E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Você cuida dos seus pés?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site


Saiba que a falta de cuidado pode gerar várias doenças. Veja algumas dicas para não ter problemas.

São eles, os pés, que nos aguentam o dia inteiro. Muitas vezes com sobrepeso e apertados em calçados inadequados.
Para tanto, possuem uma anatomia complexa, responsável por funções variadas, como: apoio, equilíbrio, impulso, absorção de impacto e postura.
“Todas estas são funções primordiais para a saúde do nosso corpo todo. E para que os pés as desempenhe precisam estar estáveis, ou seja, com a planta totalmente firme e bem acomodada”. Quem explica é o reumatologista, Carmo de Freitas, que defende o uso de calçados mais adequados.
Isso não significa que ele seja totalmente contra o uso dos sapatos de salto, por exemplo. Ele apenas enfatiza a importância da consciência de que o uso exagerado de calçados inadequados pode acarretar uma série de problemas que vão dos pés ao pescoço, passando por toda a coluna vertebral.
“O tornozelo suporta uma carga de 10 vezes o nosso peso por centímetro quadrado. Se a pisada não for estável, com certeza vai desequilibrar a coluna”, alerta.

Veja as dicas do médico sobre o que evitar:
• Sandálias rasteiras, especialmente as de tira única no meio dos dedos. Sabe quais?Aquelas que dão a sensação de que você está carregando o seu calçado.
• Sapatos de bico fino também não são indicados para uso prolongado, especialmente por quem tem joanetes. Cuidado! Quando os dedos são espremidos pelo formato do sapato, há um agravamento do problema.
O calçado indicado!
“O calçado ideal deve deixar os pés firmes, ser levemente inclinado na parte de trás para não forçar as panturrilhas e não causar cansaço nas pernas, e deve também distribuir bem o peso do corpo, sendo, de preferência, fechado no calcanhar”, orienta Dr. Carmo de Freitas.
Entre os saltos altos, o médico indica os mais grossos com tiras mais largas, que não deixam dedinho saindo para o lado e dão mais estabilidade aos passos.
Outra dica do especialista são as palmilhas de silicone, próprias para sandálias, que dão mais conforto e evitam que os pés fiquem escorregando.

Trate bem os seus pés!
Vinte e seis ossos, dezenas de articulações, ligamentos, músculos e tendões, além da rede neuro-vascular responsável pela nutrição e integração central de todas estas estruturas. Esse é o raio X dos nossos pés que, por menores que sejam, desempenham uma função muito complexa que merece ser retribuída. Que tal, então, mais algumas dicas de como cuidar bem dos seus pés?
• Automassagem nos pés ajuda muito a relaxar e a manter a saúde deles assim como de todo o corpo. Você pode alongar os próprios pés, observar quais pontos estão doloridos e apertá-los de uma forma que não seja tão forte, nem tão suave. Abrir e virar os dedos, além de fazer rotação com os tornozelos.
• Outra dica é fazer um bom escalda pés. Você coloca água morna em uma bacia, pode colocar algumas ervas, um pouco de sal grosso e até algumas pedras no fundo para ter o contato e massagear os pés.
• Procure fazer alongamentos antes e depois de usar o salto alto, movimentando bem a musculatura que fica parada. Um exercício fácil é apoiar a ponta do pé no degrau da escada e forçar o calcanhar para baixo, permitindo que a musculatura da parte de trás da perna seja bem esticada.
Sobre Dr. Carmo de Freitas
Dr. Carmo Gonzaga de Freitas é o pioneiro da Reumatologia no Triângulo Mineiro (MG), co-fundador de um dos maiores complexos hospitalares de Uberlândia, e representante de Minas Gerais e do Brasil em investigações clínicas e laboratoriais, encontros e congressos internacionais. Contato: (34) 3236-8344.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação  
Contato: Michele Borges  
Telefone: 34-32552374-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.