Itu ocupa o 53º lugar no ranking nacional de cidades inteligentes

A Estância Turística de Itu subiu mais uma posição no Ranking Connected Smart Cities 2021, ocupando agora o 53º lugar com 31,628 pontos na classificação das cidades inteligentes em todo o Brasil. O levantamento, feito pela Urban Systems, aponta as cidades mais inteligentes e conectadas do País.

Um dos aspectos importantes de se perceber neste ranking é a presença de Itu, pelo quinto ano seguido, entre os cem municípios mais bem avaliados. Se compararmos de uma forma mais justa, considerando cidades similares ao tamanho de Itu, entre 100 mil e 200 mil habitantes, Itu chega ao 25º lugar.

Além de indicar os aspectos positivos da gestão atual o ranking possibilita uma avaliação criteriosa dos itens que devem ser aprimorados. Itu se sobressaiu em categorias como Mobilidade (15ª posição, com nota 3,949), Meio Ambiente (33ª posição, com nota 4,957), Tecnologia e Inovação (38ª posição, com nota 4,920), Economia (32º, com nota 6,521), Governança (58º, com nota 6,745) e Segurança (10º, com 4,206).

08/09/2021

Raul Machado Carvalho – Editor