80% dos consumidores locais vão às compras nesta Páscoa

As vendas de Páscoa deste ano trazem doces expectativas para o comércio. É o que indica o levantamento realizado pela CDL Uberlândia com consumidores locais, durante a primeira quinzena de março.
Segundo a sondagem, 80% dos consumidores planejam adquirir produtos relacionados à data. Em comparação com 2023, 46% dos entrevistados têm a intenção de gastar mais, 26% desembolsarão menos, enquanto 28% preveem uma despesa semelhante ao ano anterior.
Os itens mais buscados pelos respondentes serão ovos de chocolate industrializados (32%), ovos de chocolate artesanais (28%), peixes e frutos do mar (22%), barras ou caixas de bombons (10%) e cestas ou kits personalizados (8%).
Quanto aos locais de compra, 34% mencionaram produtores artesanais, 33% optarão por supermercados, 25% preferem lojas de marca própria, 5% citaram lojas de confeitaria e artigos para festa, enquanto apenas 3% escolheram compras online.
Sobre o valor médio das compras, 58% pretendem desembolsar entre R$100 e R$300; 33% até R$100; 7% entre R$300 e R$500, e 2% acima de R$500.
Os principais presenteados neste ano serão filhos (60%), sobrinhos (10%), namorados (6%), afilhados (6%), amigos (6%), netos (4%), cônjuges (4%) e pais (4%).
24% dos consumidores participarão de amigo-chocolate
Uma alternativa para economizar sem deixar a data passar em branco é o tradicional \"amigo-chocolate\", que ganha cada vez mais adeptos. De acordo com pesquisa nacional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 24% dos consumidores que pretendem presentear na Páscoa planejam participar da brincadeira este ano.
Embora a Páscoa apresente resultados mais expressivos para o setor alimentício, ela pode e deve ser bem explorada por outros nichos. \"Datas comemorativas representam excelentes oportunidades para o varejo e devem ser incorporadas às estratégias de qualquer negócio. É possível criar conexões com a data mesmo que o seu negócio não ofereça produtos ou serviços diretamente relacionados a ela. Isso pode ser feito através de uma decoração chamativa na vitrine ou na loja, distribuição de chocolates, ações nas redes sociais ou até sorteios de ovos de acordo com o valor da compra\", destacou a superintendente da CDL, Lécia de Queiroz.
Apoio extra para vender em todas as datas
As empresas associadas à CDL contam com apoio extra para impulsionar as vendas ao longo do ano. Nesta edição, serão sorteados 40 vales-compras instantâneos no valor de R$ 500,00 e um veículo ONIX 0KM. Em breve, mais informações sobre as empresas participantes e as condições de participação serão divulgadas!

Editorias: Negócios
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO