ABCERAM promove o curso Britagem e Moagem na Indústria Cerâmica

A Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM) irá promover entre os dias 21 a 23 de junho, em sua sede, localizada no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em São Paulo, o curso Britagem e Moagem na Indústria Cerâmica.
Ministrado pelo Prof. Arthur Pinto Chaves, engenheiro metalurgista de formação pela Escola Politécnica (EPUSP), com mestrado, doutorado e livre-docência no Departamento de Engenharia de Minas da mesma Escola, e título de Professor Titular de Tratamento de Minérios, o curso traz a seguinte programação:

1 – CONCEITOS BÁSICOS
Conceito de operações unitárias, escopo do Tratamento de Minérios.
Distribuição granulométrica, liberação, densidades real e aparente, umidade, área de superfície. Polpas – porcentagens de sólidos em peso e em volume. Exercícios.
2 horas

2 – BRITAGEM E PENEIRAMENTO
Peneiramento: equipamentos – peneiras vibratórias, grelhas vibratórias, peneiras fixas, grelhas fixas, peneiras rotativas, peneiras modulares, outras peneiras, movimento retilíneo e circular.
Tipos de telas.
Mecanismo do peneiramento: comportamento coletivo e individual das partículas, quantificação do processo: eficiência e imperfeição.
Dimensionamento e seleção de peneiras.
Exercícios.
Britagem: equipamentos – britadores de mandíbulas, giratórios e cônicos, de impacto, VSI, de rolos, “sizers” (MMD/FFE), outros.
Distribuição granulométrica de britadores,
Escalpe e operação em circuito fechado, operação, construção e operação, distribuições granulométricas de circuitos de britagem.
Exercícios.
8 horas

3 – MOAGEM E CLASSIFICAÇÃO
Moagem: equipamentos: moinhos de barras, de bolas e de seixos, moinhos autógenos, outros tipos de moinho. Moagem contínua e por bateladas.
Moagem a seco e a úmido.
Teorias da cominuição: Kick, Bond e Rittinger. Modelagem pelo balanço populacional.
Seleção de equipamentos. Dimensionamento pelo método de Bond e fatores de correção de Rowland.
Operação, desgaste, carga circulante. Materiais de construção.
Balanços de massas, de água e metalúrgicos. Exercícios.
Classificação: equipamentos – classificadores, cones, ciclones, outros, instalações,
Funcionamento do ciclone classificador. Desaguamento em ciclones.
Partição em ciclones: conceitos de diâmetro de corte (d95), diâmetro de partição (d50), curva de partição, eficiência de separação. Modelos matemáticos: Hashioka e Hotta, Lynch e Rao e Nageswararao. Exercícios.
Dimensionamento de ciclones. Exercícios.
Classificador espiral, dimensionamento. Exercícios.
Classificação a seco.
10 horas

“O intuito é que o público possa conhecer a respeito tanto da britagem e da moagem quanto das operações de separação de tamanho associadas, como peneiramento e classificação”, afirma o palestrante.

Ao final do curso, todo participante receberá gratuitamente o livro do Prof. Arthur Pinto Chaves, Teoria e prática do Tratamento de Minérios – v. 3 – britagem, peneiramento e moagem. São Paulo, Oficina de Textos, 2012 (quinta edição).

Mais informações e inscrições através:

Informações para a imprensa:
Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br