todos critérios de distanciamento e isolamento sociais da pandemia de Coronavírus (covid-19).

Na terça-feira (16), o poeta brasileiro Zack Magiezi abre a semana com uma live no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp), a partir das 19h, com mediação de Bettina Pedroso, do núcleo da Instituição. O autor, que explora situações cotidianas com poemas curtos e notas ao estilo das máquinas de datilografia, vai contar um pouco de sua experiência, trazer relatos sobre seu trabalho e repercussão na internet.

Magiezi tem mais de 1 milhão de seguidores e começou a escrever e divulgar poemas pelo Instagram no final de 2013. De lá para cá, sua produção se intensificou com várias ramificações, projetos culturais e um livro autoral. “À princípio no meio de 2013, eu tinha começado a publicar pelo Facebook. Criei uma página anônima que chamava Estranherismo (nome do meu primeiro livro) e comecei a colocar meu trabalho ali. Depois, naturalmente houve uma migração para o Instagram, na medida em que o canal se tornou uma rede de mais fácil acesso”, conta o poeta.

Foi então que ele sentiu a necessidade de adaptar-se. A transformação na sua obra impactou ainda mais os leitores pela forma visual dos poemas. “Essa é uma rede social mais focada no apelo das imagens. Então, comecei a fazer textos datilografados e até hoje continuo com esse mesmo sistema”.

A valorização da antiga máquina de escrever numa mídia social como o Instagram chega a ser um contraponto na visão do poeta. “Engraçado que gerou esse paradoxo de ter a máquina de escrever num lugar tão novo, tão rápido. E foi assim que eu comecei a minha ideia de espalhar os textos”, conta.

Magiezi sempre escreveu como hobby e diz que sua carreira como poeta foi acidental. Antes, era administrador e nunca tinha pensado na trajetória profissional literária. Sua produção foi ganhando espaço na internet, conforme também percebeu o poder das redes sociais, a força do compartilhamento gerando resultados expressivos. Com o tempo, formou sua rede de leitores. “Teve um dia que foi emblemático: apareceram 10 mil novas pessoas ali no meu perfil. Eu acho que alguém famoso deve ter compartilhado e foi assim que aconteceu”, lembra.

Hoje, Zack Magiezi administra seu perfil profissional sempre trazendo produções inusitadas, o que também atrai um público diversificado e constante na página, que na opinião dele, “tornou-se algo como um livro aberto, uma obra aberta de poemas”, destaca. Além do seu perfil, o poeta atua com um grupo - uma espécie de coletivo: ele e mais dois escritores e uma escritora. Juntos trocam ideias, o que acaba influenciando nas produções que desenvolve individualmente.

Durante a pandemia, o poeta conta que “tem ficado muito produtivo por causa desse encarceramento voluntário”, principalmente porque pode trabalhar em casa. Deste processo criativo, já finalizou um novo livro e começa a pensar em novos projetos.

Mais destaques da agenda
Na sexta-feira (19), aniversário da cidade, às 10h, o professor e fanzineiro, Arnaldo Junior e o escritor e professor Marcio Fabiano ministram uma oficina de cordel sobre Ribeirão Preto. A transmissão será feita pela plataforma de reuniões ZOOM. O link está disponibilizado na BIO do Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: https://us02web.zoom.us/j/82861940667 .

Ao final da tarde, às 17h, a criadora do canal “O Centro é Legal”, Débora Cavalcante, e Rafael Cardoso, também estarão no Instagram da Fundação para um bate-papo durante a live sobre o sentimento de pertencer a Ribeirão Preto. Para encerrar as celebrações, às 19h, Adriana Silva, Gilberto Abreu e Lilian Rosa se reúnem para contar histórias sobre Ribeirão Preto. A atividade também acontece via conexão ao aplicativo ZOOM. Para participar é preciso acessar o link disponível na BIO do Instagram: https://us02web.zoom.us/j/83623588538#success.

Já no sábado (20), às 16h, a bibliotecária e coordenadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão irá mediar o tradicional encontro do grupo. A obra escolhida para o mês de junho é “A Metamorfose”, de Franz Kafta. O livro narra um momento da vida de um caixeiro viajante, chamado de Gregor Samsa, que abandona suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Os interessados em participar deverão acessar o link que está disponibilizado para a plataforma de reuniões ZOOM, no Instagram da Fundação : https://us02web.zoom.us/j/87145201256 .

O projeto
O 40tena Cultural tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento social decretado nas últimas semanas em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações. A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação.
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia