Instituto AÚA 23 anos na promoção da sociobiodiversidade
Instituto AUÁ

Criado com a missão de recuperar o bioma do cinturão verde de São Paulo e para gerar renda à população da região.

O Instituto AUÁ, é uma ONG fundada em 1º de maio de 1997, por Ondalva Serrano, fundadora do Instituto AUÁ, ( atualmente conselheira do Instituto) com objetivo de ecoprofissionalizar os jovens do cinturão verde de São Paulo. Criado inicialmente com o nome de Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE), em 2014, passou a se chamar Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental, mantendo o compromisso de recuperar o bioma e de gerar renda. O Instituto AUÁ, que em Tupi significa Gente, é reconhecido por diferentes organizações internacionais, dentre elas a UNESCO.

Desde sua criação, promove ações e parcerias com os diversos atores envolvidos na teia da sustentabilidade, envolvendo vários sistemas desde o fomento aos frutos nativos da Mata Atlântica, com destaque para o Cambuci, passando por ações de responsabilidade ambiental, hortas urbanas e fomento ao trabalho e renda para as comunidades em estado de vulnerabilidade social.

Em seu leque de atuações conta com a Agência de Ecomercado, um dos Empreendimentos Socioambientais do Instituto AUÁ, criada para a promoção da Economia Solidária, integrando o desenvolvimento de arranjos econômicos com o desenvolvimento social e a conservação ambiental.

“Percebemos que além de “dar o peixe” (quando necessário), ou “ensinar a pescar”, é preciso “pescar junto”, comenta Gabriel Menezes, atual
Presidente do AUÁ. Assim, desde 2014, a Agência a implementa as Unidades de Negócios do Instituto AUÁ, voltadas para a Conservação da Mata Atlântica e para a geração de renda para pequenos produtores, por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais com espécies nativas e abertura de mercado.

Inicialmente, em 2014, surgiu o Empório Mata Atlântica, uma marca comercial para identidade de produtos e PDVs, atualmente com linha de congelados (frutos, polpas, picolés e cremes) e 65 freezers adesivados. Em 2016 a loja da Mata Atlântica e Amazônia no Mercado de Pinheiros, junto ao Instituto AUÁ e ao Sabor Nativo, serviço de Bufê e Banqueteria com espécies nativas brasileiras.

No ano seguinte, em 2017 o Armazém Biomas, um galpão de 500m2 em Osasco, com duas câmaras frias com capacidade de 30 toneladas cada, para apoio logístico e comercial aos produtos do Instituto AUÁ e dos demais parceiros na causa; em 2019 a loja na Vila de Paranapiacaba, em Santo André-SP e a implementação do Pomares Mata Atlântica, uma metodologia de Sistemas Agroflorestais com espécies nativas para maiores resultados de biodiversidade e renda.

Os produtos do Empório Mata Atlântica são comercializados em vários pontos de varejo.Consulte o site: http://www.institutoaua.org.br

Agência de Ecomercado
Braço do AUÁ que trabalha com Projetos captando recursos em editais públicos e iniciativa privada. Desde 2014, captou mais de R$ 1,5milhões com projetos de mobilização e capacitação de agricultores, sendo R$ 800 mil destinados diretamente em equipamentos e infraestrutura produtiva.

Atualmente, a Agência de Ecomercado está na fase final do projeto financiado pelo edital Ecoforte da Fundação Banco do Brasil, para formação da Rede de Ecomercado da Mata Atlântica, envolvendo grupos de produtores em Iporanga e Apiaí; São Miguel Arcanjo e Piedade; Juquitiba e São Lourenço da Serra; Embu-Guaçu; Parelheiros; Salesópolis e Paraibuna; Natividade da Serra; São Luiz do Paraitinga e Lagoinha; Pindamonhangaba.

Instituto AUÁ
ONG criada em 1º de maio de 1997, como um movimento para reconhecer a reserva da biosfera do cinturão verde de São Paulo. Inicialmente com o nome de Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE).
Em 2014, passou a se chamar Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental, mantendo o compromisso da mobilização comunitária para o desenvolvimento sustentável, em especial com a conservação da Mata Atlântica pela agroecologia.
O Instituto AUÁ, que em Tupi significa Gente, é reconhecido por suas ações por diferentes organizações internacionais, como UNESCO, Banco Mundial, Slow Food e WWF - World Wild Foundation.
Vídeo Institucional - 20 anos do Instituto AUÁ

Acompanhe o AUÁ nas redes sociais:
Instagram: @institutoaua | Facebook:institutoaua

Mais informações, solicitações de entrevistas e de imagens, poderão ser obtidas pelos canais abaixo.

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852