21 de setembro é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Será que a Estância Turística de Itu é um destino preparado para atender um, cada vez maior, grupo de visitantes com problemas de mobilidade que também tem o direito à acessibilidade a locais como museus, igrejas, restaurantes, hotéis, parques, fazendas etc. Além disso, também os idosos cada vez viajam mais e quase todos como mobilidade reduzida.

Como enfrentar e proporcionar conforto a esse grande número de turistas? Banheiros adaptados, barras de apoio como corrimões, portas mais largas para cadeirantes, rampas, bebedouros adaptados, elevadores onde for possível, vagas especiais de estacionamento em restaurantes, igrejas, museus, parques, pisos táteis nas calçadas etc são alguns bons exemplos do cuidado que o poder público e o participantes do trade turístico de Itu devem ter com essa categoria de turistas.

É claro, que adaptar essas melhorias, principalmente no Centro Histórico de Itu, é difícil, pois a maioria do Patrimônio Arquitetônico da cidade é tombado e muito difícil de se introduzir essas melhorias. Sempre há escadarias na frente das igrejas barrocas, exceção da Matriz e da Igreja do Carmo que tem rampas laterais e a de Santa Rita cuja entrada é praticamente plana. Nos museus a chance de melhorias é praticamente zero, pois são prédios históricos cheios de escadas construídos numa época que nem se pensava em deficientes físicos.

Como Estância Turística, os restaurantes de Itu poderiam pensar um pouco nisso e, assim, atrair mais público, já que a cidade é importante pólo da gastronomia com a atração de pratos internacionais e comida caipira. Poucos são os hotéis com infra-estrutura para os deficientes físicos – em geral algum apartamento com banheiro adaptado.

Todavia, alguma coisa melhor poderia ser feita e, assim, não desprezar o público de turistas deficientes físicos ou mobilidade reduzida. Sempre com o espírito de promover uma nova experiência para os que têm curiosidade de conhecer uma cidade que conta a história, com 411 anos de vida, de São Paulo e do Brasil. Assim, os estabelecimentos que fazem parte do Trade Turístico de Itu, devem desenvolver ações específicas para os que comemoram dia 21 de setembro como o dia nacional do deficiente público.

20/09/2021

Raul Machado Carvalho – Editor