E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Santistas André e Paula Azenha, produtores do Santos Film Fest, entre os finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Paula Azenha, André Azenha e o cineasta Wagner de Assis ao centro, homenageado do festival em 2022
Paula Azenha, André Azenha e o cineasta Wagner de Assis ao centro, homenageado do festival em 2022

*Santistas André e Paula Azenha, produtores do Santos Film Fest, entre os finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo*

Santos, SP – 1º de dezembro de 2023 – André Azenha e Paula Azenha, produtores culturais e idealizadores do Santos Film Fest - Festival de Cinema de Santos, foram nomeados entre os cinco finalistas na categoria Audiovisual do Prêmio Governador do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

\"A notícia da nossa indicação para o Prêmio Governador do Estado nos enche de alegria e orgulho. É o reconhecimento do esforço e paixão que dedicamos ao Santos Film Fest, um festival que nasceu de maneira independente, com o objetivo de oferecer uma programação ampla, de curtas e longas, e o cinema como ferramenta de transformação, educação\", comenta André Azenha.

A cerimônia de premiação está agendada para o dia 12 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, onde os vencedores de cada categoria receberão R$ 35 mil, além de um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio. Este prestigiado evento reconhece e homenageia as realizações culturais que se destacaram ao longo de 2022 no estado de SP.

O processo de seleção envolveu etapas criteriosas, com comissões especializadas indicando realizações de destaque, culminando na escolha dos finalistas pela Secretaria da Cultura e pelo Presidente do Conselho Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

\"É emocionante fazer parte desse grupo seleto de finalistas. O Santos Film Fest é um projeto que amamos, e ver seu impacto sendo reconhecido dessa forma é incrível. E esse reconhecimento vem em momento oportuno já que ano que vem teremos a décima edição\", acrescenta Paula Azenha.

O Santos Film Fest, reconhecido por sua contribuição significativa ao cenário cinematográfico, posiciona André e Paula Azenha como representantes exemplares do talento e dedicação à cultura em São Paulo.

Ainda este ano, o Santos Film Fest foi o único evento de audiovisual da região contemplado na Lei Paulo Gustavo estadual.

\"Estamos ansiosos para a cerimônia e, independente do resultado, essa indicação já é uma vitória para todos que fazem parte do Santos Film Fest e para a cultura em nossa região. Estar ao lado de projetos que admiramos é gratificante\", conclui André Azenha.

Sobre o Prêmio Governador do Estado de São Paulo:
Instituído em 1950, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo é uma tradição que reconhece e celebra anualmente as realizações notáveis no cenário cultural do estado. Com 13 categorias, o prêmio destaca contribuições em diversas áreas, desde Audiovisual até Iniciativas Culturais no Terceiro Setor e Setor Público.

Os indicados:

AUDIOVISUAL

- André Azenha e Paula Azenha, pelo Santos Film Fest
- Carlos Papá, pelos documentários de divulgação da cultura Guarani
- Lina Chamie, pelo filme “Kobra Auto Retrato”
- Sara Silveira, pelo filme “Sonhos de Viagem”
- Renata de Almeida, pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

*Sobre o Santos Film Fest*

Realizado com sucesso em 2014 e 2015, ainda como Mostra Cine Brasil Cidadania, reunindo filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista, a partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras e a necessidade de atender à demanda e aumentar a programação, passou a se chamar Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos.
Nestes anos, exibiu cerca de 700 filmes, nacionais e estrangeiros, promoveu mais de 130 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições, lançamentos de livros e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 500 profissionais das mais diversas áreas culturais.
O Santos Film Fest vem ressaltando a importância da representatividade, com filmes e presenças de artistas negros, LGBTQIA+, mulheres. Com objetivos de ser uma vitrine para a produção audiovisual da Baixada Santista, colocar estes cineastas em contato com cineastas de outras cidades, estados e até países, fortalecer o intercâmbio cultural, preservar a memória cinematográfica, a formação de público para o cinema e a cultura como um todo, o caráter educativo e turístico da cultura, e o acesso público a bens culturais, o Santos Film Fest tem se caracterizado pelo caráter itinerante, levando sessões e atividades a áreas em situação de vulnerabilidade social de Santos, escolas públicas, bem como levando crianças de creches e escolas públicas ao Cine Roxy, e promovendo cinema azul, sessões voltadas a crianças PCD, em parceria com o grupo Inclusão Para Todos.
Tem feito parcerias com consulados do Canadá, França (com a Cinemateca Francesa também), Suécia e distribuidoras como Paris Filmes, Vitrine Filmes, Imagem Filmes, Elo, etc. Nas duas últimas edições recebeu inscrições de filmes de países como Portugal, Colômbia, Costa Rica, Argentina, Uruguai, sendo o primeiro festival do litoral paulista a contar com mostra internacional.


Em 2016 realizou o primeiro evento da região com exibição de curtas e longas-metragens em diversos espaços da cidade. Homenageados, exposições, bate-papos com profissionais da área e virada cinematográfica já integraram a programação gratuita.
Em 2017 a programação de filmes foi duplicada. A abertura contou com orquestra sinfônica tocando trilhas de filmes. Mais espaços puderam ser ocupados com a programação. Atividades formativas, apresentações artísticas, profissionais convidados, exposições e virada cinematográficas permaneceram no evento devido ao bom público da edição anterior.
Em 2018, estabeleceu parceria com cidades criativas da Unesco e teve como um dos temas os 17 objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU.
Em 2019, iniciou uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções, com um Cantinho da Leitura reunindo mais de 1500 gibis que depois do festival foram doados para creches da região – parceria esta que tem se repetido em sessões natalinas e filantrópicas.
O SFF foi o primeiro festival a realizar e manter uma mostra competitiva de longas, no estado de São Paulo, fora da capital e o primeiro da Baixada Santista a tratar dos 17 objetivos sustentáveis da ONU.
Em 2020 e 2021 foram realizadas 3 edições virtuais, reunindo centenas de produções que foram vistas nos cinco continentes. A primeira de 2021, por sinal, foi voltada só a filmes dirigidos ou produzidos por mulheres, com mais de 70 produções.
Em 2022 o festival voltou ao presencial com sucesso, com sessões ao ar livre, na Praça do BNH, em creches, ONGs, escolas públicas, programação formativa, palestra online com o roteirista premiado Bráulio Mantovani, e diversas atrações.
Em 2023, o festival aconteceu de 20 a 28 de junho, em diversos espaços da cidade, inclusive o Morro da Nova Cintra, na Lagoa da Saudade, e Caruara, na área continental. Homenageou Paulo Miklos, Tamirys O\'Hanna, etc.

Editorias: Cultura e Lazer  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: CineZen  
Contato: André Azenha  
Telefone: 13-33072838-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/cinezen
Facebook: http://www.facebook.com/CineZen
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.