Dia das Mães: 30% dos consumidores ainda não decidiram se vão comprar presentes

Se os varejistas tiverem boas estratégias combinadas com bons preços, podem conquistar 30% de consumidores indecisos ainda quando o assunto é comprar presentes para o Dia das Mães neste ano.

O dado é um recorte da pesquisa que o Reclame AQUI aplicou no seu site de 28 de abril a 1º de maio, com a participação de 10,7 mil consumidores sobre a intenção de compra em uma das datas mais aguardadas pelo varejo brasileiro.

Embora ainda haja quem não decidiu, 54% já apontaram que não irão comprar presentes. Destes, 14% apontam a alta dos preços afetados pela inflação como principal motivo - o mesmo de 2022 que fez muita gente também não ter aberto a carteira.

Mas ainda existem 16% que sim, irão presentear. E a tendência, assim como no ano passado, é que a preferência por perfumaria e produtos de beleza e roupas e calçados, juntos, chegue a 54,4% dos consumidores.

Se tiver preço bom, o consumidor vai aproveitar, independente do ambiente de compra. Mas com uma tendência de valorização do comércio local, de bairro: 25% afirmaram que devem comprar em lojas físicas, no comércio do bairro e 36% em lojas online, em sites, e-commerces, marketplaces…

A julgar pelo resultado da pesquisa, os consumidores vivem um cenário econômico, para o Dia das Mães de 2023 muito semelhante ao de 2022. A começar pelo valor do que terá dentro do pacote para as mães: 28% devem gastar até R$ 100 e 41% entre R$100 e R$300, mesma faixa de gasto apontada pelos consumidores na data passada.

Além disso, 47% devem manter o mesmo valor do presente dado em 2022, e 37% pretendem investir um pouco mais este ano.

Quando o assunto é a forma de pagamento, 22% afirmaram que pagarão o presente à vista, no PIX, e 33% parcelado no cartão de crédito. E se não bastasse o presente, 25% ainda pretendem “almoçar fora, em restaurante com a mãe para celebrar a data. Já outros brasileiros, 56%, farão a refeição especial em casa, em família.

Editorias: Economia  Feminina  Negócios
Empresa: 4 PRESS