E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Novo sistema de alerta é instalado no bairro Barra do Manhuaçu, em Aimorés
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Novo sistema de alerta é instalado no bairro Barra do Manhuaçu, em Aimorés
...


Medidas preventivas contra enchentes e emergências são implementadas para maior segurança dos moradores

Um novo sistema de alerta composto por três sirenes foi instalado recentemente no bairro Barra do Manhuaçu, em Aimorés, como parte do Programa de Segurança e Alerta no Trecho de Vazão Reduzida (TVR) da Usina Hidrelétrica de Aimorés. Essas sirenes estão posicionadas estrategicamente para alertar os moradores nos casos de elevação repentina do nível do rio Doce, em função de ocorrências operacionais na Usina Hidrelétrica de Aimorés.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Aimorés e o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), em colaboração com a Aliança Energia, monitoram as variações na vazão dos rios Doce e Manhuaçu e fornecem informações sobre os riscos de alagamento aos moradores.
As sirenes do Programa de Segurança e Alerta (PSA) serão acionadas durante os testes anuais e em emergências operacionais na UHE Aimorés.
Segundo Adilison Melo, coordenador da Usina de Aimorés, todo ano, antes de começar o período chuvoso, serão realizados testes sonoros para avaliarem o funcionamento do sistema. A agenda dos testes será divulgada com antecedência, orientando a comunidade para que, nesses casos, continuem com suas atividades normais e participem das pesquisas, que ajudarão a avaliar o efetivo funcionamento do sistema.
“Na situação de ocorrência operacional na UHE Aimorés, o acionamento das sirenes será realizado única e somente durante o período chuvoso, se a usina parar de gerar sem possibilidade de retorno imediato e se estiver passando elevado volume de água pelo rio Doce. Nesses casos, seria necessário vertermos toda a vazão turbinada, o que adicionaria cerca de até 1.500 metros cúbicos de água por segundo ao TVR em um curto espaço de tempo, podendo causar alagamento de residências. Os moradores serão instruídos a se deslocarem imediatamente até o Ponto de Encontro na Escola Estadual Américo Martins da Costa ao ouvirem as sirenes, onde serão orientados pela COMPDEC e o NUPDEC”, explica.
O Programa de Segurança e Alerta no TVR tem o objetivo preventivo de garantir proteção e socorro à comunidade da Barra do Manhuaçu e a segurança das pessoas durante os vertimentos (abertura das comportas) no período chuvoso. “Nos casos de parada das máquinas, em que ocorre aumento repentino de vazão, o restante da cidade de Aimorés é menos atingido e, por isso, priorizamos esse bairro, que tem maior impacto”, conclui.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO  
Contato: ANALÚ GUIMARÃES  
Telefone: 34-32246084-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.