Por que morar ou investir em um lote de bairro planejado?
Bairro planejado

Em ascensão no urbanismo moderno, o bairro planejado oferece diversos benefícios

tanto para moradores como investidores

Qualidade de vida, segurança e comodidade são algumas das vantagens mais atraentes em se morar em um bairro planejado – tipo de moradia cada vez mais procurada e utilizada pelo urbanismo moderno.

“O loteamento ou bairro planejado é uma parcela urbana que tem como principal característica ser executado de forma regular, que garanta dignidade e conveniência aos usuários dos do ambiente (seja este o comprador de um determinado lote, ou apenas um transeunte), diferentemente de outros endereços de uma cidade executados de uma forma empírica, como loteamentos irregulares e/ou assentamentos como favelas e comunidades instauradas em áreas públicas ou de uso privado. No bairro planejado, há projetistas (responsáveis técnicos) por trás do planejamento geral, que zelam pelo bem estar do empreendimento urbanístico, atendendo determinadas premissas sugeridas por lei e pelo empreendedor em um contexto social ou em contexto especifico (visando lucro)”, explica o arquiteto e urbanista Leonardo Lascala Mari.

Vantagens aos moradores

Para José Maurício Faria, comprador no Villas do Mirante, bairro planejado pela Perplan em Ribeirão Preto-SP, uma das vantagens de morar nesse espaço é a possibilidade de ter os direitos e deveres de todos respeitados num só lugar: “A vida é o bem maior, mas com liberdade e responsabilidade”, diz. Outro ponto importante, segundo ele, é a presença de áreas verdes. “A ideia de planejamento passa pela valorização e preservação ambiental. Acredito que devemos estar integrados à natureza”, completa o investidor.

Diana Nascimento, que comprou um lote residencial no Vivalegro, em Votorantim-SP, concorda com esse benefício de estar em contato com a natureza. “A área verde chamou bastante a nossa atenção, minha e do meu esposo. A importância de estar perto da natureza contou bastante. Além das áreas comuns, que permitirão a convivência com os outros moradores”, conta.

Valorização e comércio

Para os que têm interesses comerciais, o bairro planejado também é uma boa estratégia. “Pode ser um terreno extremamente rentável, porque é uma terra geralmente desvalorizada que outrora foi uma área rural, e hoje passa a ser uma área urbana, que possibilita que, através do parcelamento do solo urbano, façamos com que ela se valorize por meio da infraestrutura, trazendo rentabilidade e giro de dinheiro, possibilitando a venda de unidades isoladas, tanto como terreno livre, como com uma habitação ou uma série delas sopre os terrenos. Além de poder receber novos empreendimentos imobiliários, o que gera um lucro extraordinário ao empreendedor”, destaca o urbanista Leonardo Mari.

Os moradores também prezam por lugares que tenham comércio por perto. “A organização, a segurança, os comércios, tudo isso planejado de uma forma harmônica passa um lugar de bem-estar”, comenta Diana.

Condomínio fechado x Bairro planejado

Investir em um bairro planejado agrega toda a cidade em si, pois valoriza aquele espaço que é público, diferente de um condomínio, que além de privatizado e reservado, também possui regras próprias e vantagens que podem ser usufruídas única e exclusivamente por seus moradores. Já o bairro segue as regras da prefeitura, que preza pela cidade como um todo.

“Ter um imóvel dentro de um condomínio trata-se principalmente de uma questão de segurança, pois muitas vezes o condomínio possui uma localização afastada de grandes centros comerciais, porém possui grande valorização. Diferentemente de propriedades urbanas afastadas de centros comerciais e de serviços, que possuem grande desvalorização. O posto ocorre em quando temos uma grande gama de serviços e de bem estar envolvendo o local (fora dos condomínios), onde a valorização ocorre pela demanda (comodidade), e não especificamente pela segurança”, aponta Leonardo Mari. É importante lembrar que comodidade é algo muito procurado por quem opta pelo bairro planejado. “Eu pretendia investir em um apartamento num condomínio fechado, quando vi o anúncio desse loteamento. Quando fui apresentada aos benefícios do conforto, espaço e tranquilidade, não pensei duas vezes”, conclui Diana.

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Imóveis
Empresa: Milagre do Verbo Agência de Comunicação