Como obter resultados extraordinários, o que todo mundo quer, mas não sabe COMO!
...

Por André Girotto, CEO da Net Profit

Uma das maiores dificuldades de muitas organizações, hoje em dia, é manter a motivação e o engajamento da equipe de trabalho. Desenvolver pessoas e times é um grande desafio para os RHs, o que faz com que muitos métodos e formas de desenvolvimento sejam buscados, a fim de que os resultados sejam alcançados e beneficiem a rotina da empresa.

Com isso, dentre os métodos para engajar uma equipe, tem-se a capacitação de alta performance, ou seja, a capacitação que permitirá ao grupo adquirir algum conhecimento novo, desenvolver alguma habilidade ou ter uma mudança de atitude. Quando uma capacitação envolve coaching, feedback e autoconhecimento, os resultados tendem a ser mais satisfatórios comparados aos métodos que oferecem soluções unidimensionais.

Antes, porém, de promover um engajamento entre membros de uma equipe, é necessário que as empresas definam de forma conjunta e sinérgica, qual é o principal objetivo e quais são especificamente as metas que cada colaborador deve não só entregar, mas criar preferencialmente, novas formas e maneiras, para superar as metas e atingi-las o quanto antes (a pergunta: Como podemos fazer 50% mais que a meta, como podemos atingi-la mais rápido e preferencialmente utilizamos os recursos que possuímos, devem ser feitas e refeitas a cada mês ou a cada semana preferencialmente), assim como, conseguir que as pessoas empoderem-se de fato do é ou são suas responsabilidades, deveres e principalmente, quais são as atividades que mais podem trazer retorno no momento presente, revendo e analisando diariamente, as mudanças constantes que estão acontecendo ao redor; para que possam constantemente, definam prioridades, ganhar tempo; oportunidades de ser melhor executado; e escolham a capacitação mais adequada para o momento presente, sem perder o olhar no momento futuro, ou seja, para onde de fato queremos ir.

Dessa forma, em uma capacitação de desenvolvimento de pessoas, os funcionários devem aprender a solucionar problemas, planejar ações, traçar objetivos e metas, criar habilidade de comprometimento e a incentivar e reconhecer o esforço de cada um da equipe, não somente os resultados obtidos, mas por cada iniciativa, fracassos e aprendizados que obtemos, cada vez que tentamos ser melhores.

A partir disso, tem-se que capacitar uma equipe para que empenhem-se em fazer mais com menos, gerando redução de custos operacionais, já que os funcionários impulsionam suas habilidades, tornando-se mais eficazes e verdadeiramente “profissionais de alto rendimento – Atletas de Alto rendimento”, em determinada ação ou tarefa; o ambiente de trabalho se torna mais colaborativo e confiável, os relacionamentos e o comprometimento com os outros mais saudáveis e fortes; a rotatividade da equipe diminuía, já que os colaboradores se tornam mais motivados; a equipe se torna mais unida, dividindo e principalmente compartilhando as responsabilidades; a produtividade aumente, uma vez que o grupo se encontra mais focado e disciplinado; e a empresa garanta uma vantagem competitiva dificilmente “copiável” pelos concorrentes, já que a organização se mantém ativa e disposta para inovar no mercado.

André Girotto é CEO da Net Profit, uma das principais empresas especializadas em capacitação executiva, desenvolvimento de programas inovadores para alta performance; gestão de empenho; efetividade; liderança e vendas. No mercado há mais de 10 anos e com unidades de negócios espalhadas pelo Brasil, a companhia já treinou e desenvolveu mais de 40 mil líderes e Executivos em centenas de empresas dentro e fora do país. Com um dos mais completos e atuais portfólios de soluções para alta performance de líderes e executivos do país, a Net Profit traz todos os anos para Brasil, incorporados aos seus programas, os mais novos e consagrados conceitos do mercado, oferecendo às empresas programas de desenvolvimento com metodologia inovadora, simples, aplicável no dia-a-dia e acima de tudo, com um nível de resultado e impacto rápidos e mensuráveis.

Editorias: Economia  Negócios  Recursos Humanos
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Daniela Quintana
Contato: Daniela Quintana