E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Desinteresse político e de empresas com ações na justiça atrasam solução para o Risco Hidrológico do setor elétrico nacional
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

O risco hidrológico incomoda especialistas do setor elétrico e a preocupação aumentou em 2015, quando as geradoras elétricas conseguiram liminares junto aos tribunais para impedir que os custos com a geração de energia por meio do acionamento de hidrelétricas lhes fossem repassados.

Reginaldo Medeiros, Presidente Executivo da Abraceel, acredita que o risco hidrológico é extremamente preocupante em um cenário de retomada da economia, na qual o crescimento do país depende de energia nova e mais barata. Ele aponta ainda que se trata de um problema grave e que requer uma solução urgente.

Enquanto o risco hidrológico segue percurso insolúvel, o Congresso Nacional debate o Projeto de Lei 10.985/18, que estabelece novas condições para a repactuação do risco hidrológico de geração de energia elétrica, sob a condição de que as ações judiciais impetradas pelas geradoras sejam retiradas.

Para Medeiros “a inadimplência nas liquidações do Mercado de Curto Prazo por consequência dessas medidas judiciais, afeta a todos os agentes, eleva riscos, gera distorções e encarece as operações. Além disso, consumidores não têm incentivos para reduzir seu consumo e geradores não têm estímulo para aumentar sua produção, o que diminui a energia disponível no sistema em um momento de escassez energética. A perda de sinal de preço é crítica e afeta novos investimentos, pois eleva a percepção de risco dos investidores que não têm perspectiva de liquidação de seus recebíveis”.

O executivo aponta como possível saída para resolver os débitos passados, a alteração por vias legais do impasse. “Contudo, aparentemente não há vontade política, tampouco interesse de algumas empresas que judicializaram a questão em solucioná-la. A alternativa seria a justiça decidir sobre o mérito das ações que hoje impedem a solução para a questão e determinar quem deve arcar com os pagamentos de uma forma definitiva”, pondera Medeiros.
Sobre a Abraceel: A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 93 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural.

Informações para a imprensa Abraceel:
Fran Press Comunicação Corporativa (11) 3129-3981 | 3064-4575
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br – ramal 201

Rosi Silva Veronezzi
Assistente Executiva de Atendimento
rosimeire@franpress.com.br – ramal 202

Editorias: Economia  Governo  Jurídica  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Fran Press Comunicação Corporativa  
Contato: Rosimeire  
Telefone: 11-30644575-202

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.