E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




É primavera! Que tal incluir flores no seu prato?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Embora ainda não tenham ganhado a cena nos lares brasileiros, as flores figuram pratos em restaurantes de alta gastronomia há algum tempo. Elas podem dar um toque às refeições, deixando-as mais atraentes e também conferir sabor e nutrientes a elas, dependendo das características da planta.
Não existe uma forma correta de adiciona-las aos pratos, mas apesar de combinarem com todos os tipos de alimentos, nem todas se dão bem com o cozimento. O ideal é que sejam acrescentadas na finalização dos pratos. Deste modo, tanto o efeito decorativo, quanto a delicadeza aromática das pétalas serão preservados.
“Uma boa dose de criatividade é o ponto de partida para criar combinações que sejam atraentes e despertem o interesse de quem vai degustá-los”, afirma Patrick Ambrogi, docente do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. “Decore pratos quentes e frios, sopas, saladas, molhos e infusões. Flores com cores vibrantes, podem colorir e enfeitar massas de pães, bolos, tortas, biscoitos e sorvetes”, completa.
Normalmente as flores mais neutras, indicadas para todos os tipos de preparo, terão somente um efeito visual. Já as de sabor mais acentuado, devem harmonizar e compor as características dos pratos. Por isso, é necessário experimentar e conhecer o sabor e aroma das flores para acertar em cheio nas combinações.
Entre as mais conhecidas e utilizadas pela culinária, estão o amor perfeito, capuchinha, flor-de-mel, cravina, borboletinha, mini-rosa, borago, kalanchoe, crisântemo, calêndula, camomila, hibisco, lavanda e algumas espécies de orquídeas, além das flores das ervas aromáticas, como as do manjericão, cebolinha, tomilho, alecrim, dill e do coentro.
Mas, atenção!
As flores utilizadas como alimento não devem ser de ornamentação, encontradas em floriculturas ou lojas especializadas em jardinagem, pois o seu manejo requer cuidados especiais para que sejam consumidas sem aplicação de agrotóxicos. Por isso, devem ser adquiridas diretamente de produtores especializados ou ainda nas sessões de saladas dos supermercados. Como são bastante delicadas, devem ser mantidas resfriadas e utilizadas com o maior frescor possível.
“Se puder, cultive-as em casa, garantindo um manejo natural, sem uso de aditivos químicos. Os cuidados são semelhantes aos das ervas aromáticas, porém, cada uma tem características específicas de rega, sol e nutrientes”, conclui o chef.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de \'Transformar o Brasil pela Educação\', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.



Editorias: Alimentos  Feminina  Gastronomia  Masculino  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Anhembi Morumbi  
Contato: Ana Paula Martins  
Telefone: 11-3293-1757-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.