EMCANTAR & Convidados celebram 2020 com show especial

Dia 19 de dezembro, sábado, às 19h, no canal EMCANTAR YouTube.

É hora de convidar os artistas e amigos para celebrar o encerramento de 2020! Um ano atípico, que exigiu coragem e determinação de todos, e por isso merece ainda mais ser cantado e celebrado para fazer lembrar: “todos juntos (ainda que online) somos fortes”.
Então, neste próximo sábado, 19 de dezembro, às 19h, você também está convidado para este grande encontro celebrativo com Grupo EMCANTAR & Convidados.
“Temos muito o que comemorar neste fim de ano, afinal fomos verdadeiros guerreiros da arte e da cultura e esse encontro irá simbolizar isso, nossa gratidão e esperança partilhadas com quem dividimos a jornada. Para isso, convidamos artistas muito especiais para nós e para a nossa cultura: o cantadô, Luiz Salgado, e o Grupo Trem das Gerais, com uma trajetória inteira dedicada à cultura popular; Kayami Satomi, do Grupo UDI Cello Ensemble e uma referência para toda classe artística; e André Salomão, com seu belo trabalho autoral na MPB, parceiro de muitos anos do EMCANTAR. A maioria do repertório será de canções autorais, numa mistura de ritmos e interpretações, e claro muita emoção especialmente porque vamos celebrar a vitória que foi 2020”, diz Maíra Ávila, artista e coordenadora de comunicação do EMCANTAR.
Nos últimos meses, o Grupo EMCANTAR realizou, com muito profissionalismo, algumas das lives mais encantadoras da internet, com os espetáculos online e gratuitos “Prosa e Cantoria”, “A Nova Estória da Dona Baratinha”, “A Lua por Testemunha”, “Entredentes”, além do lançamento do livro Pedagogia do Encantamento. Para 2021, o Grupo já prepara novidades, com mais um espetáculo inédito que deve estrear no início do ano. Para saber mais, acompanhe @emcantar nas redes sociais.

Conheça mais sobre cada um dos convidados do Grupo EMCANTAR:

Kayami Satomi
Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e diretor do Grupo UDI Cello Ensemble, orquestra de violoncelos do Triângulo Mineiro. Por sua distinta formação e repertório exclusivo, o Ensemble foi convidado a se apresentar em importantes festivais e movimentos artísticos no Brasil, contando com quinze estreias mundiais.

Luiz Salgado
Cantadô, compositor do cerrado mineiro, nascido em Patos de Minas (MG), tem cinco álbuns lançados. A viola, companheira por mais de duas décadas, dá o tom para a folia de reis e o congado, tradições populares brasileiras que permeiam a vida do artista.

André Salomão
Músico e compositor, formado em Canto pela Bituca - Universidade de Música Popular em Barbacena-MG. Seu primeiro CD \"Planos e Muros\", lançado em maio de 2015, esteve entre os melhores do ano nas listas dos sites Tramp e Embrulhador.

Trem das Gerais
Conjunto musical popular de Araguari (MG), formado pela família Figueiredo. O pai, Adolfo é responsável pela voz e violão, a mãe Vânia pela voz e percussão, os filhos João Paulo pela bateria e Pedro pelo violão. Atuantes em todo Triângulo Mineiro, é um grupo defensor da cultura popular e das características do cerrado mineiro, com vivência na música popular e gosto pela verdadeira cultura do povo mineiro.

EMCANTAR
A Cia. Cultural EMCANTAR surgiu em 1996, quando um jovem de pouco mais de 20 anos e 13 crianças e adolescentes reuniram-se para cantar. Alguns deles estão no grupo até hoje, e se transformaram em artistas, educadores e gestores. Da intuição inicial despertada pelo canto coletivo, o grupo descobriu suas motivações, numa perspectiva de encantamento com o mundo e transformação social por meio da arte. Hoje, a companhia divide suas ações em duas frentes interligadas: o Grupo EMCANTAR (trabalho artístico com espetáculos, discos, etc.) e o EMCANTAR Social (que já realizou mais de 100 projetos socioculturais de formação). O jeito próprio de trabalhar levou à publicação do livro \"Pedagogia do Encantamento\", em 2020. Todo esse movimento tem como norte a visão de \"fazer arte e encantar pessoas\" e a missão de \"promover oportunidades de vivências artístico-culturais possibilitando o desenvolvimento humano, o potencial criativo e o protagonismo\".
*A live EMCANTAR e convidados é apresentada pelo Governo de Minas Gerais e Instituto Algar, por meio do projeto Manutenção EMCANTAR, CA 2018.13609.0058, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e voluntariado. Instituto Algar, 18 anos desenvolvendo pessoas e transformando vidas.

Live EMCANTAR & convidados
Dia 19 de dezembro (sábado) - 19h | EMCANTAR no YouTube

Ficha técnica:
Concepção: Grupo EMCANTAR
Vozes: Ana Lopez, Maíra de Ávila, Marco Aurélio Querubim e Viviane Rodrigues
Músicos: Carlim Ribeiro, Carlos Jr, Ivan Ribeiro
Músicos convidados: Kayami Satomi, Luiz Salgado, André Salomão, Grupo Trem das Gerais
Preparação vocal: Carlos Jr
Sonorização: Ricardo Campos