Durante o mês de outubro diversas ações serão realizadas nos câmpus da Instituição como forma de promover o debate sobre o câncer de mama
São Paulo, de outubro de 2019 – O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, representando cerca de 25% de todos os casos de câncer diagnosticado em mulheres. A estimativa é de que sejam registrados 59.700 novos casos até o final de 2019, uma equivalência de 56 casos a cada 100 mil mulheres¹. Diante destes dados, a Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, realizará durante todo o mês ações específicas com o intuito de fomentar nos alunos e na comunidade acadêmica de uma forma geral, a conscientização sobre o problema e a importância do diagnóstico.
A campanha Outubro Rosa teve início no ano de 1990, em um evento chamado \"Corrida pela cura\", que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. A partir de 2008, as iniciativas se tornaram cada vez mais frequentes, uma vez que a campanha tem a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de disseminar dados preventivos e ressaltar a importância do autocuidado.
Para quem pensa que campanha de saúde é só para os alunos dos cursos desta área, a Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda provam o contrário. Anualmente a Instituição abre o calendário de ações com o seu já tradicional “Desfile da Primavera”, realizado em parceria com o centro de Oncologia do Hospital Pérola Byington, que neste ano aconteceu dia 4 de outubro. Para a produção do evento, alunos de diversos cursos da Instituição são convidados a participar, promovendo uma atividade verdadeiramente multidisciplinar, envolvendo alunos dos cursos de comunicação, saúde, beleza e bem-estar, além de obviamente os alunos dos cursos de Artes, Arquitetura, Design e Moda.
Seguindo o calendário, os cursos da Escola de Negócios iniciaram no dia 5 de outubro a campanha de arrecadação de lenço para mulheres em tratamento do câncer de mama. Todas as peças arrecadadas serão destinadas a ONG Lencinhos que presta assistência para instituições de amparo para estas mulheres. A arrecadação acontecerá até o final do mês nos câmpus Vila Olímpia, Paulista 1 e Mooca da Instituição.
Na semana de 21 de outubro será a vez dos pets receberem atenção especial. Considerado um dos tipos de câncer mais comuns em pets, o câncer de mama animal também será abordado em campanha especifica do Hospital Veterinário da Anhembi Morumbi, localizado na Mooca. Durante toda a semana os profissionais, alunos e professores que atuam no hospital receberam tutores e seus pets para exames e instruções sobre palpação para diagnóstico precoce.
Já no dia 28 de outubro o pátio do câmpus Mooca será transformado em um grande salão de cabelereiros, onde alunos do curso de Visagismo realizarão cortes no intuito de coletar cabelos para a doação. Os cortes acontecerão em dois turnos diferentes sob a supervisão de professores do curso e a estimativa é de arrecadar cerca de 3 metros de cabelo, que serão destinados para uma instituição responsável por transformar as mechas em perucas para mulheres em tratamento de câncer de mama, encerrando as atividades programadas para o mês.
Para fecha o mês, o SPA da Universidade Anhembi Morumbi realizará um dia de atividades de acolhimento, conscientização e orientação sobre o câncer de mama. No dia 30 os alunos dos cursos de ciências da saúde, graduação e pós-graduação, receberão cerca de 80 mulheres que finalizaram ou seguem em tratamento da doença, de instituições diversas. Durante o dia os alunos, e professores envolvidos na ação, receberão as participantes para uma série de atividades que começará com uma roda de conversa, seguido por uma aula de auto maquiagem e amarração de lenço, técnicas de higienização e realização de massagem facial, finalizando com uma palestra sobre alimentação funcional. As atividades acontecerão no período da manhã entre 8h e 12h e reiniciam no período da tarde das 14h às 18h. O SPA recebeu o apoio de empresas cosméticas como Medicatriz, Adcos e Ellementti, para a realização dos procedimentos.
A Universidade Anhembi Morumbi, fiel ao seu compromisso em disseminar educação e conhecimento para seus alunos e toda a comunidade tanto acadêmica quanto do entorno, estimula a participação de seus alunos em ações de cunho assistencialista e de responsabilidade social, além de prestar atendimento profissional acessível para a população.
¹ http://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2019/outubro-rosa-2019