E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Antiga Rua do Comércio de Itu agora será o boulevard Floriano Peixoto bem no meio do Centro Histórico
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
A nova Rua Floriano Peixoto agora é um boulevard
A nova Rua Floriano Peixoto agora é um boulevard

O Centro Histórico de Itu passou por várias transformações ao longo de seus 410 anos, mas seu traçado e sua paisagem, composta por inúmeros edifícios de importância histórica, foram mantidos graças ao tombamento pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Na Estância Turística de Itu a modernidade urbanística chega, agora, ao Centro Histórico da cidade. A implantação de vários condomínios fez com que os tradicionais moradores do Centro Histórico migrassem, e um espaço, até então residencial, passou a abrigar o comércio da cidade. Como toda região que deixa de ser residencial e passa a ser ocupada apenas no horário comercial, sofreu um processo de degradação.

No final do século passado, muitas cidades do Brasil e do mundo tentaram implantar calçadões como forma de revitalizar seus centros degradados. O objetivo desses novos espaços era atrair os pedestres e, assim, requalificar as áreas.

Já em São Paulo, os calçadões não só contribuíram para a degradação do centro antigo, como aumentaram os índices de violência nas áreas onde foram implantados. Por serem utilizados apenas durante o dia, transformando-se, à noite, em lugares escuros e vazios, tornaram-se problemas urbanos ao invés de solução para espaços decadentes.

Diante disso, a Prefeitura iniciou um processo de revitalização do centro por meio de um projeto que devolve o leito carroçável e amplia as calçadas, priorizando o pedestre, mas permitindo também o fluxo de veículos, o que, inclusive alivia o trânsito nas ruas que envolvem a área central.

O urbanismo do séc. XXI trouxe uma mudança nesse paradigma e colocou a rua como espaço público livre, por meio do qual nos apropriamos do ambiente urbano: é o conceito de “rua compartilhada”. Tal conceito traz para o mesmo espaço a circulação de veículos e pedestres, dando prioridade a esses últimos, potencializando a experiência de compras, convivência e apropriação do espaço e paisagem.

A nova Floriano Peixoto se enquadra no urbanismo do século XXI

O projeto de revitalização da Rua Floriano Peixoto, em Itu, está baseado nesse novo conceito, sendo que seus objetivos, além de revitalizar a paisagem tombada são: valorizar a arquitetura de épocas, promover a convivência e o incentivo à atividade comercial e, principalmente, oferecer qualidade de vida aos usuários desse espaço tão concorrido.

Para tanto, prevê a ampliação das calçadas com a pintura do asfalto, trazendo conforto ao pedestre e mantendo o leito carroçável, garantindo que o trânsito de uma área movimentada não sofra impactos. Prevê, ainda, áreas de parada, com mobiliário que permite a convivência e o descanso, estrategicamente localizados para favorecer a contemplação dos edifícios tombados, representativos de vários períodos arquitetônicos.

Além disso, o modelo do mobiliário harmoniza com o já existente nas praças e floreiras, melhorando a qualidade ambiental do local. Todas as intervenções são reversíveis, respeitando as normas de preservação de áreas tombadas.

O projeto faz parte de um conjunto de ações da administração pública para valorizar o Centro Histórico de Itu, resgatando seu patrimônio arquitetônico, urbanístico e cultural, além de incentivar o turismo e o comércio.




http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Internet  Mídia  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.