Centro Universitário FEI e Toledo do Brasil inauguram Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia

Realizado através da parceria entre a Toledo do Brasil, líder em soluções de pesagens e gerenciamento de informações, e o Centro Universitário FEI foi inaugurado o Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia, que conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal para Incentivo Fiscal para Pesquisa e Desenvolvimento.

Trata-se de um programa de estágio, que tem duração de um ano e com possibilidade de renovação, com 30 horas semanais, que traz ganhos tanto para os alunos bolsistas quanto para as instituições de ensino e corporativa, porque aproxima o mundo acadêmico do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento de novas soluções e inovações, contribuindo para o futuro do País.

Localizado no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo – SP, no HUB ICT – Toledo do Brasil serão desenvolvidas soluções focadas em tecnologia de pesagens e balanças rodoviárias, ferroviárias e também dos setores de agro e varejo, com melhorias propostas em sistemas estruturais, controles e desenvolvimento de software.

O programa conta atualmente com 14 alunos bolsistas da FEI, integrantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Automação e Controle, e Ciência da Computação, que fazem parte do projeto HUB ICT - Toledo do Brasil.

Para Eric Rossini, aluno de Engenharia de Automação e Controle da FEI “participar do programa está sendo muito positivo, porque temos a oportunidade de conversar com os gestores e os demais participantes de outras áreas de estudo como de mecânica, de elétrica e de programação. Além disso, com o estágio estou aprendendo muitas coisas que estão me ajudando no aprendizado na faculdade e vice-versa. O fato de estagiarmos dentro da própria FEI facilita muito nosso dia a dia, além de estarmos muito próximos da Toledo do Brasil, caso haja a necessidade de ir até a empresa”.

O Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, Presidente da Fundação FEI, destacou que acompanhou de perto a criação do HUB ICT. “Duas instituições vizinhas fisicamente e próximas nas suas missões, qualificadas a serviço do bem da sociedade. Desde sua origem, a FEI se articula com as empresas e indústrias para a formação de profissionais de qualidade com o objetivo de fomentar a inovação através da pesquisa com o chão de fábrica, reproduzindo em seus laboratórios de aplicações as teorias para o diagnóstico e resolução de problema concretos apresentados. Esse momento marca a qualidade da parceria firmada entre a FEI e a Toledo do Brasil, partilhando saberes e fazeres disponíveis com os protagonistas estudantes, orientadores, pesquisadores, engenheiros e programadores de empresas”.

Segundo Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima, Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do Laboratório HUB ICT – Toledo, “através do projeto, os alunos conseguem trabalhar com temas reais da Toledo do Brasil dentro da FEI, sem deixar a graduação de lado. Além disso, possibilita pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo. A ideia é que através dessa parceria consigamos trazer novas soluções, mostrando para os alunos o ambiente corporativo”.

De acordo com o Reitor e Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato da FEI, “o programa incentiva o desenvolvimento de soluções focadas em tecnologias e traz benefícios para todos os envolvidos, unindo a teoria com a prática, contribuindo para o aprendizado”.

O Presidente da Toledo do Brasil, Paulo Haegler, está muito animado com o projeto. “Vamos colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados com projetos aplicados na indústria, inovações e soluções que possamos vender ou aplicar nos processos de fabricação, assim como potenciais novos colaboradores para a nossa empresa”, conclui.

Sobre a Toledo do Brasil
A Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda. é líder na área de pesagem no País. Possui uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP), 20 filiais nas principais cidades brasileiras, mais de 1.300 colaboradores, dos quais 400 são técnicos próprios que atuam em todo o território nacional. Além disso, possui sua própria marca registrada Prix, utilizada em centenas de milhares de produtos do mercado varejista e incorporada às soluções industriais, de exportação e de serviços, aliada a uma rede com mais de 2.000 revendedores e assistências técnicas autorizadas.
Para mais informações sobre a empresa e produtos acesse: http://www.toledobrasil.com/

Sobre o Centro Universitário FEI

Referência em gestão, inovação e tecnologia, a faculdade de Engenharia Industrial - FEI celebra seus 80 anos de história. Acompanhando as megatendências mundiais, a FEI já contribui para a formação de mais de 60 mil profissionais nas áreas de Administração Ciência da Computação e Engenharia, visando sempre a construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.

Informações para a imprensa:
Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br