E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Exposição de presépios se torna grande atração turística em Itu
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Montar um presépio em casa é um hábito de fé muito especial para lembrar o nascimento de Cristo e que a maioria das famílias já esqueceu.
Montar um presépio em casa é um hábito de fé muito especial para lembrar o nascimento de Cristo e que a maioria das famílias já esqueceu.

Entra ano, sai ano, a empresária Maria Sofia Vidigal Pacheco monta um grande número de presépios numa exposição que organiza, há mais de 15 anos, com o objetivo de reativar a memória e a tradição de se montar presépios nas residências. Hábito de fé tão especial para lembrar o nascimento de Cristo e que a maioria das famílias já esqueceu.

Antigamente, era bonito e singelo ver avós e pais comprando peças para montar seus presépios e a alegria das crianças em ajudar a colocá-las num espaço reservado para a adoração do menino Jesus.

Neste ano, ela montou sua 16ª. Exposição, com mais de 400 modelos de presépios no Espaço Fábrica São Luiz, no centro histórico da Estância Turística de Itu, onde, em 1869, foi inaugurada a primeira fábrica a vapor do Estado de São Paulo. Todos os anos centenas de turistas e a própria população local passam horas admirando a beleza e riqueza dos presépios expostos.

Para aumentar seu acervo, Maria Sofia conta com a ajuda de muitos amigos e parentes que se lembram dela em suas viagens pelo interior do Brasil e em visitas ao exterior. Com muitas doações, sempre há novidades a cada ano. O importante é que cada um deles tem um contexto histórico único, embora todos representem a mesma visão do menino Jesus numa manjedoura.

Procedência das obras e materiais empregados

Os presépios expostos têm a mais variada procedência: Na sua grande maioria vieram de diversos estados brasileiros: Pará, Amazonas, Pernambuco, Natal, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal e interior de São Paulo e sua capital. Do mundo, vieram da Itália, França, Inglaterra, Áustria, Alemanha, China, Estados Unidos, Canadá, Alasca, Libéria, Peru, Bolívia e Argentina.

As peças são confeccionadas em diferentes materiais: papel, estopa, cortiça, palha, bambu, vidro, pano, cristal, fios, gesso, cerâmica, porcelana, marfim, prata etc.

A exposição estará aberta ao público até o dia 8 de janeiro, de segunda a sexta-feira de 12h as 17h, e das 10h as 17h durante os fins de semana e feriados. A entrada é gratuita e o Espaço São Luiz está localizado na Rua Paula Souza, 492, no centro histórico de Itu.

03/12/2021

http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Propaganda e Marketing  Religião e Espiritualidade  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.