Programa CDL Aprendiz abre inscrições para nova turma

Fundação CDL Uberlândia incentiva empresas a serem parceiras do CDL Aprendiz; jovens podem cadastrar os currículos no site da CDL.
O Programa CDL Aprendiz é mais que uma forma de ajudar os jovens a se ingressar no mercado de trabalho e cumprir uma lei. É um processo de educação e de transformação e convivência social. E enquanto eles têm a oportunidade de ingressar no primeiro emprego com mais facilidade, as empresas podem moldar esse aprendiz de acordo com o perfil necessário para o cargo, os valores e cultura da organização, obter incentivos fiscais e reter talentos.
No próximo dia 18 de outubro mais uma turma se inicia. A gerente de Soluções e Negócios da CDL, Renata Barbosa disse que ainda dá tempo de as empresas se inscreverem e garantirem todos os benefícios dessa contratação. “Além de possibilitar a inserção no mercado de trabalho para esses jovens, a empresa está ajudando a formar profissionais com competências diversas. Quanto mais cedo eles vivenciarem na prática e estiverem inseridos nesse ambiente laboral, mais ganharão experiência e mais preparados estarão para atender as exigências do mercado”, disse Renata.
“Nesses 13 anos de Programa, mais de 5 mil jovens foram beneficiados por meio de empresas que primam pela responsabilidade social. Nós temos muito orgulho de conectar organizações comprometidas com a inclusão e o desenvolvimento social e jovens em busca de oportunidades para aprender, trabalhar, ajudar suas famílias e construir carreiras. É um projeto em que todos ganham, por isso convidamos as empresas a estarem juntos conosco nessa caminhada de formar cidadãos”, disse o presidente da Fundação CDL, Oswaldo Luiz Pereira.
Pelas regras atuais, as empresas devem ter entre 5% e 15% de aprendizes em relação ao número de empregados cujas funções demandam formação profissional. O aprendiz deve ter idade entre 14 e 24 anos, estar matriculado em algum programa de aprendizagem e formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.
A entidade realiza a inscrição dos candidatos, faz a seleção e o encaminhamento dos jovens para a empresa, a administração o programa de aprendizagem. Também oferece suporte às empresas, o acompanhamento pedagógico e psicossocial, a condução das atividades práticas dos jovens aprendizes para que estes sejam cidadãos responsáveis e conscientes.
As empresas que tiverem interesse em serem parceiras e contratar jovens aprendizes podem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-3413 . Mais informações no site da CDL Uberlândia – http://www.cdludi.org.br.
Jovens: como se inscrever!
Para se inscrever, o jovem precisa cadastrar o currículo pelo site da CDL Uberlândia, com cabeçalho, objetivo, educação, habilidades e competências. Pode colocar, por exemplo, os cursos que já fez, as experiências ligadas a formação e os conhecimentos que possui. Para participar do projeto, os jovens devem estar cursando o Ensino Médio ou ter concluído. Quem ainda não cadastrou pode fazer isso a qualquer momento, pois a Fundação CDL está sempre abrindo novas turmas.
No curso, os jovens aprendem sobre qualificação administrativa, que visa desenvolver competências técnicas e comportamentais. Além disso, eles também estudam sobre rotinas administrativas, contabilidade, departamento de pessoal e financeiro, além de atendimento ao cliente, postura profissional, etiqueta e até oratória.

Editorias: Sociedade
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO