Cancelado debate sobre criação do Dia Nacional do Guia de Turismo

Segundo a Agência Câmara de Notícias, foi cancelado o debate que a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizaria na sexta-feira 24 de setembro, para debater a criação do Dia Nacional do Guia de Turismo.

O deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), que propôs o debate, lembra que o Dia do Guia de Turismo é atualmente comemorado em 10 de maio. Ele ressalta, no entanto, que é necessária a aprovação de uma Lei para tornar a data oficial.

Se o debate confirmasse a data atual da comemoração, o parlamentar pretendia apresentar um Projeto de Lei para oficializar a comemoração em 10 de maio de cada ano. Para o deputado, o guia de turismo é considerado anfitrião e embaixador da receptividade. Ele tem sua profissão regulamentada na Lei 8.623/93 e é um dos importantes profissionais na cadeia produtiva do setor turístico.

Convidados

Foram convidados para o debate:
• O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Willian França;
• A presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur), Leonora Horn Schneider;
• A presidente da Associação Brasileira dos Guias de Turismo (ABGTUR), Denise Guimarães.

Por enquanto, não há nova data programada para o debate.

22/09/2021

Raul Machado Carvalho – Editor