E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




FIDIFEST anuncia companhias de dança selecionadas para espetáculos de abertura e encerramento deste ano
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Epifania, da Cia Intuição.
Epifania, da Cia Intuição.


Abertura será 26/10, 19h, com a Companhia Mercearia de Ideias. Já o encerramento ficará a cargo da Intuição Companhia de Dança.



O FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos divulgou as duas companhias que abrilhantarão a programação da sétima edição do maior evento de dança do litoral paulista, que acontecerá de maneira virtual e gratuita de 26 a 31 de outubro. São duas das mais importantes companhias de dança do país, ambas de São Paulo. Foram dezenas de obras inscritas, de várias partes do Brasil. E as duas selecionadas receberão um cachê de R$ 3.700,00 cada.



ABERTURA



Na abertura, programada para 26/10, 19h, o público poderá conferir o espetáculo Singularidades, da Mercearia de Ideias, com duração de 60 minutos e direção de Luiz Fernando Bongiovani. O trabalho coreográfico investiga questões relativas à singularidade, essa palavra relativamente nova no vocabulário, mas que designa algo muito antigo: aquilo que torna cada ser humano único.



Sobre o grupo



O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias surgiu como grupo de pesquisa dedicado ao refinamento da construção cênica através do encontro da performance técnica com o conteúdo sensível, sempre refletindo, na criação em dança, a comunicação direta com o espectador e as possibilidades existentes nesta relação, abordando temas poéticos que dialoguem claramente com a sociedade contemporânea.

No início de janeiro de 2009, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias iniciou seu processo de pesquisa na sede do Balé da Cidade de São Paulo, sob a orientação do coreógrafo e diretor artístico Luiz Fernando Bongiovanni. Dentro dos encontros propostos, o núcleo criou metodologia de trabalho própria, ligada à pesquisa que foi desenvolvida por Bongiovanni ao longo de sua carreira, reunindo suas experiências pessoais e vivências artísticas.

A criação em dança parte da valorização do movimento descoberto nas possibilidades de cada intérprete, dentro das propostas de criação específicas e das ferramentas de improvisação e composição.

Na trajetória cronológica do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias está a criação dos espetáculos: As Filhas de Bernarda (2009), Micro-Biografias Visíveis (2012), Nossos Sapatos (2013), Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas (2016), 14 Cenas para um Possível Desencontro (2016) e Fábulas de La Fontaine (2019).



Vídeo Teaser e Fotos:

http://www.luizbongiovanni.com/copia-50-2018-a-fe-que-costuma-falh



SERVIÇO:

Noite de Abertura FIDIFEST 2021

Dia 26/10/21 (terça-feira) às 19h

Transmissão Gratuita: Redes Sociais FIDIFEST (Youtube, Facebook, Instagram)

*A partir do dia seguinte, o vídeo estará indisponível, ficando apenas um Teaser, porque a intenção da direção do festival é que se tenha sensação de um Festival presencial*



GALA FIDIFEST 2021 (ENCERRAMENTO)



Para fechar a programação desta edição com chave de ouro, o FIDIFEST apresentará o espetáculo Epifania, da Intuição Companhia de Dança, de 50 minutos de duração e direção de Vinicius Anselmo.

O trabalho reúne o material da pesquisa teórica sobre epifania, juntamente com a técnica clássica, resgatando o virtuosismo e estética, a dança contemporânea e textura, fazendo com que todos esses elementos direcionem a ambientação cenográfica, a movimentação, o formato e a atmosfera da obra. O cenário é composto por 27 portas brancas com suas respectivas fechaduras, que conforme se encaixam, criam um desenho abstrato com formas e intenções diversas que representam as portas para captação de estímulos externos e acesso interno individual de cada pessoa.



Sobre o grupo



O propósito da companhia é resgatar a beleza e virtuose de saltos, giros e linhas do balé clássico em um corpo do século XXI, com uma nova roupagem de vivência e bagagem da dança contemporânea. Nesse contexto, a pesquisa corporal inclui sincronismo aplicado em movimentos com desarticulação, quebra de linha de rigidez, técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica, as sapatilhas de ponta se tornam instrumentos da dança contemporânea. A companhia busca o aprimoramento dos instintos e sentidos dando liberdade à identidade dos bailarinos. As obras abordam temas atemporais inerentes a vida instigando a profunda reflexão sobre os caminhos do psicológico humano.



Site: http://www.intuicaocia.com.br/



Vídeos:

http://www.intuicaocia.com.br/videos



Imagens:

http://www.intuicaocia.com.br/repertorio





SERVIÇO:

Dia 31/10/21 (domingo), às 19h

Transmissão Gratuita: Redes Sociais FIDIFEST (Youtube, Facebook, Instagram)

*A partir do dia seguinte, o vídeo estará indisponível, ficando apenas um Teaser, porque a intenção da direção do festival é que se tenha sensação de um Festival presencial*



Sobre o FIDIFEST



O FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos, organizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista, é dirigido por Juliana Luiz e André Santos e terá sua sétima edição de 26 a 31 de outubro, totalmente virtual e gratuita, em virtude da pandemia da covid-19.

O festival reúne mostras competitivas de diferentes estilos e categorias de dança, workshops, audições nacionais e internacionais. Além de medalhas, troféus, inscrições para outros festivais e bolsas em renomadas escolas de dança, o FIDIFEST oferece premiação em dinheiro para os melhores grupos e bailarinos.

Realizado desde 2014, o FIDIFEST – Festival Internacional de Dança faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Santos, gerando negócios e oportunidades – como a feirinha de produtos de dança montada no foyer do teatro com os melhores fornecedores do mercado (um sucesso).

O grande orgulho do FIDIFEST é sua banca de jurados, formada por profissionais de excelência: Dr. Toshie Kobayashi (em memória), Marcio Rongetti, Cecília Kerche, Misha Tchoupakov, J.C. Viola, Suely Machado, Ciro Barcellos, Denis Nevidommy, Luiz Fernando Bongiovanni, Dr. Hulda Bittencourt, Dr. Neide Rossi, Chris Matallo, Andréa Spósito, Irina Sazonova, Cassi Abranches, Cristina Cará, Dr. Iracity Cardoso, Andrea Pivato, Edson Santos, Ricardo Sheir, Robson Lourenço, Edy Wilson, André Malosá, Zeca Rodrigues, Netto Soares, Frank Ejara, Valéria Mattos e Lucas Martinelli.

Inspirado no Festival de Outono de Nova York, o FIDIFEST – Festival Internacional de Dança é dirigido por seus idealizadores André Santos e Juliana Luiz e produzido com a colaboração da ADALPA (Associação de Dança do Litoral Paulista).

Outras informações: http://www.fidifest.com.br.



Sobre a ADALPA

A Associação de Dança do Litoral Paulista (ADALPA) – CNPJ 26.390.460/000167 é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com o objetivo de prestar especialmente os seguintes serviços:

- A produção e execução conjunta de festivais de dança, espetáculos de dança, workshops, congressos, conferências, seminários, debates, exposições, oficinas e cursos para os seus associados e terceiros;

- Promover, participar e apoiar intercâmbio e capacitação dentro e fora do território nacional; Prestar Consultoria na Aplicação de Leis de Incentivo e na Elaboração de Projetos da Área de Dança. http://www.adalpa.com.br

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Teen  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: CineZen  
Contato: André Azenha  
Telefone: 13-33072838-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/cinezen
Facebook: http://www.facebook.com/CineZen
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.