|
... |
Conscientizar a população para a importância de criação de hábitos como descartar no lugar correto pilhas e baterias; recolher lacres de alumínio para, posteriormente, reverter em aquisição de cadeiras de rodas. Essas duas ações estão em desenvolvimento na Una Lafaiete, instituição integrante do Ecossistema Ânima Educação, por meio do Projeto Engineering Lab e conta com a participação dos alunos dos cursos de Engenharia da instituição.
“É importante destacar que esses projetos foram pensados como uma maneira de integrarmos, ainda mais, os nossos estudantes e a população. Ao mesmo tempo, estamos criando uma consciência de que é possível, com pequenas ações como jogar no lixo correto as pilhas e baterias, contribuirmos com um meio ambiente mais saudável”, ressalta Joyce Rezende, orientadora do Engineering Lab e professora dos cursos de Engenharia da Una Lafaiete.
Para que a comunidade local possa fazer o descarte de pilhas e baterias, evitando assim danos à saúde e ao meio ambiente, pois são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, a Una Lafaiete disponibiliza a partir de agora, na entrada do campus, um dispositivo de coleta desses materiais.
“Vamos recolher todo esse material que será depositado em um local correto e encaminharemos para a Ascol (Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Conselheiro Lafaiete), assim estaremos oferecendo nossa contribuição para preservarmos o meio ambiente”, ressalta a professora Joyce Rezende.
Ponto de coleta de lacres
A Una Lafaiete também é ponto de coleta de lacres de alumínio. Em parceria com a Ecotres- Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos e o Projeto Lacre Solidário da Loja Maçônica de Conselheiro Lafaiete, a instituição de ensino mobilizou um dispositivo para o recolhimento de lacres de latinhas de alumínio.
Essa ação faz parte do Engineering Lab Lafaiete, projeto ligado ao Ânima Hub. “A população e a nossa comunidade estudantil trabalharão neste mesmo objetivo que é, por meio de um projeto simples, o recolhimento de lacres de latinhas, ajudar entidades que necessitam de cadeiras de rodas”, explica a professora Joyce Rezende.
Os dispositivos para recolhimentos de baterias e pilhas e de lacres de alumínio estão instalados na entrada do campus, cujo horário de funcionamento é das 14 h às 22 h.
Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.
Una, sua parceira de vida. Quer saber mais sobre a Una, acesse: http://www.una.br
https://instagram.com/unaitabira
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de \'Transformar o Brasil pela Educação\', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil.
Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.