E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Afinal, feriados prolongados atrapalham os resultados de seu negócio?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Alan Lopes, CEO da CRM Services
Alan Lopes, CEO da CRM Services

Por Alan Lopes, CEO da CRM Services, consultoria especialista TOTVS.

Para quem ama os feriadões, 2020 é um ano privilegiado! Dos 12 feriados nacionais, 11 caem em dias de semana com possibilidade de emenda, sem contar os feriados estaduais e municipais. Mesmo sendo um ano bissexto, teremos 251 dias úteis, dois a menos que 2019.

Comparado a outros países, o Brasil é o que mais tem feriados ao longo do ano e a maioria, com possibilidades de prolongamento.

Tantos feriados dão margem para muitas discussões e opiniões divergentes sobre o impacto positivo ou negativo nos negócios, por esse motivo, reuni alguns dados e análises de mercado importantes que talvez o ajude a bolar uma estratégia para aproveitar a onda dos feriados.

Segundo especialistas da Federação do Comércio de São Paulo, o varejo brasileiro sofrerá grande impacto com as datas comemorativas e suas prolongações esse ano, com previsão de perda de faturamento de aproximadamente R$ 11,8 bilhões, que, comparado a 2019 (menos R$ 7,6 bilhões em faturamento), nota-se uma perda de 53% maior.

A indústria também sofrerá com as datas comemorativas, principalmente as de automóveis e eletrodomésticos.

Porém... em contrapartida, o setor do turismo comemora o aquecimento do mercado. De acordo com o Ministério do Turismo, em 2019 os feriados provocaram 13,9 milhões de viagens, injetando R$ 28,84 bilhões na economia do país.

Ano passado, somente o feriado de 1º de maio movimentou mais de R$ 9 bilhões na economia, com 4,5 milhões de viagens. Para esse ano, a ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens calcula alta entre 8% e 14%.

Mesmo em um cenário tão divergente, há previsões positivas de crescimento da economia brasileira, que pode chegar à 2,25%, conforme boletim oficial do Banco Central.

Pensando na operação do seu negócio, o que é possível fazer para não sofrer com feriados prolongados? Listei algumas dicas que podem te ajudar, confira:

Planejamento

Projete planos, metas e acompanhe o desempenho da sua operação, considerando as datas comemorativas e suas pontes, prevendo possíveis ações corretivas. Esse planejamento ajudará criar estratégias e simular o impacto dos feriados em seu faturamento e produtividade.

Aproveite para organizar a casa

Feriados prolongados são ótimos para “ajeitar a casa”. Além de ideais para manutenção em máquinas, equipamentos e servidores, também é um ótimo momento para atualizar seu ERP (Sistema de Gestão Empresarial), colocar alguma implantação de software em operação, ou mesmo realizar correções sistêmicas.

Ao realizar essas manutenções e atualizações em momentos pouco produtivos, como em feriados prolongados, é possível minimizar impactos em processos e reduzir custos.

Engajamento

Em conjunto com o RH, ou equipe de endomarketing da sua empresa, planeje ações que mantenham suas equipes envolvidas, para que aproveitem os feriados, sem comprometer as atividades da companhia.

Você pode também, aumentar gradativamente a produtividade de algumas áreas para compensar os dias em que suas operações ficarão paradas. Caso sua empresa mantenha acordo de compensação de horas com seus funcionários, poderá adotar essa estratégia em casos de emenda de feriados. Outra opção é o banco de horas, utilizado o saldo do colaborador para cobrir o dia não trabalhado.

Enfim, não há como lutar contra os feriados, afinal, são direitos e conquistas sindicais, e não deixarão de existir. O ideal nessas ocasiões é ter um bom planejamento para gerir seu negócio de forma controlada e assertiva, contando com apoio da tecnologia - como softwares de gestão, para esse desafio.

Com diagnósticos de performance é possível identificar falhas e possibilidades de melhorias nos sistemas, garantindo a melhor experiência do usuário e a escalabilidade da solução. Por isso, prepare sua empresa para períodos sem atividade, como feriados e emendas com apoio da tecnologia.

Alan Lopes é CEO e Fundador da CRM Intelligence Services – maior Consultoria especialista TOTVS do Brasil, com mais de 10 anos de mercado, formada por analistas seniores, com 20 anos de experiência nas soluções TOTVS Protheus, RM e fluig. A empresa une alto nível de conhecimento técnico, com as melhores práticas de mercado, transformando dados operacionais em informações gerenciais estratégicas para uma tomada de decisão mais segura, ágil e precisa.

Editorias: Economia  Negócios  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Daniela Quintana  
Contato: Daniela Quintana  
Telefone: 19--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: cpsdsilva
MSN: cpsdsilva@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/danielaquintana
Facebook: http://www.facebook.com/totvsip
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.