Luizinho Lopes lança Varanda, single e clipe de música em parceria com Vitor Bara
Capa - Varanda

Com oito discos lançados e uma trajetória sólida de 40 anos como cantor e compositor, o mineiro Luizinho Lopes lança, no dia 18 de novembro, o single Varanda (selo Pôr do Som), música que inaugurou a parceria com seu filho Vitor Bara. A composição fala poeticamente sobre o cotidiano ao redor, percebido da varanda, pelo olhar de quem está em isolamento social.

A canção, disponível em todas as plataformas digitais, ganhou também um videoclipe de tratamento esmerado, dirigido por Junior Detone, em plena harmonia com sua poesia e melodia que, segundo Luizinho, foram “sublimadas pelo arranjo de cordas criado por Ricardo Itaborahy”.

Varanda foi gravada e masterizada no estúdio Versão Acústica, de Emmerson Nogueira, que fica em São João Nepomuceno, MG, em meio à natureza. No mesmo lugar fora foram captadas as belas imagens do videoclipe, que poderá ser acessado pelo canal do artista, a partir de 18/11: http://www.youtube.com/watch?v=FKshgXaH5Gc.

Luizinho conta que, no início do confinamento imposto pela pandemia do coronavírus, Vítor Bara publicou em sua rede social um poema com “ares de crônica” que falava de um novo significado para a varanda, diante da estranha e nostálgica sensação de viver em quarentena. “Seria um desafio musicar esse poema. Pensei. Além de não termos nenhuma parceria até então, precisaria impor uma melodia a um texto que não nasceu com a intenção da métrica”, confessa o compositor. Sem nada revelar, Luizinho extraiu do texto o que achou ser fundamental à ideia de Bara, fez pequenas alterações para um melhor ajuste à melodia, gravou e enviou para o filho. “De pronto, ele respondeu. E fez algumas sugestões pertinentes que me ajudaram a encontrar a melhor entonação para as frases interrogativas”.

FICHA TÉCNICA / Varanda – Composição: Luizinho Lopes e Vítor Bara. Músicos: Luizinho Lopes (voz e violão), Ricardo Itaborahy (piano, acordeom e vocais), Jonatas Silveira (violino e viola) e Maria Fernanda Morais (violoncelo). Arranjo, produção musical e mixagem: Ricardo Itaborahy. Masterização: Luiz Tornaghi. Gravação: Aldo Torres. Estúdio: Versão Acústica. Direção, captação e edição do videoclipe: Junior Detone.

Lançamento - single/videoclipe: Varanda
Artista: Luizinho Lopes
Selo/distribuição: Pôr do Som - http://www.pordosom.com.br
YouTube / Luizinho Lopes: http://www.youtube.com/channel/UCKZxDqPzRMuCqfzaHefxFfA
Em todas as plataformas digitais, a partir de 18/11/2020.
Site: http://www.luizinholopes.com.br
Instagram / Facebook: @Luizinholopesoficial