E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Estrada Parque de Itu ganhará revitalização para comemorar centenário
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Às vésperas de comemorar seu centenário, a Estrada Parque tem um projeto que será viabilizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Turismo da Estância Turística de Itu, em parceria com equipes técnicas SIMA, do Grupo Eco & Eco e SoloUrbe, para uma grande revitalização da área que incluirá a implantação de novos atrativos, mais conforto para os turistas e maior proteção ao meio ambiente da região.

Inaugurada em 1º de maio de 1922, completará 100 anos no próximo ano. Com 16 quilômetros de extensão, entre Itu e Cabreúva, a Estrada Parque apresenta uma paisagem deslumbrante, coberta por mata atlântica beirando o Rio Tietê, um passeio imperdível pelo seu conteúdo rico em patrimônio natural, histórico e arquitetônico.

16 quilômetros de Biodiversidade

A Estrada Parque estende-se por 16 quilômetros às margens do rio Tietê, entre as cidades de Itu e Cabreúva. A Mata Atlântica na região é repleta de rica biodiversidade, composta por espécies de fauna e flora como, por exemplo, grupos de macacos bugios da cara preta. Além disso, há jequitibás centenários dentre os quais se destaca o jequitibá rosa, símbolo da estrada, que está ameaçado de extinção e que é encontrado só na região, além de diversas cascatas.

A Estrada Parque APA – Itu Rio Tietê (lei 4020, de 02 de dezembro de 1996) é uma rodovia de importância histórica e econômica. Foi planejada no início do século XX. Ela liga Itu a quatro cidades do Roteiro dos Bandeirantes, viagem que começa em Santana de Parnaíba, pertinho de São Paulo, passando pelas cidades de Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz.

O programa desenvolvido pelas secretarias do Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Itu visa à revitalização de todo patrimônio histórico cultural, a valorização do patrimônio natural e a viabilidade de implantação de infraestrutura para apoio aos turistas visitantes, ciclistas e romeiros.

Os trabalhos de diagnóstico e a análise de viabilidade técnica e econômica para a revitalização estão sendo desenvolvidos pelo Grupo Eco & Eco, empresa brasileira pioneira em desenvolver e implementar estruturas inovadoras em áreas ambientais, com a parceria da SoloUrbe, empresa especializada em arquitetura e urbanismo juntamente com o corpo técnico da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Itu.

“É um projeto muito importante para toda a região, pois com essas obras e a modelagem técnica econômica que estão sendo desenvolvidas, o complexo da Estrada Parque APA Rio Tietê se tornará um ícone regional na utilização sustentável de parques e ficará muito mais atrativa para diversos tipos de público, trazendo, além de mais conforto para os viajantes, recursos para os municípios envolvidos”, explica Wilson Miguel, gestor de projetos do Grupo Eco & Eco.

Projeto foi apresentado ao Governo do Estado de São Paulo

O projeto inicial foi apresentado para a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A apresentação contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido; do prefeito de Itu Guilherme Gazzola; da Deputada Estadual Maria Lúcia Amary; da Secretária de Meio Ambiente de Itu, Veronica Sabatino e equipes técnicas SIMA, do Grupo Eco & Eco e SoloUrbe.

O secretário Marcos Penido sinalizou positivamente quanto ao projeto, tendo em vista que para sua continuidade haverá necessidade da elaboração de um convênio entre Estado e Município.

Depois de aprovado pelas autoridades envolvidas, o projeto entrará em fase de licitação pública para a execução das obras de melhorias.

Proteção à fauna

Apesar de sua fragmentação florestal, a APA tem condições para a formação de corredores ecológicos, que aumentariam a migração de espécies e, assim, garantiriam a manutenção de habitats para a fauna, além de conservar a flora da região. Na área da estrada são encontradas aproximadamente 250 espécies de aves, entre elas 14 que estão ameaçadas em algum grau de extinção, como a arara-canindé, o azulão e a graúna.

26/11/2021


http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Propaganda e Marketing  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.