Departamento de Insuficiência Cardíaca passa a ter atuação internacional

Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca terá número recorde de palestrantes internacionais

De 30 de junho a 2 de julho, Curitiba sediará o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca 2022, no Expo Unimed, primeiro evento presencial do organismo nos últimos dois anos e que marca a internacionalização do DEIC – Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A internacionalização vem em um evento com recorde de palestras estrangeiras – serão 20 palestrantes que vêm do exterior. “Contamos com palestrantes de inúmeros países e nunca tivemos tanta conexão com os Estados Unidos e a Europa num único evento. De fato, estamos oferecendo um congresso de primeira linha”, afirma o diretor científico do DEIC, Luis Beck da Silva. “A internacionalização é principalmente ter informações de ponta de outros centros, com outras realidades e, inclusive, de locais que são geradores de opinião no mundo”, reforça a diretora administrativa do DEIC, a cardiologista Dra. Lídia Ana Zytynski Moura.

Um dos departamentos mais antigos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o DEIC possui, entre seus membros, palestrantes internacionais e com grande produção de publicações científicas no exterior. “A internacionalização é um marco importante no crescimento do DEIC. O congresso atesta este momento de crescimento e mostra a pujança do departamento, que já é conhecido pela qualidade científica de seus membros. Esse processo dá grande visibilidade ao departamento no cenário internacional”, diz o presidente do Congresso DEIC 2022, o cardiologista Dr. Miguel Morita.

Para o presidente do DEIC, o cardiologista Dr. Mucio Tavares de Oliveira Júnior, a internacionalização do departamento passa também pelo reconhecimento da medicina praticada no Brasil. “Nós temos uma qualidade de atendimento em saúde semelhante aos melhores países do mundo. Temos um problema de acesso, isso é inegável, mas a qualidade, resolutividade e eficácia dos tratamentos são semelhantes. Temos também que estar em sintonia com outros serviços, médicos e pesquisadores, facilitando intercâmbio de jovens cardiologistas e o trabalho conjunto em pesquisas”, ressalta.

“Teremos quatro simpósios internacionais, sendo que em um deles o DEIC-GREAT, que oferecerá a possibilidade de intercâmbio”, lembra Dr. Mucio.

DEIC 2022
As inscrições para o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca - DEIC 2022 estão abertas e oferecem opções de participação física e virtual. A promoção é do Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e traz os avanços mais recentes da cardiologia mundial, inclusive com quatro simpósios internacionais. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site http://www.deic2022.com.br.

Em paralelo, os participantes do congresso ainda poderão se inscrever em:

Curso Mini SAVIC DEIC: voltado a médicos, residentes, estudantes de Medicina do último ano e enfermeiros, terá atividades e tutoriais baseados em casos reais de diferentes fases de atendimento da insuficiência cardíaca agudamente descompensada. Mais informações e inscrições estão disponíveis no link http://www.deic2022.com.br/savic.

Hands-on ECMO: serão abordados a aplicabilidade da ECMO venoarterial no choque cardiogênico, a fisiologia cardiovascular à beira-leito aplicada à ECMO e a técnica de canulação minimamente invasiva guiada por ultrassom. A atividade é voltada a médicos e residentes. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.deic2022.com.br/ecmo-na-ic.

Hands-on Ultrassom: o tema dessa oficina prática será o uso do ultrassom cardiopulmonar em diferentes casos clínicos de insuficiência cardíaca, que ainda terá um simpósio internacional híbrido com aulas expositivas do Dr. Hatem Soliman, consultor em Terapia Intensiva Cardiotorácica do Harefield Hospital (Londres), da cardiologista Dra. Luna Gargani, pesquisadora da Universidade de Pisa (Itália), do Dr. Giovanni Volpicelli, médico emergencista do Departamento de Emergência do Hospital Universitário San Luigi Gonzaga (Itália) e do cardiologista e ecocardiografista Dr. Marcelo Haertel Miglioranza, coordenador do Laboratório de Ecocardiografia do Hospital Mãe de Deus, coordenador do hands-on. O público-alvo são médicos e residentes. As inscrições podem ser feitas no link http://www.deic2022.com.br/ultrassom-cardiopulmonar-aplicado-a-insuficiencia-cardiaca.

Serviço: Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca - DEIC 2022
Data: 30 de junho a 2 de julho de 2022
Local: Expo Unimed, na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, na Cidade Industrial de Curitiba
Promoção: Department of Heart Failure (DEIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia