150 crianças da periferia reescrevem suas histórias em Uberlândia

Coração solitário e sombrio
Meteoros de destruição
Num planeta vazio

Escreve Amanda G. (13 anos) após aula sobre Haicais, uma forma de poesia de origem japonesa composta por apenas três versos.

A aula faz parte do projeto social Ideias Incontidas que incentiva a leitura e a escrita literárias, e acontece toda segunda, quarta e sexta na periferia de Uberlândia com 150 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos.

Desse trabalho, resultará um livro de variados gêneros literários escrito pelos participantes do projeto. “Eu nunca imaginei ter um poema publicado em um livro. Eu estou muito animada. Acho que para minha família é uma emoção porque nunca ninguém imaginou que eu iria publicar um livro um dia”, diz Sarah Mariane (12 anos), que durante a aula de Haicais escreveu:

Vejo um passarinho
Que vem do horizonte
Ou de cima de um monte?

Para o arte-educador do projeto, Rafael Michalichem, é surpreendente ver o desenvolvimento dos participantes, o enriquecimento da sua escrita ao longo do trabalho, especialmente em termos de detalhes e descrições. “A produção desses Haicais com imagens tão sensíveis foram um dos momentos mais potentes realizados pelos alunos. São poemas simples mas com uma força poética muito grande”, diz Michalichem, que conduz as oficinas do projeto juntamente com Érika Morais, no EMCANTAR Social.

“Nós trabalhamos com apreciação de obras e ações lúdico-criativas. Na prática, em cada aula levantamos material através de jogos e brincadeiras, apresentamos uma ou mais obras a partir do gênero que estamos investigando com os meninos e então eles produzem, aproximando os materiais que eles levantaram com seus repertórios particulares”, acrescenta Morais.

E a leitura que se pode fazer do trabalho realizado nesse projeto extrapola tempo e espaço, segundo a psicóloga, Maria Augusta Silvestre. “Além de mostrar a competência para a organização das ideias, escrever é, principalmente, ‘mostrar-se’. Neste caso do Projeto Ideias Incontidas, mostrar-se para mim e para os outros. Um exercício importante de colocar-se no mundo e encontrar o seu lugar. Um aprendizado fantástico para ser utilizado em diversas circunstâncias por toda a vida”, analisa Silvestre.

Projeto Ideias Incontidas
Quando: quartas e sextas de 8h30 às 10h30; e segundas, quartas e sextas de 14h às 16h;
Onde: Clube Cesag (Rua Maria Augusta de Morais, número 04, bairro Alvorada).

Realização: Associação EMCANTAR em parceria com Comunidade Casa e Programa Transforma, com patrocínio do Instituto Algar e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o EMCANTAR Social
EMCANTAR Social é um dos braços da Cia Cultural EMCANTAR, fundada há 22 anos. Em suas ações, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados através de mais de 60 projetos regulares de formação em arte e educação, desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural e em escolas da rede pública de ensino, especialmente, em Uberlândia (MG).

Sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e social.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação