E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Helô Ribeiro faz show do disco “A Paisagem Zero” no Centro Cultural São Paulo (CCSP), dia 10 de maio
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Helô Ribeiro é a atração do Centro Cultural São Paulo no dia 10 de maio (sexta), a partir das 19h, e apresenta o espetáculo baseado em seu segundo álbum, “A Paisagem Zero”. Neste disco, a cantora, compositora e percussionista corporal paulistana, integrante do grupo Barbatuques, mergulhou nos poemas dos primeiros livros do escritor João Cabral de Melo Neto.
O projeto já era um desafio: transformar poemas em canções. “Mais difícil ainda: transformar poemas consagrados de João Cabral de Melo Neto em letras de canções contemporâneas, criadas pela própria artista, boa parte delas embebida na dicção da balada, do rock e do pop”, escreveu o músico, linguista e professor Luiz Tatit sobre o album.
Ao propor esse olhar, Helô trouxe para o disco uma atmosfera predominantemente urbana e pop, criando uma fusão entre o Nordeste de João Cabral e o cenário paulistano do qual ela faz parte. A sonoridade remete a referências como Mutantes e Secos e Molhados, que dialogam com o onirismo e a psicodelia dos poemas escolhidos.
Como resultado dessa mistura de influências e referências, os poemas de João Cabral reverberam ao som de guitarras elétricas, teclados e efeitos eletrônicos em uma estética múltipla e fragmentada, rompendo a fronteira entre o culto e o popular: uma forma de “trazê-los aos ouvidos jovens”, como também lembrou Tatit.
O trabalho abarca poemas da primeira fase do poeta, das edições de “Pedra do Sono” (1942) e “O Engenheiro” (1945), considerada a mais onírica e visual de sua obra, em que é apontada forte influência surrealista e cubista. “Quando li esses poemas, as soluções melódicas e harmônicas vieram facilmente. Os versos foram conduzindo a composição de uma forma muito orgânica”, conta Helô, que além da carreira solo é integrante do grupo Barbatuques desde sua criação, em 1995, e integrou o projeto Sons e Furyas – com o qual também desenvolveu um trabalho aproximando música e literatura com o escritor André́ Sant’Anna e a compositora Vanessa Bumagny.
Helô Ribeiro transpõe agora para o palco as canções do álbum A Paisagem Zero e é acompanhada pela banda formada por Estevan Sinkovitz (guitarra), Nandinho Thomaz (bateria), Lucas Gonçalvez (baixo), além das cantoras do Barbatuques Mairah Rocha e Luciana Cestari nos coros. O espetáculo traz ainda a atriz e cantora Fernanda D’Umbra na pele do poeta pernambucano, em uma dramaturgia que parte de trechos de entrevistas concedidas por João Cabral ao longo de sua vida. Seus monólogos são costurados pelos 10 poemas musicados de A Paisagem Zero.

\"A Paisagem Zero - Helô Ribeiro\"
Data:10/05/2024 (sexta-feira)
Horário:19h
Local:Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniram Barbosa
Endereço:Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo - SP - CEP 01504-000
Classificação:livreGratuitoCapacidade:400 lugares
Informações:https://centrocultural.sp.gov.br/a-paisagem-zero-da-helo-ribeiro/                   

Editorias: Cultura e Lazer  Feminina  Mídia  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: BELCANTTO  
Contato: patricia camara  
Telefone: 11-9365-0944-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN: patriciacamara1@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.