Procurando atividade física completa e divertida?

Conheça, então, o Pole Dance!

O Pole Dance surgiu na Índia no século XII por meio de uma atividade física praticada apenas por homens, chamada de Mallakhamb que significa “homem de força” ou “ginástica do poste”, caracterizada por ser uma yoga executada em um mastro de madeira e com cordas.
Mas, ficou popularmente conhecida como uma dança sensual na qual uma sequência coreográfica é executada com a utilização de uma barra vertical para a realização de “figuras” estáticas e/ou dinâmicas.
“Atualmente o pole possui diversas categorias, sendo o pole fitness a modalidade mais procurada nos studios. O pole fitness é um exercício físico realizado com o auxílio do mastro vertical, utilizando-se técnicas do yoga e da ginástica acrobática, onde o praticante realiza giros e inversões, precisando manter seu corpo suspenso na barra através da força da pegada das mãos ou de alguma outra trava do corpo como as de joelho, perna, axila, cotovelo, etc. Os movimentos podem ser executados isoladamente ou de forma combinada, aumentando o grau de dificuldade do exercício. É, por isso, uma atividade física desafiadora, completa e divertida”, detalha Daniele Temis, instrutora de Pole Dance formada pelo Curso de Capacitação na Modalidade de Pole Dance Wellness pela Faculdade Inspirar, o único reconhecido pelo Ministério da Educação.
O Pole pode ser praticado por todas as mulheres e homens. “Não existe restrições de idade ou peso, a única limitação é para pessoas que possuam hérnia de disco. Na maior partes das vezes, a pessoa olha para uma foto ou vídeo e pensa que é muito difícil, que não tem força para isso. Porém, a evolução é muito rápida. Depois que experimentam, ficam surpresos e admirados”, conta Daniele.

Fortalecimento muscular, flexibilidade e alto gasto calórico
Como toda atividade física o primeiro benefício do Pole é o bem-estar físico e mental. O pole dance e o pole fitness se destacam ainda por proporcionar fortalecimento muscular, principalmente dos membros superiores e do abdômen, ganho de flexibilidade e um alto gasto calórico.
No entanto, a instrutora acrescenta: “O principal benefício que vejo nas minhas alunas é a mudança na autoestima, justamente por ser uma atividade que modifica a postura, melhora a consciência corporal e ainda traz um sentimento de desafio que permite a cada uma provar para si mesma como é possível superar seus limites. Além, claro, de trabalhar a feminilidade, estimulando as alunas a se movimentar de forma sensual e visando uma \"autoseduçao\", onde ela se observa e se admira, compreendendo seu valor.”

Apaixonada por Pole
Em 2012, Daniele Temis foi convidada por uma amiga para uma aula experimental de pole fitness, acreditando que seria só mais uma, já que nunca gostou de nenhuma das atividades físicas tradicionais. Mas desta vez, foi diferente: ela se apaixonou pela atividade. “A primeira aula foi desafiadora, depois comecei a executar os movimentos, a musculatura foi fortalecendo sem que eu percebesse o esforço, o treino é divertido e nada repetitivo. A partir daí, não parei mais, após dois anos de prática de pole comecei a dar aulas, e hoje sou sócia do Studio”, diz.
Daniele já participou de workshops de temáticas diversas como Power Pole, Pole Sensual, Pole Combos e Tricks, flexibilidade, com nomes reconhecidos no país como Grazzy Brugner, Camila Fortunato, Michele Deud, Yagho Fernando e Renata Wilke. Iniciou o curso de Educação Física e em, São Paulo, cursou aulas em outro Studio, com diversos professores estabelecidos na área, vivenciado uma nova forma da prática do pole. Formou-se instrutora de Pole Dance pelo Curso de Capacitação na Modalidade de Pole Dance Wellness pela Faculdade Inspirar, o único reconhecido pelo Ministério da Educação. E recentemente concluiu mais uma capacitação profissional para o nível avançado.
O Flying Studio Pole Dance, do qual é sócia, é o primeiro da modalidade em Uberlândia, fundado pela instrutora Flávia Cardoso, atuante no mercado há 10 anos. Todas as professoras do Studio possuem curso de capacitação profissional e o espaço amplo do local apresenta sete barras, sendo duas de cinco metros de altura e giratórias que permitem exercícios diferenciados. As modalidades oferecidas são: aulas de pole dance, pole fitness, tecido acrobático, flexibilidade e kangoo, além de workshops. Flying Studio Pole Dance fica na Rua das Orquídeas, 296, Cidade Jardim - Uberlândia (MG). Telefones: (34) 99993-6344 / 99197-7316.

Editorias: Esportes
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação