Clube do Livro promove primeiro encontro do ano no dia 25
Clube do Livro promove primeiro encontro do ano no dia 25
...

Ribeirão Preto (SP), 14 de janeiro de 2019 – Programada para o dia 25 de janeiro, a reunião do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto tomará espaço na sede da entidade, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. O encontro terá início às 16h e vai discutir o livro “A Casa dos Espíritos”, com mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão, curadora do grupo. As inscrições já estão abertas ao público e são gratuitas.

O romance que será discutido é da escritora chilena Isabel Allende e foi selecionado tanto por Gabriela quanto pelos próprios integrantes do Clube. É categorizado como romance histórico, narrando a história da família Trueba por quase todo o século XX (todas as suas três gerações). Foi originalmente lançado em Buenos Aires, em 1982, e é considerado como parte do gênero realismo mágico.

Parente de Salvador Allende – presidente derrubado pelo golpe militar chileno de 1973 –, Isabel não fugiu ao latente assunto político. Mesmo que o país de “A Casa dos Espíritos” não seja nomeado, entende-se que é a história do Chile que está ali descrita, em suas turbulências e ditaduras. O livro rendeu até mesmo uma adaptação para o cinema em 1993, com Meryl Streep e Winona Ryder como duas de suas protagonistas.

Qualquer pessoa que se interesse pelo livro ou pelo autor de cada encontro pode se inscrever e participar do Clube do Livro. Para isso, é só ligar para o número (16) 3911-1050, sede da Fundação do Livro e Leitura, ou então enviar um email para: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Calendário anual
O Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A atividade cultural mantém agenda anual, sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão. Os encontros acontecem mensalmente e a lista das obras escolhidas pelo grupo é diversa em temas, gerando debates a cada encontro.

Agenda
Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate dos próximos encontros do Clube do Livro/2020.
25/Janeiro: A Casa dos Espíritos, Isabel Allende
29/Fevereiro: O Colecionador, John Fowles
21/Março: O Quinze, Raquel de Queiroz
18/Abril: Abril Despedaçado, Ismail Kadaré
16/Maio: Há quem prefira urtigas, Junichiro Tanizaki
06/Junho: Um rio chamado tempo, uma casa chamada Terra, Mia Couto
18/Julho: Noite, das mil e uma noites, Naguib Mahfouz
22/Agosto: Do amor e outros demônios, Gabriel Garcia Marques
19/Setembro: A Metamorfose, Kafka
24/Outubro: A redoma de vidro, Sylvia Plath
21/Novembro: As Brasas, Sandor Marai
12/Dezembro: Primeiro Amor, Ivan Turgueniev

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Nesta 20ª edição, a feira torna-se internacional e recebe nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), com o tema “20 anos depois e agora?\" e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

O que: Clube do Livro
Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 25 de janeiro/2020
Horário: 16 h às 18h
Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.
Informações e inscrições: (16) 3911-1050
Obs. Evento aberto e gratuito.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Lígia de Castro, Gabriel Todaro, Nadine Barros de Carvalho e Juliana Castro.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada