Que Pena – Itu não terá mais a Maria Fumaça

Há quinze anos a Estância Turística de Itu sonha com o projeto do Trem Republicano. Aos poucos o projeto tomou forma e entusiasmou a todos. Mas, qual não foi a nossa surpresa ao recebermos um comunicado, no último dia 30 de agosto, da Serra Verde Express, que venceu a concorrência para a concessão da ferrovia turística, de que a máquina será uma locomotiva a Diesel.

Além disso, a Serra Verde anunciou uma parceria com a ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo que promove o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro.

E a Maria Fumaça?

O anúncio é que o trem de três vagões será tracionado por uma locomotiva a Diesel, fato que derruba o aspecto turístico e o charme do empreendimento. E o quê aconteceu? Ituanos e Saltenses precisam de explicações. Mas as autoridades ainda não se manifestaram. Depois de muitas promessas a única que restou é que o trem circulará em dezembro de 2020.

Todos querem saber o que aconteceu. A Secretaria de Turismo precisa se manifestar de forma oficial através da assessoria de imprensa da Prefeitura e explicar o motivo dessa mudança. Será que esqueceram, em 15 anos de trabalhos, que o mais importante do projeto era a Maria Fumaça?

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br