Ilka Lemos inaugura exposição no espaço FONTE

Marcando sua retomada ao circuito artístico, Ilka Lemos apresenta a individual “Nasce uma noite, acende um clarão” no espaço FONTE. Com curadoria de Nino Cais e texto crítico de Paula Borghi, a mostra apresenta uma série de trabalhos desenvolvidos de 2007 até 2024, enfatizando a produção mais recente dos últimos três anos. Transitando por diversas técnicas como pintura, desenho, escultura, fotografia e instalação, a artista aborda assuntos que são caros à sociedade, como envelhecer.
Nas palavras do curador, \"Ilka Lemos traz em sua arte a figura desta mulher que carrega o tempo passado e o tempo presente. Metaforicamente ela é sua filha, mãe e avó, pois seu trabalho é um fazer contínuo para se erguer uma tocha que acende e revela”. Trata-se de uma artista que encara o tempo com a consciência de que tudo é imanente a ele, por meio de um olhar matriarcal que se debruça sobre sua árvore genealógica.
Amparada pela imagem de Lilith, a primeira mulher segundo a história ocidental que habitou a Terra e soube dizer não, a mostra homenageia e celebra o ciclo de vida das mulheres. Assim, “Nasce uma noite, acende um clarão” parte da imagem mística de uma fogueira que clareia tanto a noite como as ideias de mulheres que se rebelam diante do patriarcado.
Abrindo no dia 4 de maio, a exposição fica em cartaz até 25 do mesmo mês. Como parte de seu programa público, no dia 16 de maio às 18h acontecerá uma visita guiada com a artista Ilka Lemos e a crítica Paula Borghi.

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Feminina  Terceira idade  Turismo
Empresa: BELCANTTO
Contato: patricia camara