Autotestes, papel das agências reguladoras e integridade são destaques da MedTech Conference, no Estados Unidos
Presidente da ABIIS atualizou o cenário da pandemia e seu impacto global, mostrando quão fundamental foi o engajamento de todos para trazer novos produtos que pudessem ser usados em novos ambientes

A MedTech Conference, realizada em Boston, entre os dias 23 e 26 de outubro, reuniu executivos de diversos países da América Latina e abordou temas como autotestes, papel das agências reguladoras na resposta e recuperação do Covid-19 e integridade no setor saúde. As reuniões e eventos promovidos pela Coalizão Interamericana para Convergência Regulatória contaram com a participação da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), representada pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Eduardo Gouvêa, e pelo diretor executivo, José Márcio Cerqueira Gomes.
No primeiro dia de evento, o destaque foi para o workshop sobre Autotestes, com a participação do presidente da ABIIS. Gouvêa trouxe uma atualização do cenário da pandemia e seu impacto global, mostrando quão fundamental foi o engajamento de todos – principalmente da indústria e reguladores – para trazer novos produtos que pudessem ser usados também em novos ambientes. Fez um panorama de todas as atividades empreendidas pelo ACT-A Dx – Programação de Aceleração de Acesso ao Diagnóstico –, iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) com várias organizações para apoiar o desenvolvimento e produção de testes de diagnóstico e preparar os países para a correta utilização. Apresentou também a experiência brasileira, mostrando como o autoteste de Covid-19, ao lado dos testes rápidos, reduziu o poder de dispersão da pandemia.
“O valor do diagnóstico ficou muito claro. O teste certo, na hora certa, para o paciente certo e no ambiente certo. Neste sentido, o papel do autoteste no empoderamento do cidadão para busca de uma melhor qualidade de vida é fundamental. Ele passa a ser um ator que pode colaborar efetivamente com ações de saúde pública, reduzindo o impacto de grandes pandemias como a que recentemente vivemos”, completou Gouvêa.
A ABIIS esteve também nos painéis ‘Um olhar atualizado para a Integridade e o Compliance na área de Saúde na América Latina” e “O papel das Autoridades Reguladoras Nacionais da MedTech na resposta e recuperação do COVID-19 e o paradigma que avança”.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Saúde  Seguro e Previdência  Sociedade
Empresa: DOC Press